ZAMBIAPUNGA - CULTURA POPULAR E PROCESSOS EDUCACIONAIS BASEADOS NA CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1246 |
Resumo: | Este trabalho tem como linha de análise os grupos de Zambiapunga, das cidades de Taperoá, Valença, Nilo Peçanha e Cairu, localizadas no Recôncavo Baiano, especificamente na região do Baixo Sul, conhecida também como Costa do Dendê. O Zambiapunga é um grupo formado por homens e mulheres, mascarados, com roupas coloridas, que desfilam na madrugada, pelas ruas das cidades, convidando a população, para participarem da festa. De origem dos povos Bantus, levam às mãos tambores, enxadas, cuícas e búzios marinhos, seguindo um cortejo enfileirado de várias coreografias. O principal objetivo deste artigo é compreender, a partir das novas configurações que a noção de cultura popular assume na contemporaneidade, como os grupos Zambiapunga contribuem para a valorização e fortalecimento da memória, da identidade e da cultura local, bem como os processos de educação presentes nessa dinâmica. |
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ZAMBIAPUNGA - CULTURA POPULAR E PROCESSOS EDUCACIONAIS BASEADOS NA CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADESPolíticas Públicas de EducaçãoZambiapungaCultura PopularMemóriaIdentidadeEducação Pública.Este trabalho tem como linha de análise os grupos de Zambiapunga, das cidades de Taperoá, Valença, Nilo Peçanha e Cairu, localizadas no Recôncavo Baiano, especificamente na região do Baixo Sul, conhecida também como Costa do Dendê. O Zambiapunga é um grupo formado por homens e mulheres, mascarados, com roupas coloridas, que desfilam na madrugada, pelas ruas das cidades, convidando a população, para participarem da festa. De origem dos povos Bantus, levam às mãos tambores, enxadas, cuícas e búzios marinhos, seguindo um cortejo enfileirado de várias coreografias. O principal objetivo deste artigo é compreender, a partir das novas configurações que a noção de cultura popular assume na contemporaneidade, como os grupos Zambiapunga contribuem para a valorização e fortalecimento da memória, da identidade e da cultura local, bem como os processos de educação presentes nessa dinâmica. EDUEMG2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/124610.24934/eef.v19i28.1246Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 75-101Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 75-101Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 75-1012317-00931519-332210.24934/eef.v19i28reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1246/978Abib, Pedro Rodolpho JungersSantos, Núbia Cecília Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1246Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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