A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rosalina Rocha Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Frota, Ana Maria Monte Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956
Resumo: O artigo aborda os temas poesia e ludicidade na creche, cuja relevância está atrelada à necessidade axiomática de proporcionar às crianças contextos prenhes de experiências sensíveis, lúdicas; brincadeiras; interações; protagonismo. Ampara-se em referencial teórico sobre ludicidade e poesia e adota metodologias qualitativas. É situado no contexto de um Centro de Educação Infantil (CEI) público de Fortaleza, Ceará e analisa dados produzidos no âmbito da docência com crianças bem pequenas. Vislumbra desvelar aspectos e possibilidades do trabalho com poesia na promoção de uma educação sensível com bebês e crianças bem pequenas. Constata o interesse das crianças pela poesia e, nesse caso, especificamente pela poesia de Manoel de Barros, cujo pensamento se identifica com o das crianças. Conclui que a poesia constitui estratégia potencial para uma educação que respeite os interesses das crianças; possibilitando-lhes protagonizar processos de aprendizagem; ampliar seu repertório experiencial e cultural de forma lúdica, sensível e prazerosa.
id UEMG-2_ca40da28b445bb954b5573163f8db334
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4956
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de BarrosLudicidadePoesiaCrecheManoel de BarrosO artigo aborda os temas poesia e ludicidade na creche, cuja relevância está atrelada à necessidade axiomática de proporcionar às crianças contextos prenhes de experiências sensíveis, lúdicas; brincadeiras; interações; protagonismo. Ampara-se em referencial teórico sobre ludicidade e poesia e adota metodologias qualitativas. É situado no contexto de um Centro de Educação Infantil (CEI) público de Fortaleza, Ceará e analisa dados produzidos no âmbito da docência com crianças bem pequenas. Vislumbra desvelar aspectos e possibilidades do trabalho com poesia na promoção de uma educação sensível com bebês e crianças bem pequenas. Constata o interesse das crianças pela poesia e, nesse caso, especificamente pela poesia de Manoel de Barros, cujo pensamento se identifica com o das crianças. Conclui que a poesia constitui estratégia potencial para uma educação que respeite os interesses das crianças; possibilitando-lhes protagonizar processos de aprendizagem; ampliar seu repertório experiencial e cultural de forma lúdica, sensível e prazerosa.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/495610.24934/eef.v23i41.4956Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 209-2342317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956/3150Copyright (c) 2020 ROSALINA ROCHA ARAUJO MORAESinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Rosalina Rocha AraújoFrota, Ana Maria Monte Coelho2020-12-18T23:09:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4956Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:07Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
title A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
spellingShingle A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
Moraes, Rosalina Rocha Araújo
Ludicidade
Poesia
Creche
Manoel de Barros
title_short A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
title_full A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
title_fullStr A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
title_full_unstemmed A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
title_sort A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
author Moraes, Rosalina Rocha Araújo
author_facet Moraes, Rosalina Rocha Araújo
Frota, Ana Maria Monte Coelho
author_role author
author2 Frota, Ana Maria Monte Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Rosalina Rocha Araújo
Frota, Ana Maria Monte Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Poesia
Creche
Manoel de Barros
topic Ludicidade
Poesia
Creche
Manoel de Barros
description O artigo aborda os temas poesia e ludicidade na creche, cuja relevância está atrelada à necessidade axiomática de proporcionar às crianças contextos prenhes de experiências sensíveis, lúdicas; brincadeiras; interações; protagonismo. Ampara-se em referencial teórico sobre ludicidade e poesia e adota metodologias qualitativas. É situado no contexto de um Centro de Educação Infantil (CEI) público de Fortaleza, Ceará e analisa dados produzidos no âmbito da docência com crianças bem pequenas. Vislumbra desvelar aspectos e possibilidades do trabalho com poesia na promoção de uma educação sensível com bebês e crianças bem pequenas. Constata o interesse das crianças pela poesia e, nesse caso, especificamente pela poesia de Manoel de Barros, cujo pensamento se identifica com o das crianças. Conclui que a poesia constitui estratégia potencial para uma educação que respeite os interesses das crianças; possibilitando-lhes protagonizar processos de aprendizagem; ampliar seu repertório experiencial e cultural de forma lúdica, sensível e prazerosa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956
10.24934/eef.v23i41.4956
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956/3150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ROSALINA ROCHA ARAUJO MORAES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ROSALINA ROCHA ARAUJO MORAES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 209-234
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470289625088