PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerdote da Silva, Carla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Wrzesinski Simon, Lilian, Coelho Leal, Taíse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da oferta de cursos de PGLS a distância em nível de especialização na UFSC, evidenciando as áreas do conhecimento predominantes e a relação entre o número de cursos, a quantidade de vagas e a disponibilidade orçamentária para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino na instituição. Os dados para o desenvolvimento da análise foram coletados no Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) da UFSC. Esse software é utilizado para a gestão acadêmica dos cursos de pós-graduação desde 2011, então o recorte temporal utilizado contemplou os cursos iniciados no período de 2012 a 2016. Foram ofertados 18 cursos de especialização lato sensu a distância no decurso desse período, com 9.786 vagas, as áreas do conhecimento que mais se destacaram foram a área da saúde e a gestão pública, seguidos pelas áreas de ensino de educação e humanas. Na análise dos dados, foi confirmado que os cursos de PGLS ofertados na UFSC fazem parte de programas e políticas públicas que extrapolam os limites institucionais. A importância do financiamento público para a manutenção desses cursos apresentou-se como uma maneira de elevar a qualificação profissional em nível de especialização para atuar em áreas carentes e de interesse coletivo, tais como saúde, educação e serviços públicos. Além disso, a EaD possibilitou a expansão dos cursos para regiões onde outras modalidades de ensino não conseguem chegar.Palavras-chave: Especialização Lato Sensu. Educação a Distância. Gestão do Ensino.
id UEMA-1_45f031cde5275a65ac628bf6970ffd25
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/338
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSCEste artigo tem como objetivo apresentar um panorama da oferta de cursos de PGLS a distância em nível de especialização na UFSC, evidenciando as áreas do conhecimento predominantes e a relação entre o número de cursos, a quantidade de vagas e a disponibilidade orçamentária para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino na instituição. Os dados para o desenvolvimento da análise foram coletados no Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) da UFSC. Esse software é utilizado para a gestão acadêmica dos cursos de pós-graduação desde 2011, então o recorte temporal utilizado contemplou os cursos iniciados no período de 2012 a 2016. Foram ofertados 18 cursos de especialização lato sensu a distância no decurso desse período, com 9.786 vagas, as áreas do conhecimento que mais se destacaram foram a área da saúde e a gestão pública, seguidos pelas áreas de ensino de educação e humanas. Na análise dos dados, foi confirmado que os cursos de PGLS ofertados na UFSC fazem parte de programas e políticas públicas que extrapolam os limites institucionais. A importância do financiamento público para a manutenção desses cursos apresentou-se como uma maneira de elevar a qualificação profissional em nível de especialização para atuar em áreas carentes e de interesse coletivo, tais como saúde, educação e serviços públicos. Além disso, a EaD possibilitou a expansão dos cursos para regiões onde outras modalidades de ensino não conseguem chegar.Palavras-chave: Especialização Lato Sensu. Educação a Distância. Gestão do Ensino.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338/297Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerdote da Silva, CarlaWrzesinski Simon, LilianCoelho Leal, Taíse2022-06-30T16:25:21Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/338Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.742189TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
title PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
spellingShingle PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
Cerdote da Silva, Carla
title_short PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
title_full PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
title_fullStr PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
title_full_unstemmed PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
title_sort PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
author Cerdote da Silva, Carla
author_facet Cerdote da Silva, Carla
Wrzesinski Simon, Lilian
Coelho Leal, Taíse
author_role author
author2 Wrzesinski Simon, Lilian
Coelho Leal, Taíse
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerdote da Silva, Carla
Wrzesinski Simon, Lilian
Coelho Leal, Taíse
description Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da oferta de cursos de PGLS a distância em nível de especialização na UFSC, evidenciando as áreas do conhecimento predominantes e a relação entre o número de cursos, a quantidade de vagas e a disponibilidade orçamentária para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino na instituição. Os dados para o desenvolvimento da análise foram coletados no Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) da UFSC. Esse software é utilizado para a gestão acadêmica dos cursos de pós-graduação desde 2011, então o recorte temporal utilizado contemplou os cursos iniciados no período de 2012 a 2016. Foram ofertados 18 cursos de especialização lato sensu a distância no decurso desse período, com 9.786 vagas, as áreas do conhecimento que mais se destacaram foram a área da saúde e a gestão pública, seguidos pelas áreas de ensino de educação e humanas. Na análise dos dados, foi confirmado que os cursos de PGLS ofertados na UFSC fazem parte de programas e políticas públicas que extrapolam os limites institucionais. A importância do financiamento público para a manutenção desses cursos apresentou-se como uma maneira de elevar a qualificação profissional em nível de especialização para atuar em áreas carentes e de interesse coletivo, tais como saúde, educação e serviços públicos. Além disso, a EaD possibilitou a expansão dos cursos para regiões onde outras modalidades de ensino não conseguem chegar.Palavras-chave: Especialização Lato Sensu. Educação a Distância. Gestão do Ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338/297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2018): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056166027264