Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938 |
Resumo: | Este estudo visa conhecer, pelas vozes dos docentes de Pedagogia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, como ocorre a formação dos professores para a inclusão de estudantes com deficiência. Para isso, procedeu-se a uma abordagem qualitativa com a utilização de um questionário como instrumento para coleta de dados, configurando-se como uma pesquisa do tipo survey. Participaram 134 professores dos cursos de Pedagogia do Sistema ACAFE, atuantes em 2015 na modalidade presencial. Os principais achados revelaram notória quantidade de professores que afirmaram não ter mantido contato, na formação inicial, com conteúdos relacionados à inclusão. Evidenciou-se que suas necessidades formativas atuais estão especialmente relacionadas à legislação/teorias sobre inclusão/educação especial/deficiência e didática/métodos de trabalho/estratégias de ensino. O estudo aponta para a formação continuada como um caminho que pode contribuir para a inclusão quando (re)constrói saberes e práticas docentes a partir de processos reflexivos permanentes acerca da função de ensinar. |
id |
UEMG-2_7f24ff2d867bfe3e5daef320d1d97f55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1938 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiênciaFormação docente. Educação superior. Educação especial. Inclusão. Estudantes com deficiência.Este estudo visa conhecer, pelas vozes dos docentes de Pedagogia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, como ocorre a formação dos professores para a inclusão de estudantes com deficiência. Para isso, procedeu-se a uma abordagem qualitativa com a utilização de um questionário como instrumento para coleta de dados, configurando-se como uma pesquisa do tipo survey. Participaram 134 professores dos cursos de Pedagogia do Sistema ACAFE, atuantes em 2015 na modalidade presencial. Os principais achados revelaram notória quantidade de professores que afirmaram não ter mantido contato, na formação inicial, com conteúdos relacionados à inclusão. Evidenciou-se que suas necessidades formativas atuais estão especialmente relacionadas à legislação/teorias sobre inclusão/educação especial/deficiência e didática/métodos de trabalho/estratégias de ensino. O estudo aponta para a formação continuada como um caminho que pode contribuir para a inclusão quando (re)constrói saberes e práticas docentes a partir de processos reflexivos permanentes acerca da função de ensinar.EDUEMG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/193810.24934/eef.v22i36.1938Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 11-282317-00931519-332210.24934/eef.v22i36reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938/2049Copyright (c) 2019 Fabiana Ramos da Cruz Cardozo, Sonia Maria Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos da Cruz Cardozo, FabianaRibeiro, Sonia Maria2019-05-06T18:11:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1938Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-05-06T18:11:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência |
title |
Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência |
spellingShingle |
Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência Ramos da Cruz Cardozo, Fabiana Formação docente. Educação superior. Educação especial. Inclusão. Estudantes com deficiência. |
title_short |
Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência |
title_full |
Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência |
title_fullStr |
Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência |
title_full_unstemmed |
Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência |
title_sort |
Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência |
author |
Ramos da Cruz Cardozo, Fabiana |
author_facet |
Ramos da Cruz Cardozo, Fabiana Ribeiro, Sonia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Sonia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos da Cruz Cardozo, Fabiana Ribeiro, Sonia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Educação superior. Educação especial. Inclusão. Estudantes com deficiência. |
topic |
Formação docente. Educação superior. Educação especial. Inclusão. Estudantes com deficiência. |
description |
Este estudo visa conhecer, pelas vozes dos docentes de Pedagogia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, como ocorre a formação dos professores para a inclusão de estudantes com deficiência. Para isso, procedeu-se a uma abordagem qualitativa com a utilização de um questionário como instrumento para coleta de dados, configurando-se como uma pesquisa do tipo survey. Participaram 134 professores dos cursos de Pedagogia do Sistema ACAFE, atuantes em 2015 na modalidade presencial. Os principais achados revelaram notória quantidade de professores que afirmaram não ter mantido contato, na formação inicial, com conteúdos relacionados à inclusão. Evidenciou-se que suas necessidades formativas atuais estão especialmente relacionadas à legislação/teorias sobre inclusão/educação especial/deficiência e didática/métodos de trabalho/estratégias de ensino. O estudo aponta para a formação continuada como um caminho que pode contribuir para a inclusão quando (re)constrói saberes e práticas docentes a partir de processos reflexivos permanentes acerca da função de ensinar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938 10.24934/eef.v22i36.1938 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i36.1938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938/2049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fabiana Ramos da Cruz Cardozo, Sonia Maria Ribeiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fabiana Ramos da Cruz Cardozo, Sonia Maria Ribeiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28 Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i36 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469348003840 |