Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Rachel de Sousa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rezende, Raquel Jacqueline Emerenciana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871
Resumo: Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre atividades de mediação em artes visuais no âmbito escolar, tendo como foco professores e estudantes participantes do programa Circuito de Museus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Realizado em 2014/2015, o estudo teve um duplo objetivo: 1) identificar o perfil dos professores envolvidos, contemplando suas motivações, formação, experiência docente e hábitos culturais; e 2) captar como visitas sistemáticas a espaços expositivos repercutem em sala de aula. A análise dos dados, obtidos através de métodos quantitativos e qualitativos de investigação, envolveu o cruzamento de diferentes pontos de vista, confrontando o olhar de professores, estudantes e pesquisadoras. Os resultados sugerem que a maior parte dos participantes ainda não incorporou atividades de mediação no cotidiano das suas aulas. Partindo dessa premissa, o texto discute quais seriam os conhecimentos e as competências necessários para a formação de um professor/mediador em artes.
id UEMG-2_688ae678ba2562eaa0bb6eb28a8f0b16
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1871
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of artmediaçãoartes visuaisescolamuseuformação de professoresEsse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre atividades de mediação em artes visuais no âmbito escolar, tendo como foco professores e estudantes participantes do programa Circuito de Museus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Realizado em 2014/2015, o estudo teve um duplo objetivo: 1) identificar o perfil dos professores envolvidos, contemplando suas motivações, formação, experiência docente e hábitos culturais; e 2) captar como visitas sistemáticas a espaços expositivos repercutem em sala de aula. A análise dos dados, obtidos através de métodos quantitativos e qualitativos de investigação, envolveu o cruzamento de diferentes pontos de vista, confrontando o olhar de professores, estudantes e pesquisadoras. Os resultados sugerem que a maior parte dos participantes ainda não incorporou atividades de mediação no cotidiano das suas aulas. Partindo dessa premissa, o texto discute quais seriam os conhecimentos e as competências necessários para a formação de um professor/mediador em artes.EDUEMG2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/187110.24934/eef.v19i29.1871Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 61-822317-00931519-332210.24934/eef.v19i29reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871/1038Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Rachel de SousaRezende, Raquel Jacqueline Emerenciana de2017-04-17T20:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1871Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-04-17T20:14:32Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art
title Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art
spellingShingle Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art
Vianna, Rachel de Sousa
mediação
artes visuais
escola
museu
formação de professores
title_short Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art
title_full Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art
title_fullStr Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art
title_full_unstemmed Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art
title_sort Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art
author Vianna, Rachel de Sousa
author_facet Vianna, Rachel de Sousa
Rezende, Raquel Jacqueline Emerenciana de
author_role author
author2 Rezende, Raquel Jacqueline Emerenciana de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Rachel de Sousa
Rezende, Raquel Jacqueline Emerenciana de
dc.subject.por.fl_str_mv mediação
artes visuais
escola
museu
formação de professores
topic mediação
artes visuais
escola
museu
formação de professores
description Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre atividades de mediação em artes visuais no âmbito escolar, tendo como foco professores e estudantes participantes do programa Circuito de Museus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Realizado em 2014/2015, o estudo teve um duplo objetivo: 1) identificar o perfil dos professores envolvidos, contemplando suas motivações, formação, experiência docente e hábitos culturais; e 2) captar como visitas sistemáticas a espaços expositivos repercutem em sala de aula. A análise dos dados, obtidos através de métodos quantitativos e qualitativos de investigação, envolveu o cruzamento de diferentes pontos de vista, confrontando o olhar de professores, estudantes e pesquisadoras. Os resultados sugerem que a maior parte dos participantes ainda não incorporou atividades de mediação no cotidiano das suas aulas. Partindo dessa premissa, o texto discute quais seriam os conhecimentos e as competências necessários para a formação de um professor/mediador em artes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871
10.24934/eef.v19i29.1871
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i29.1871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871/1038
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82
Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i29
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469322838016