As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202 |
Resumo: | Este artigo consiste no relato de uma investigação qualitativa, realizada com estudantes universitários de licenciaturas, que partiu do pressuposto de que as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TDICE) possibilitam novas formas de realizar as ações expressas no acrônimo informar, comunicar e expressar, calcadas cada vez mais no imagético. A finalidade foi a de levantar, junto aos licenciandos, elementos que contribuam para se avançar na compreensão dos novos aportes da imagem diante das TDICE, bem como eventuais impactos desses na educação formal. Os sujeitos produziram textos que, submetidos à análise de conteúdo, conduziram a uma categorização em três grupos: (a) novas perspectivas das imagens com mídias: relevância, rapidez e conexões; (b) modificações na educação formal pela cultura imagética com as tecnologias: construção de conhecimentos, ressignificação da escola e convergência midiática; (c) necessidade de um letramento visual para uma cultura imagética na escola da era digital: crítica à imagem, autonomia, polifonia e experiência. |
id |
UEMG-2_4d7391ecc318b8676ef4733f4aefd9fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1202 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formalImagemMídiasEducação formalEra digitalLetramento visualEste artigo consiste no relato de uma investigação qualitativa, realizada com estudantes universitários de licenciaturas, que partiu do pressuposto de que as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TDICE) possibilitam novas formas de realizar as ações expressas no acrônimo informar, comunicar e expressar, calcadas cada vez mais no imagético. A finalidade foi a de levantar, junto aos licenciandos, elementos que contribuam para se avançar na compreensão dos novos aportes da imagem diante das TDICE, bem como eventuais impactos desses na educação formal. Os sujeitos produziram textos que, submetidos à análise de conteúdo, conduziram a uma categorização em três grupos: (a) novas perspectivas das imagens com mídias: relevância, rapidez e conexões; (b) modificações na educação formal pela cultura imagética com as tecnologias: construção de conhecimentos, ressignificação da escola e convergência midiática; (c) necessidade de um letramento visual para uma cultura imagética na escola da era digital: crítica à imagem, autonomia, polifonia e experiência.EDUEMG2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/120210.24934/eef.v19i27.1202Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 97-1222317-00931519-332210.24934/eef.v19i27reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202/944Pulita, Edemir JoséLacerda dos Santos, Gilbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1202Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal |
title |
As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal |
spellingShingle |
As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal Pulita, Edemir José Imagem Mídias Educação formal Era digital Letramento visual |
title_short |
As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal |
title_full |
As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal |
title_fullStr |
As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal |
title_full_unstemmed |
As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal |
title_sort |
As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal |
author |
Pulita, Edemir José |
author_facet |
Pulita, Edemir José Lacerda dos Santos, Gilberto |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda dos Santos, Gilberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pulita, Edemir José Lacerda dos Santos, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Mídias Educação formal Era digital Letramento visual |
topic |
Imagem Mídias Educação formal Era digital Letramento visual |
description |
Este artigo consiste no relato de uma investigação qualitativa, realizada com estudantes universitários de licenciaturas, que partiu do pressuposto de que as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TDICE) possibilitam novas formas de realizar as ações expressas no acrônimo informar, comunicar e expressar, calcadas cada vez mais no imagético. A finalidade foi a de levantar, junto aos licenciandos, elementos que contribuam para se avançar na compreensão dos novos aportes da imagem diante das TDICE, bem como eventuais impactos desses na educação formal. Os sujeitos produziram textos que, submetidos à análise de conteúdo, conduziram a uma categorização em três grupos: (a) novas perspectivas das imagens com mídias: relevância, rapidez e conexões; (b) modificações na educação formal pela cultura imagética com as tecnologias: construção de conhecimentos, ressignificação da escola e convergência midiática; (c) necessidade de um letramento visual para uma cultura imagética na escola da era digital: crítica à imagem, autonomia, polifonia e experiência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202 10.24934/eef.v19i27.1202 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i27.1202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202/944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122 Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i27 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468957933568 |