A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jaciara de Sá
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76
Resumo: Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2009a) apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Observamos três agrupamentos do ciberespaço (uma rede social, uma rede de aprendizagem on-line e uma comunidade virtual de aprendizagem) e realizamos revisão bibliográfica para responder à seguinte problemática: “Como distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço? E elas entre si?” Para a primeira questão, a investigação aponta os seguintes elementos: objetivo educativo explícito, proposta/projeto inicial e a presença de professor(es). Para a segunda, os laços estreitos, a cooperação frequente e o compromisso entre os participantes das comunidades virtuais. Esta é uma reflexão sobre a natureza dos agrupamentos de aprendizagem do ciberespaço.
id UEMG-2_641af278eaeb84de6da328ee8095c3c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagemRede de aprendizagem on-lineaprendizagem em redecomunidade virtual de aprendizagemeducação a distânciacolaboração.Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2009a) apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Observamos três agrupamentos do ciberespaço (uma rede social, uma rede de aprendizagem on-line e uma comunidade virtual de aprendizagem) e realizamos revisão bibliográfica para responder à seguinte problemática: “Como distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço? E elas entre si?” Para a primeira questão, a investigação aponta os seguintes elementos: objetivo educativo explícito, proposta/projeto inicial e a presença de professor(es). Para a segunda, os laços estreitos, a cooperação frequente e o compromisso entre os participantes das comunidades virtuais. Esta é uma reflexão sobre a natureza dos agrupamentos de aprendizagem do ciberespaço.EDUEMG2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7610.24934/eef.v12i13.76Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 77-1002317-00931519-332210.24934/eef.v12i13reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76/116Carvalho, Jaciara de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
title A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
spellingShingle A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
Carvalho, Jaciara de Sá
Rede de aprendizagem on-line
aprendizagem em rede
comunidade virtual de aprendizagem
educação a distância
colaboração.
title_short A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
title_full A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
title_fullStr A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
title_sort A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
author Carvalho, Jaciara de Sá
author_facet Carvalho, Jaciara de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Jaciara de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Rede de aprendizagem on-line
aprendizagem em rede
comunidade virtual de aprendizagem
educação a distância
colaboração.
topic Rede de aprendizagem on-line
aprendizagem em rede
comunidade virtual de aprendizagem
educação a distância
colaboração.
description Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2009a) apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Observamos três agrupamentos do ciberespaço (uma rede social, uma rede de aprendizagem on-line e uma comunidade virtual de aprendizagem) e realizamos revisão bibliográfica para responder à seguinte problemática: “Como distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço? E elas entre si?” Para a primeira questão, a investigação aponta os seguintes elementos: objetivo educativo explícito, proposta/projeto inicial e a presença de professor(es). Para a segunda, os laços estreitos, a cooperação frequente e o compromisso entre os participantes das comunidades virtuais. Esta é uma reflexão sobre a natureza dos agrupamentos de aprendizagem do ciberespaço.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76
10.24934/eef.v12i13.76
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76
identifier_str_mv 10.24934/eef.v12i13.76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/76/116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100
Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100
Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 77-100
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v12i13
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468437839872