Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Ana Claudia Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fischer, Maria Clara Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/259
Resumo: Os usos de si que fazem alunas do PROEJA, nas situações escolares vividas em sala de aula, são analisados, no presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos usos de si. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não-domínio gera tensionamentos entre as estudantes. O mesmo ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da Educação Profissional integrada à EJA.
id UEMG-2_a91c40e7f32042ec66222233a4c9af14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJAusos de si – atividade humana – EJA - PROEJAOs usos de si que fazem alunas do PROEJA, nas situações escolares vividas em sala de aula, são analisados, no presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos usos de si. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não-domínio gera tensionamentos entre as estudantes. O mesmo ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da Educação Profissional integrada à EJA.EDUEMG2013-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/25910.24934/eef.v16i21.259Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 119-145Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 119-145Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 119-1452317-00931519-332210.24934/eef.v16i21reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/259/302Godinho, Ana Claudia FerreiraFischer, Maria Clara Buenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
title Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
spellingShingle Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
Godinho, Ana Claudia Ferreira
usos de si – atividade humana – EJA - PROEJA
title_short Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
title_full Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
title_fullStr Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
title_full_unstemmed Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
title_sort Circulação de saberes e valores em sala de aula: “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
author Godinho, Ana Claudia Ferreira
author_facet Godinho, Ana Claudia Ferreira
Fischer, Maria Clara Bueno
author_role author
author2 Fischer, Maria Clara Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Ana Claudia Ferreira
Fischer, Maria Clara Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv usos de si – atividade humana – EJA - PROEJA
topic usos de si – atividade humana – EJA - PROEJA
description Os usos de si que fazem alunas do PROEJA, nas situações escolares vividas em sala de aula, são analisados, no presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos usos de si. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não-domínio gera tensionamentos entre as estudantes. O mesmo ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da Educação Profissional integrada à EJA.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/259
10.24934/eef.v16i21.259
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/259
identifier_str_mv 10.24934/eef.v16i21.259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/259/302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 119-145
Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 119-145
Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 119-145
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v16i21
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468541648896