Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos da Cruz Cardozo, Fabiana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Sonia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938
Resumo: Este estudo visa conhecer, pelas vozes dos docentes de Pedagogia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, como ocorre a formação dos professores para a inclusão de estudantes com deficiência. Para isso, procedeu-se a uma abordagem qualitativa com a utilização de um questionário como instrumento para coleta de dados, configurando-se como uma pesquisa do tipo survey. Participaram 134 professores dos cursos de Pedagogia do Sistema ACAFE, atuantes em 2015 na modalidade presencial. Os principais achados revelaram notória quantidade de professores que afirmaram não ter mantido contato, na formação inicial, com conteúdos relacionados à inclusão. Evidenciou-se que suas necessidades formativas atuais estão especialmente relacionadas à legislação/teorias sobre inclusão/educação especial/deficiência e didática/métodos de trabalho/estratégias de ensino. O estudo aponta para a formação continuada como um caminho que pode contribuir para a inclusão quando (re)constrói saberes e práticas docentes a partir de processos reflexivos permanentes acerca da função de ensinar.
id UEMG-2_7f24ff2d867bfe3e5daef320d1d97f55
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1938
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiênciaFormação docente. Educação superior. Educação especial. Inclusão. Estudantes com deficiência.Este estudo visa conhecer, pelas vozes dos docentes de Pedagogia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, como ocorre a formação dos professores para a inclusão de estudantes com deficiência. Para isso, procedeu-se a uma abordagem qualitativa com a utilização de um questionário como instrumento para coleta de dados, configurando-se como uma pesquisa do tipo survey. Participaram 134 professores dos cursos de Pedagogia do Sistema ACAFE, atuantes em 2015 na modalidade presencial. Os principais achados revelaram notória quantidade de professores que afirmaram não ter mantido contato, na formação inicial, com conteúdos relacionados à inclusão. Evidenciou-se que suas necessidades formativas atuais estão especialmente relacionadas à legislação/teorias sobre inclusão/educação especial/deficiência e didática/métodos de trabalho/estratégias de ensino. O estudo aponta para a formação continuada como um caminho que pode contribuir para a inclusão quando (re)constrói saberes e práticas docentes a partir de processos reflexivos permanentes acerca da função de ensinar.EDUEMG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/193810.24934/eef.v22i36.1938Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 11-282317-00931519-332210.24934/eef.v22i36reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938/2049Copyright (c) 2019 Fabiana Ramos da Cruz Cardozo, Sonia Maria Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos da Cruz Cardozo, FabianaRibeiro, Sonia Maria2019-05-06T18:11:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1938Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-05-06T18:11:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência
title Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência
spellingShingle Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência
Ramos da Cruz Cardozo, Fabiana
Formação docente. Educação superior. Educação especial. Inclusão. Estudantes com deficiência.
title_short Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência
title_full Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência
title_fullStr Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência
title_full_unstemmed Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência
title_sort Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência
author Ramos da Cruz Cardozo, Fabiana
author_facet Ramos da Cruz Cardozo, Fabiana
Ribeiro, Sonia Maria
author_role author
author2 Ribeiro, Sonia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos da Cruz Cardozo, Fabiana
Ribeiro, Sonia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Educação superior. Educação especial. Inclusão. Estudantes com deficiência.
topic Formação docente. Educação superior. Educação especial. Inclusão. Estudantes com deficiência.
description Este estudo visa conhecer, pelas vozes dos docentes de Pedagogia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, como ocorre a formação dos professores para a inclusão de estudantes com deficiência. Para isso, procedeu-se a uma abordagem qualitativa com a utilização de um questionário como instrumento para coleta de dados, configurando-se como uma pesquisa do tipo survey. Participaram 134 professores dos cursos de Pedagogia do Sistema ACAFE, atuantes em 2015 na modalidade presencial. Os principais achados revelaram notória quantidade de professores que afirmaram não ter mantido contato, na formação inicial, com conteúdos relacionados à inclusão. Evidenciou-se que suas necessidades formativas atuais estão especialmente relacionadas à legislação/teorias sobre inclusão/educação especial/deficiência e didática/métodos de trabalho/estratégias de ensino. O estudo aponta para a formação continuada como um caminho que pode contribuir para a inclusão quando (re)constrói saberes e práticas docentes a partir de processos reflexivos permanentes acerca da função de ensinar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938
10.24934/eef.v22i36.1938
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i36.1938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1938/2049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fabiana Ramos da Cruz Cardozo, Sonia Maria Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fabiana Ramos da Cruz Cardozo, Sonia Maria Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28
Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 11-28
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i36
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469348003840