Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo examinar a perceçãode estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de EducaçãoDesportiva (MED) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e comoprofessores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física daFADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validaçãode construção e de conteúdo. Os participantes percecionaram potencial elevadodo MED no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de criançase jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização egestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes nacondição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar naanálise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo doMED, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficáciapedagógica na sua implementação. |
id |
UEM-9_6aae257f0c72f82f74ecbf67bfe937d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21177 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicaçãoFormação de professoresModelos de EnsinoEnsinoEducação DesportivaInvestigaçãoEste estudo teve como objetivo examinar a perceçãode estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de EducaçãoDesportiva (MED) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e comoprofessores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física daFADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validaçãode construção e de conteúdo. Os participantes percecionaram potencial elevadodo MED no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de criançase jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização egestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes nacondição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar naanálise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo doMED, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficáciapedagógica na sua implementação.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Longitudinalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 1-14Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 1-14Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 1-142448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177/13650Mesquita, Isabel Maria RibeiroPereira, Cristiana Helena de Assunção BessaAraújo, Rui Manuel FloresFarias, Cláudio Filipe GuerreiroSantos, Diana FerreiraMarques, Ramiro José Roliminfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21177Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
spellingShingle |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação Mesquita, Isabel Maria Ribeiro Formação de professores Modelos de Ensino Ensino Educação Desportiva Investigação |
title_short |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title_full |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title_fullStr |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title_full_unstemmed |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title_sort |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
author |
Mesquita, Isabel Maria Ribeiro |
author_facet |
Mesquita, Isabel Maria Ribeiro Pereira, Cristiana Helena de Assunção Bessa Araújo, Rui Manuel Flores Farias, Cláudio Filipe Guerreiro Santos, Diana Ferreira Marques, Ramiro José Rolim |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Cristiana Helena de Assunção Bessa Araújo, Rui Manuel Flores Farias, Cláudio Filipe Guerreiro Santos, Diana Ferreira Marques, Ramiro José Rolim |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Isabel Maria Ribeiro Pereira, Cristiana Helena de Assunção Bessa Araújo, Rui Manuel Flores Farias, Cláudio Filipe Guerreiro Santos, Diana Ferreira Marques, Ramiro José Rolim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Modelos de Ensino Ensino Educação Desportiva Investigação |
topic |
Formação de professores Modelos de Ensino Ensino Educação Desportiva Investigação |
description |
Este estudo teve como objetivo examinar a perceçãode estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de EducaçãoDesportiva (MED) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e comoprofessores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física daFADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validaçãode construção e de conteúdo. Os participantes percecionaram potencial elevadodo MED no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de criançase jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização egestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes nacondição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar naanálise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo doMED, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficáciapedagógica na sua implementação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Longitudinal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177/13650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 1-14 Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 1-14 Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 1-14 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543860539392 |