Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/102
Resumo: O trabalho versa sobre a trajetória da Pedagogia no país, sobretudo nos últimos quarenta anos. Trajetória observada do ponto de vista da autora, cuja carreira, vasta e variada, esteve sempre ligada à sua condição de pedagoga. Tendo ocupado diversas posições nos âmbitos estadual e federal, a autora conviveu, ao longo dos anos, com diferentes modelos pedagógicos, vendo-os surgir, tornarem-se hegemônicos e, subitamente, ante a emergência de um novo paradigma, serem sumariamente descartados. Na sucessão de propostas por que passou a Educação no país, a Pedagogia teve o seu campo teórico demonizado e invadido, nas últimas décadas, pela Sociologia e pela Ciência Política, num processo de denúncia do fracasso escolar como responsabilidade dos pedagogos. A denúncia e a consequente invasão do campo não deram conta de mudar o quadro da educação no Brasil: as teorias mencionadas falaram sobre Educação, destruíram os saberes pedagógicos, mas não souberam criar novos saberes que lhes permitissem fazer Educação...
id UEMG-2_1001103692442b17530cf487bd1ec533
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no paísPedagogiapedagogoscampos teóricossaberes do pedagogosaberes do professor.O trabalho versa sobre a trajetória da Pedagogia no país, sobretudo nos últimos quarenta anos. Trajetória observada do ponto de vista da autora, cuja carreira, vasta e variada, esteve sempre ligada à sua condição de pedagoga. Tendo ocupado diversas posições nos âmbitos estadual e federal, a autora conviveu, ao longo dos anos, com diferentes modelos pedagógicos, vendo-os surgir, tornarem-se hegemônicos e, subitamente, ante a emergência de um novo paradigma, serem sumariamente descartados. Na sucessão de propostas por que passou a Educação no país, a Pedagogia teve o seu campo teórico demonizado e invadido, nas últimas décadas, pela Sociologia e pela Ciência Política, num processo de denúncia do fracasso escolar como responsabilidade dos pedagogos. A denúncia e a consequente invasão do campo não deram conta de mudar o quadro da educação no Brasil: as teorias mencionadas falaram sobre Educação, destruíram os saberes pedagógicos, mas não souberam criar novos saberes que lhes permitissem fazer Educação...EDUEMG2011-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/10210.24934/eef.v14i17.102Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 37-54Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 37-54Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 37-542317-00931519-332210.24934/eef.v14i17reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/102/137Amaral, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
title Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
spellingShingle Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
Amaral, Ana Lúcia
Pedagogia
pedagogos
campos teóricos
saberes do pedagogo
saberes do professor.
title_short Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
title_full Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
title_fullStr Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
title_full_unstemmed Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
title_sort Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
author Amaral, Ana Lúcia
author_facet Amaral, Ana Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
pedagogos
campos teóricos
saberes do pedagogo
saberes do professor.
topic Pedagogia
pedagogos
campos teóricos
saberes do pedagogo
saberes do professor.
description O trabalho versa sobre a trajetória da Pedagogia no país, sobretudo nos últimos quarenta anos. Trajetória observada do ponto de vista da autora, cuja carreira, vasta e variada, esteve sempre ligada à sua condição de pedagoga. Tendo ocupado diversas posições nos âmbitos estadual e federal, a autora conviveu, ao longo dos anos, com diferentes modelos pedagógicos, vendo-os surgir, tornarem-se hegemônicos e, subitamente, ante a emergência de um novo paradigma, serem sumariamente descartados. Na sucessão de propostas por que passou a Educação no país, a Pedagogia teve o seu campo teórico demonizado e invadido, nas últimas décadas, pela Sociologia e pela Ciência Política, num processo de denúncia do fracasso escolar como responsabilidade dos pedagogos. A denúncia e a consequente invasão do campo não deram conta de mudar o quadro da educação no Brasil: as teorias mencionadas falaram sobre Educação, destruíram os saberes pedagógicos, mas não souberam criar novos saberes que lhes permitissem fazer Educação...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/102
10.24934/eef.v14i17.102
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/102
identifier_str_mv 10.24934/eef.v14i17.102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/102/137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 37-54
Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 37-54
Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 37-54
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v14i17
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468475588608