As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pulita, Edemir José
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lacerda dos Santos, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202
Resumo: Este artigo consiste no relato de uma investigação qualitativa, realizada com estudantes universitários de licenciaturas, que partiu do pressuposto de que as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TDICE) possibilitam novas formas de realizar as ações expressas no acrônimo informar, comunicar e expressar, calcadas cada vez mais no imagético. A finalidade foi a de levantar, junto aos licenciandos, elementos que contribuam para se avançar na compreensão dos novos aportes da imagem diante das TDICE, bem como eventuais impactos desses na educação formal. Os sujeitos produziram textos que, submetidos à análise de conteúdo, conduziram a uma categorização em três grupos: (a) novas perspectivas das imagens com mídias: relevância, rapidez e conexões; (b) modificações na educação formal pela cultura imagética com as tecnologias: construção de conhecimentos, ressignificação da escola e convergência midiática; (c) necessidade de um letramento visual para uma cultura imagética na escola da era digital: crítica à imagem, autonomia, polifonia e experiência.
id UEMG-2_4d7391ecc318b8676ef4733f4aefd9fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1202
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formalImagemMídiasEducação formalEra digitalLetramento visualEste artigo consiste no relato de uma investigação qualitativa, realizada com estudantes universitários de licenciaturas, que partiu do pressuposto de que as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TDICE) possibilitam novas formas de realizar as ações expressas no acrônimo informar, comunicar e expressar, calcadas cada vez mais no imagético. A finalidade foi a de levantar, junto aos licenciandos, elementos que contribuam para se avançar na compreensão dos novos aportes da imagem diante das TDICE, bem como eventuais impactos desses na educação formal. Os sujeitos produziram textos que, submetidos à análise de conteúdo, conduziram a uma categorização em três grupos: (a) novas perspectivas das imagens com mídias: relevância, rapidez e conexões; (b) modificações na educação formal pela cultura imagética com as tecnologias: construção de conhecimentos, ressignificação da escola e convergência midiática; (c) necessidade de um letramento visual para uma cultura imagética na escola da era digital: crítica à imagem, autonomia, polifonia e experiência.EDUEMG2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/120210.24934/eef.v19i27.1202Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 97-1222317-00931519-332210.24934/eef.v19i27reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202/944Pulita, Edemir JoséLacerda dos Santos, Gilbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1202Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal
title As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal
spellingShingle As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal
Pulita, Edemir José
Imagem
Mídias
Educação formal
Era digital
Letramento visual
title_short As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal
title_full As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal
title_fullStr As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal
title_full_unstemmed As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal
title_sort As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal
author Pulita, Edemir José
author_facet Pulita, Edemir José
Lacerda dos Santos, Gilberto
author_role author
author2 Lacerda dos Santos, Gilberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pulita, Edemir José
Lacerda dos Santos, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Mídias
Educação formal
Era digital
Letramento visual
topic Imagem
Mídias
Educação formal
Era digital
Letramento visual
description Este artigo consiste no relato de uma investigação qualitativa, realizada com estudantes universitários de licenciaturas, que partiu do pressuposto de que as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TDICE) possibilitam novas formas de realizar as ações expressas no acrônimo informar, comunicar e expressar, calcadas cada vez mais no imagético. A finalidade foi a de levantar, junto aos licenciandos, elementos que contribuam para se avançar na compreensão dos novos aportes da imagem diante das TDICE, bem como eventuais impactos desses na educação formal. Os sujeitos produziram textos que, submetidos à análise de conteúdo, conduziram a uma categorização em três grupos: (a) novas perspectivas das imagens com mídias: relevância, rapidez e conexões; (b) modificações na educação formal pela cultura imagética com as tecnologias: construção de conhecimentos, ressignificação da escola e convergência midiática; (c) necessidade de um letramento visual para uma cultura imagética na escola da era digital: crítica à imagem, autonomia, polifonia e experiência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202
10.24934/eef.v19i27.1202
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i27.1202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1202/944
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122
Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 97-122
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i27
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468957933568