“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846 |
Resumo: | Esse artigo discorre sobre o percurso histórico trilhado para a formulação da Lei. 10.639/03 e as possibilidades e desafios identificados na implementação dessa legislação através de alguns estudos realizados. Apresenta um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2016 junto ao PPG em História da Universidade xxxxxxx. As reflexões aqui apresentadas são parte dos resultados dessa investigação e trata-se de análises de um projeto educacional realizado com estudantes de duas turmas do ensino fundamental, no âmbito de uma escola pública estadual do município de Pelotas- RS, ao longo do ano de 2014. O projeto objetivou a implementação da Lei 10.639/03 por meio da música. Entre os resultados desse projeto educacional estão a conscientização e reflexões de estudantes sobre a discriminação racial e o racismo e a compreensão de elementos da história e cultura africana e afro-brasileira por meio da música. |
id |
UEMG-2_a95224cfaeb39655800bc0bf3a0a045b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4846 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da músicaLei 10.639/03Reflexões EstudantesRacismoMúsicaEsse artigo discorre sobre o percurso histórico trilhado para a formulação da Lei. 10.639/03 e as possibilidades e desafios identificados na implementação dessa legislação através de alguns estudos realizados. Apresenta um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2016 junto ao PPG em História da Universidade xxxxxxx. As reflexões aqui apresentadas são parte dos resultados dessa investigação e trata-se de análises de um projeto educacional realizado com estudantes de duas turmas do ensino fundamental, no âmbito de uma escola pública estadual do município de Pelotas- RS, ao longo do ano de 2014. O projeto objetivou a implementação da Lei 10.639/03 por meio da música. Entre os resultados desse projeto educacional estão a conscientização e reflexões de estudantes sobre a discriminação racial e o racismo e a compreensão de elementos da história e cultura africana e afro-brasileira por meio da música.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/484610.24934/eef.v24i43.4846Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-1522317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846/3670Copyright (c) 2021 Gabriela Teixeira Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gabriela Teixeira2021-08-30T15:41:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4846Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música |
title |
“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música |
spellingShingle |
“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música Gomes, Gabriela Teixeira Lei 10.639/03 Reflexões Estudantes Racismo Música |
title_short |
“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música |
title_full |
“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música |
title_fullStr |
“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música |
title_full_unstemmed |
“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música |
title_sort |
“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música |
author |
Gomes, Gabriela Teixeira |
author_facet |
Gomes, Gabriela Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Gabriela Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei 10.639/03 Reflexões Estudantes Racismo Música |
topic |
Lei 10.639/03 Reflexões Estudantes Racismo Música |
description |
Esse artigo discorre sobre o percurso histórico trilhado para a formulação da Lei. 10.639/03 e as possibilidades e desafios identificados na implementação dessa legislação através de alguns estudos realizados. Apresenta um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2016 junto ao PPG em História da Universidade xxxxxxx. As reflexões aqui apresentadas são parte dos resultados dessa investigação e trata-se de análises de um projeto educacional realizado com estudantes de duas turmas do ensino fundamental, no âmbito de uma escola pública estadual do município de Pelotas- RS, ao longo do ano de 2014. O projeto objetivou a implementação da Lei 10.639/03 por meio da música. Entre os resultados desse projeto educacional estão a conscientização e reflexões de estudantes sobre a discriminação racial e o racismo e a compreensão de elementos da história e cultura africana e afro-brasileira por meio da música. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846 10.24934/eef.v24i43.4846 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i43.4846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846/3670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Gabriela Teixeira Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Gabriela Teixeira Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152 Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i43 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470275993600 |