O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAMPAIO, NILRA BARROS SILVA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BARBOSA, PRISICILA DE SOUSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/111
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma discussão no âmbito da EaD, acerca das competências e habilidades técnicas necessárias para um docente nas gravações de videoaulas, assim como, os desafios e superações. A videoaula é uma importante ferramenta pedagógica de interação entre o professor e aluno. É por meio desse recurso que os conteúdos são apresentados e aplicados na prática, isto é, no dia a dia do educando. Diante desse cenário, este artigo objetiva analisar o desempenho do professor–apresentador na abordagem de aspectos teóricos durante a gravação de videoaula. O estudo foi realizado na Universidade Estadual do Maranhão por meio do seu Núcleo de Tecnologias pra Educação, UEMAnet. De modo geral apresenta um conteúdo específico para os educadores que desejam enveredar no cenário de gravações de videoaulas. Para fundamentação teórica utilizou-se os conceitos de competência e habilidade de vários autores. A pesquisa analisa as respostas do questionário aplicado a uma amostra de 15 professores do UEMAnet que já gravaram videoaulas. Conclui-se, mostrando pontos em que os professores apresentam dificuldades durante a produção de um vídeo pedagógico. Estes professores consideram imprescindíveis os pré-requisitos para um bom desempenho no cenário de gravações de videoaulas.Palavras-chave: Competências e Habilidades. Linguagem Audiovisual. Educação a Distância. Docente on-line.
id UEMA-1_b20662e50072f4768569f7e35b50fc20
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/111
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulasO objetivo deste trabalho é realizar uma discussão no âmbito da EaD, acerca das competências e habilidades técnicas necessárias para um docente nas gravações de videoaulas, assim como, os desafios e superações. A videoaula é uma importante ferramenta pedagógica de interação entre o professor e aluno. É por meio desse recurso que os conteúdos são apresentados e aplicados na prática, isto é, no dia a dia do educando. Diante desse cenário, este artigo objetiva analisar o desempenho do professor–apresentador na abordagem de aspectos teóricos durante a gravação de videoaula. O estudo foi realizado na Universidade Estadual do Maranhão por meio do seu Núcleo de Tecnologias pra Educação, UEMAnet. De modo geral apresenta um conteúdo específico para os educadores que desejam enveredar no cenário de gravações de videoaulas. Para fundamentação teórica utilizou-se os conceitos de competência e habilidade de vários autores. A pesquisa analisa as respostas do questionário aplicado a uma amostra de 15 professores do UEMAnet que já gravaram videoaulas. Conclui-se, mostrando pontos em que os professores apresentam dificuldades durante a produção de um vídeo pedagógico. Estes professores consideram imprescindíveis os pré-requisitos para um bom desempenho no cenário de gravações de videoaulas.Palavras-chave: Competências e Habilidades. Linguagem Audiovisual. Educação a Distância. Docente on-line.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/111TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/111/195Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSAMPAIO, NILRA BARROS SILVABARBOSA, PRISICILA DE SOUSA2022-06-30T16:41:34Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/111Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.435829TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulas
title O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulas
spellingShingle O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulas
SAMPAIO, NILRA BARROS SILVA
title_short O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulas
title_full O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulas
title_fullStr O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulas
title_full_unstemmed O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulas
title_sort O DOCENTE NA EaD: as competências e habilidades técnicas para gravações de videoaulas
author SAMPAIO, NILRA BARROS SILVA
author_facet SAMPAIO, NILRA BARROS SILVA
BARBOSA, PRISICILA DE SOUSA
author_role author
author2 BARBOSA, PRISICILA DE SOUSA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SAMPAIO, NILRA BARROS SILVA
BARBOSA, PRISICILA DE SOUSA
description O objetivo deste trabalho é realizar uma discussão no âmbito da EaD, acerca das competências e habilidades técnicas necessárias para um docente nas gravações de videoaulas, assim como, os desafios e superações. A videoaula é uma importante ferramenta pedagógica de interação entre o professor e aluno. É por meio desse recurso que os conteúdos são apresentados e aplicados na prática, isto é, no dia a dia do educando. Diante desse cenário, este artigo objetiva analisar o desempenho do professor–apresentador na abordagem de aspectos teóricos durante a gravação de videoaula. O estudo foi realizado na Universidade Estadual do Maranhão por meio do seu Núcleo de Tecnologias pra Educação, UEMAnet. De modo geral apresenta um conteúdo específico para os educadores que desejam enveredar no cenário de gravações de videoaulas. Para fundamentação teórica utilizou-se os conceitos de competência e habilidade de vários autores. A pesquisa analisa as respostas do questionário aplicado a uma amostra de 15 professores do UEMAnet que já gravaram videoaulas. Conclui-se, mostrando pontos em que os professores apresentam dificuldades durante a produção de um vídeo pedagógico. Estes professores consideram imprescindíveis os pré-requisitos para um bom desempenho no cenário de gravações de videoaulas.Palavras-chave: Competências e Habilidades. Linguagem Audiovisual. Educação a Distância. Docente on-line.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/111
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/111/195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055741353984