AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538 |
Resumo: | A introdução do estudo da História Local e do Património em contexto escolar revela-se bastante pertinente, demonstrando grandes potencialidades no âmbito do desenvolvimento da compreensão histórica. Auxiliando os alunos a compreender melhor o espaço no qual estão inseridos, o Património e a História Local podem e devem unir contributos. Para além disso, as visitas de estudo contribuem para o enriquecimento das aprendizagens, ligando acontecimentos, personagens, conteúdos, à memória sobre o local e, concretamente, aproximando os estudantes do contexto dos espaços que habitam e por onde circulam. Porém, sendo difícil, por vezes, o acesso físico aos espaços, as visitas de estudo virtuais permitem o acesso à informação e a construção de conhecimento sobre a história de um dado local, a partir dos ambientes digitais preparados pelo docente. O estudo apresentado neste trabalho foi realizado com uma turma da educação básica, procurando verificar o impacto das visitas de estudo virtuais nas competências de autoaprendizagem dos estudantes. A metodologia escolhida foi a Design Based Research - DBR, com recurso a um instrumento de avaliação qualitativa da perceção dos alunos acerca das competências de autoaprendizagem. Os resultados do estudo mostram que os alunos demonstraram claras capacidades de mobilizar os seus conhecimentos e revelaram-se conscientes da responsabilidade pela aprendizagem ativa que tiveram durante a atividade. |
id |
UEMA-1_7424a13106a5052422b997c9812eadc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/538 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICAHistória Local. Património Cultural. Estudo virtuais. Competências. Autoaprendizagem.A introdução do estudo da História Local e do Património em contexto escolar revela-se bastante pertinente, demonstrando grandes potencialidades no âmbito do desenvolvimento da compreensão histórica. Auxiliando os alunos a compreender melhor o espaço no qual estão inseridos, o Património e a História Local podem e devem unir contributos. Para além disso, as visitas de estudo contribuem para o enriquecimento das aprendizagens, ligando acontecimentos, personagens, conteúdos, à memória sobre o local e, concretamente, aproximando os estudantes do contexto dos espaços que habitam e por onde circulam. Porém, sendo difícil, por vezes, o acesso físico aos espaços, as visitas de estudo virtuais permitem o acesso à informação e a construção de conhecimento sobre a história de um dado local, a partir dos ambientes digitais preparados pelo docente. O estudo apresentado neste trabalho foi realizado com uma turma da educação básica, procurando verificar o impacto das visitas de estudo virtuais nas competências de autoaprendizagem dos estudantes. A metodologia escolhida foi a Design Based Research - DBR, com recurso a um instrumento de avaliação qualitativa da perceção dos alunos acerca das competências de autoaprendizagem. Os resultados do estudo mostram que os alunos demonstraram claras capacidades de mobilizar os seus conhecimentos e revelaram-se conscientes da responsabilidade pela aprendizagem ativa que tiveram durante a atividade.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/53810.18817/ticsead.v7i1.538TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 702447-572610.18817/ticsead.v7i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538/370Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, SérgioDias-Trindade, Sara2022-11-17T14:25:27Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/538Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.936191TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Couto, Sérgio História Local. Património Cultural. Estudo virtuais. Competências. Autoaprendizagem. |
title_short |
AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Couto, Sérgio |
author_facet |
Couto, Sérgio Dias-Trindade, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Dias-Trindade, Sara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Sérgio Dias-Trindade, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Local. Património Cultural. Estudo virtuais. Competências. Autoaprendizagem. |
topic |
História Local. Património Cultural. Estudo virtuais. Competências. Autoaprendizagem. |
description |
A introdução do estudo da História Local e do Património em contexto escolar revela-se bastante pertinente, demonstrando grandes potencialidades no âmbito do desenvolvimento da compreensão histórica. Auxiliando os alunos a compreender melhor o espaço no qual estão inseridos, o Património e a História Local podem e devem unir contributos. Para além disso, as visitas de estudo contribuem para o enriquecimento das aprendizagens, ligando acontecimentos, personagens, conteúdos, à memória sobre o local e, concretamente, aproximando os estudantes do contexto dos espaços que habitam e por onde circulam. Porém, sendo difícil, por vezes, o acesso físico aos espaços, as visitas de estudo virtuais permitem o acesso à informação e a construção de conhecimento sobre a história de um dado local, a partir dos ambientes digitais preparados pelo docente. O estudo apresentado neste trabalho foi realizado com uma turma da educação básica, procurando verificar o impacto das visitas de estudo virtuais nas competências de autoaprendizagem dos estudantes. A metodologia escolhida foi a Design Based Research - DBR, com recurso a um instrumento de avaliação qualitativa da perceção dos alunos acerca das competências de autoaprendizagem. Os resultados do estudo mostram que os alunos demonstraram claras capacidades de mobilizar os seus conhecimentos e revelaram-se conscientes da responsabilidade pela aprendizagem ativa que tiveram durante a atividade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538 10.18817/ticsead.v7i1.538 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v7i1.538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538/370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70 TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70 TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70 2447-5726 10.18817/ticsead.v7i1 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056269836288 |