A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76 |
Resumo: | Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2009a) apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Observamos três agrupamentos do ciberespaço (uma rede social, uma rede de aprendizagem on-line e uma comunidade virtual de aprendizagem) e realizamos revisão bibliográfica para responder à seguinte problemática: “Como distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço? E elas entre si?” Para a primeira questão, a investigação aponta os seguintes elementos: objetivo educativo explícito, proposta/projeto inicial e a presença de professor(es). Para a segunda, os laços estreitos, a cooperação frequente e o compromisso entre os participantes das comunidades virtuais. Esta é uma reflexão sobre a natureza dos agrupamentos de aprendizagem do ciberespaço. |
id |
UEMG-2_641af278eaeb84de6da328ee8095c3c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagemRede de aprendizagem on-lineaprendizagem em redecomunidade virtual de aprendizagemeducação a distânciacolaboração.Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2009a) apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Observamos três agrupamentos do ciberespaço (uma rede social, uma rede de aprendizagem on-line e uma comunidade virtual de aprendizagem) e realizamos revisão bibliográfica para responder à seguinte problemática: “Como distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço? E elas entre si?” Para a primeira questão, a investigação aponta os seguintes elementos: objetivo educativo explícito, proposta/projeto inicial e a presença de professor(es). Para a segunda, os laços estreitos, a cooperação frequente e o compromisso entre os participantes das comunidades virtuais. Esta é uma reflexão sobre a natureza dos agrupamentos de aprendizagem do ciberespaço.EDUEMG2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7610.24934/eef.v12i13.76Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 77-1002317-00931519-332210.24934/eef.v12i13reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76/116Carvalho, Jaciara de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem |
title |
A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem Carvalho, Jaciara de Sá Rede de aprendizagem on-line aprendizagem em rede comunidade virtual de aprendizagem educação a distância colaboração. |
title_short |
A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem |
title_full |
A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem |
title_sort |
A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem |
author |
Carvalho, Jaciara de Sá |
author_facet |
Carvalho, Jaciara de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Jaciara de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rede de aprendizagem on-line aprendizagem em rede comunidade virtual de aprendizagem educação a distância colaboração. |
topic |
Rede de aprendizagem on-line aprendizagem em rede comunidade virtual de aprendizagem educação a distância colaboração. |
description |
Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2009a) apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Observamos três agrupamentos do ciberespaço (uma rede social, uma rede de aprendizagem on-line e uma comunidade virtual de aprendizagem) e realizamos revisão bibliográfica para responder à seguinte problemática: “Como distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço? E elas entre si?” Para a primeira questão, a investigação aponta os seguintes elementos: objetivo educativo explícito, proposta/projeto inicial e a presença de professor(es). Para a segunda, os laços estreitos, a cooperação frequente e o compromisso entre os participantes das comunidades virtuais. Esta é uma reflexão sobre a natureza dos agrupamentos de aprendizagem do ciberespaço. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76 10.24934/eef.v12i13.76 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v12i13.76 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76/116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100 Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100 Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v12i13 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468437839872 |