A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Sônia Regina Mendes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78
Resumo: O artigo relaciona conceitos fundamentais para a profissionalização docente como o reconhecimento dos saberes advindos da prática, a concepção de trabalho docente ancorado em processos investigativos e a questão da práxis pedagógica. Analisa a perspectiva da formação dos professores como profissionais reflexivos e investigadores, suas distorções e críticas. Questiona se é possível que a prática reflexiva e a pesquisa componham o trabalho docente e com qual propósito isso pode e deve ser realizado. Diante da possível subordinação da teoria e da reflexão da prática, discute alguns princípios ou argumentos que podem ser reunidos em prol de uma transformação efetiva dos sentidos que se possa dar à prática reflexiva em favor da possibilidade desta converter-se em práxis em prol de uma formação docente para a autonomia.
id UEMG-2_22bc44b7caaa5c82ac2fafa04d8f0fba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/78
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxisProfessor pesquisadorensino reflexivopráxis.O artigo relaciona conceitos fundamentais para a profissionalização docente como o reconhecimento dos saberes advindos da prática, a concepção de trabalho docente ancorado em processos investigativos e a questão da práxis pedagógica. Analisa a perspectiva da formação dos professores como profissionais reflexivos e investigadores, suas distorções e críticas. Questiona se é possível que a prática reflexiva e a pesquisa componham o trabalho docente e com qual propósito isso pode e deve ser realizado. Diante da possível subordinação da teoria e da reflexão da prática, discute alguns princípios ou argumentos que podem ser reunidos em prol de uma transformação efetiva dos sentidos que se possa dar à prática reflexiva em favor da possibilidade desta converter-se em práxis em prol de uma formação docente para a autonomia.EDUEMG2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7810.24934/eef.v12i13.78Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 119-1382317-00931519-332210.24934/eef.v12i13reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78/112dos Santos, Sônia Regina Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/78Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis
title A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis
spellingShingle A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis
dos Santos, Sônia Regina Mendes
Professor pesquisador
ensino reflexivo
práxis.
title_short A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis
title_full A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis
title_fullStr A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis
title_full_unstemmed A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis
title_sort A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis
author dos Santos, Sônia Regina Mendes
author_facet dos Santos, Sônia Regina Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Sônia Regina Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Professor pesquisador
ensino reflexivo
práxis.
topic Professor pesquisador
ensino reflexivo
práxis.
description O artigo relaciona conceitos fundamentais para a profissionalização docente como o reconhecimento dos saberes advindos da prática, a concepção de trabalho docente ancorado em processos investigativos e a questão da práxis pedagógica. Analisa a perspectiva da formação dos professores como profissionais reflexivos e investigadores, suas distorções e críticas. Questiona se é possível que a prática reflexiva e a pesquisa componham o trabalho docente e com qual propósito isso pode e deve ser realizado. Diante da possível subordinação da teoria e da reflexão da prática, discute alguns princípios ou argumentos que podem ser reunidos em prol de uma transformação efetiva dos sentidos que se possa dar à prática reflexiva em favor da possibilidade desta converter-se em práxis em prol de uma formação docente para a autonomia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78
10.24934/eef.v12i13.78
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78
identifier_str_mv 10.24934/eef.v12i13.78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78/112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138
Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138
Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v12i13
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468440985600