O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Fonseca, Denise Grosso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Molina Neto, Vicente, Silva, Lisandra Oliveira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a apresentar o percurso percorrido pela Educação Secundária no Brasil e a presença da Educação Física enquanto Componente Curricular. Trata de um estudo bibliográfico que compõe o marco teórico da pesquisa “A Educação Física no Ensino Médio: estudos de casos na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul” e procura delinear o cenário em que ocorrem os embates ao longo da história e quais suas implicações nas políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e a Educação Física, nesse nível de escolaridade. O resgate da trajetória sociopolítico-pedagógica do Ensino Médio, e o percurso da Educação Física na esteira desse processo, nos desvela os diversos movimentos que imprimem diferentes matizes e demarcam as tensões entre dois caminhos distintos que acompanham o Ensino Médio no Brasil e que culminam com as últimas medidas legislativas que ameaçam conquistas históricas do processo educacional brasileiro.
id UEMG-2_bfe43fc4377b0fe33f290c8ea1b17512
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1913
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shadesEducação FísicaEnsino MédioHistória da Educação no Brasil.Esta pesquisa propõe-se a apresentar o percurso percorrido pela Educação Secundária no Brasil e a presença da Educação Física enquanto Componente Curricular. Trata de um estudo bibliográfico que compõe o marco teórico da pesquisa “A Educação Física no Ensino Médio: estudos de casos na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul” e procura delinear o cenário em que ocorrem os embates ao longo da história e quais suas implicações nas políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e a Educação Física, nesse nível de escolaridade. O resgate da trajetória sociopolítico-pedagógica do Ensino Médio, e o percurso da Educação Física na esteira desse processo, nos desvela os diversos movimentos que imprimem diferentes matizes e demarcam as tensões entre dois caminhos distintos que acompanham o Ensino Médio no Brasil e que culminam com as últimas medidas legislativas que ameaçam conquistas históricas do processo educacional brasileiro.EDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/191310.24934/eef.v21i33.1913Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 161-1782317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913/1615Copyright (c) 2018 Denise Grosso da Fonseca, Vicente Molina Neto, Lisandra Oliveira e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca, Denise GrossoMolina Neto, VicenteSilva, Lisandra Oliveira e2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1913Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades
title O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades
spellingShingle O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades
da Fonseca, Denise Grosso
Educação Física
Ensino Médio
História da Educação no Brasil.
title_short O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades
title_full O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades
title_fullStr O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades
title_full_unstemmed O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades
title_sort O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades
author da Fonseca, Denise Grosso
author_facet da Fonseca, Denise Grosso
Molina Neto, Vicente
Silva, Lisandra Oliveira e
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
Silva, Lisandra Oliveira e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Fonseca, Denise Grosso
Molina Neto, Vicente
Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino Médio
História da Educação no Brasil.
topic Educação Física
Ensino Médio
História da Educação no Brasil.
description Esta pesquisa propõe-se a apresentar o percurso percorrido pela Educação Secundária no Brasil e a presença da Educação Física enquanto Componente Curricular. Trata de um estudo bibliográfico que compõe o marco teórico da pesquisa “A Educação Física no Ensino Médio: estudos de casos na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul” e procura delinear o cenário em que ocorrem os embates ao longo da história e quais suas implicações nas políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e a Educação Física, nesse nível de escolaridade. O resgate da trajetória sociopolítico-pedagógica do Ensino Médio, e o percurso da Educação Física na esteira desse processo, nos desvela os diversos movimentos que imprimem diferentes matizes e demarcam as tensões entre dois caminhos distintos que acompanham o Ensino Médio no Brasil e que culminam com as últimas medidas legislativas que ameaçam conquistas históricas do processo educacional brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913
10.24934/eef.v21i33.1913
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i33.1913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1913/1615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Denise Grosso da Fonseca, Vicente Molina Neto, Lisandra Oliveira e Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Denise Grosso da Fonseca, Vicente Molina Neto, Lisandra Oliveira e Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178
Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 161-178
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i33
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469341712384