A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956 |
Resumo: | O artigo aborda os temas poesia e ludicidade na creche, cuja relevância está atrelada à necessidade axiomática de proporcionar às crianças contextos prenhes de experiências sensíveis, lúdicas; brincadeiras; interações; protagonismo. Ampara-se em referencial teórico sobre ludicidade e poesia e adota metodologias qualitativas. É situado no contexto de um Centro de Educação Infantil (CEI) público de Fortaleza, Ceará e analisa dados produzidos no âmbito da docência com crianças bem pequenas. Vislumbra desvelar aspectos e possibilidades do trabalho com poesia na promoção de uma educação sensível com bebês e crianças bem pequenas. Constata o interesse das crianças pela poesia e, nesse caso, especificamente pela poesia de Manoel de Barros, cujo pensamento se identifica com o das crianças. Conclui que a poesia constitui estratégia potencial para uma educação que respeite os interesses das crianças; possibilitando-lhes protagonizar processos de aprendizagem; ampliar seu repertório experiencial e cultural de forma lúdica, sensível e prazerosa. |
id |
UEMG-2_ca40da28b445bb954b5573163f8db334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4956 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de BarrosLudicidadePoesiaCrecheManoel de BarrosO artigo aborda os temas poesia e ludicidade na creche, cuja relevância está atrelada à necessidade axiomática de proporcionar às crianças contextos prenhes de experiências sensíveis, lúdicas; brincadeiras; interações; protagonismo. Ampara-se em referencial teórico sobre ludicidade e poesia e adota metodologias qualitativas. É situado no contexto de um Centro de Educação Infantil (CEI) público de Fortaleza, Ceará e analisa dados produzidos no âmbito da docência com crianças bem pequenas. Vislumbra desvelar aspectos e possibilidades do trabalho com poesia na promoção de uma educação sensível com bebês e crianças bem pequenas. Constata o interesse das crianças pela poesia e, nesse caso, especificamente pela poesia de Manoel de Barros, cujo pensamento se identifica com o das crianças. Conclui que a poesia constitui estratégia potencial para uma educação que respeite os interesses das crianças; possibilitando-lhes protagonizar processos de aprendizagem; ampliar seu repertório experiencial e cultural de forma lúdica, sensível e prazerosa.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/495610.24934/eef.v23i41.4956Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 209-2342317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956/3150Copyright (c) 2020 ROSALINA ROCHA ARAUJO MORAESinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Rosalina Rocha AraújoFrota, Ana Maria Monte Coelho2020-12-18T23:09:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4956Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:07Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros |
title |
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros |
spellingShingle |
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros Moraes, Rosalina Rocha Araújo Ludicidade Poesia Creche Manoel de Barros |
title_short |
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros |
title_full |
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros |
title_fullStr |
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros |
title_full_unstemmed |
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros |
title_sort |
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros |
author |
Moraes, Rosalina Rocha Araújo |
author_facet |
Moraes, Rosalina Rocha Araújo Frota, Ana Maria Monte Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Frota, Ana Maria Monte Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Rosalina Rocha Araújo Frota, Ana Maria Monte Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Poesia Creche Manoel de Barros |
topic |
Ludicidade Poesia Creche Manoel de Barros |
description |
O artigo aborda os temas poesia e ludicidade na creche, cuja relevância está atrelada à necessidade axiomática de proporcionar às crianças contextos prenhes de experiências sensíveis, lúdicas; brincadeiras; interações; protagonismo. Ampara-se em referencial teórico sobre ludicidade e poesia e adota metodologias qualitativas. É situado no contexto de um Centro de Educação Infantil (CEI) público de Fortaleza, Ceará e analisa dados produzidos no âmbito da docência com crianças bem pequenas. Vislumbra desvelar aspectos e possibilidades do trabalho com poesia na promoção de uma educação sensível com bebês e crianças bem pequenas. Constata o interesse das crianças pela poesia e, nesse caso, especificamente pela poesia de Manoel de Barros, cujo pensamento se identifica com o das crianças. Conclui que a poesia constitui estratégia potencial para uma educação que respeite os interesses das crianças; possibilitando-lhes protagonizar processos de aprendizagem; ampliar seu repertório experiencial e cultural de forma lúdica, sensível e prazerosa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956 10.24934/eef.v23i41.4956 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956/3150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 ROSALINA ROCHA ARAUJO MORAES info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 ROSALINA ROCHA ARAUJO MORAES |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470289625088 |