SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906 |
Resumo: | O presente artigo tem como proposta central apresentar reflexões em torno dos conceitos de experiência, participação política e militância. A pretensão é por promover uma interlocução entre as potencialidades formativas inerentes aos sujeitos inseridos e engajados em experiências participativas e de militância em movimentos sociais na contemporaneidade. O arcabouço teórico aqui debatido subsidiou uma pesquisa em Educação que investigou as experiências participativas de um grupo de jovens militantes que atuavam em uma ocupação urbana, buscando compreender as dimensões formativas desse tipo de engajamento. Nesse mesmo contexto, foi estabelecido um debate com foco na complexidade da sociedade atual e nas potencialidades e possibilidades participativas/formativas proporcionadas pela realidade social, bem como uma discussão em torno dos conceitos de sujeito, indivíduo e ator. |
id |
UEMG-2_ce1cdb80671a4cfa546ec018a4c63b2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2906 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATEExperiência formativa. Participação política. Militância. Movimentos sociais.O presente artigo tem como proposta central apresentar reflexões em torno dos conceitos de experiência, participação política e militância. A pretensão é por promover uma interlocução entre as potencialidades formativas inerentes aos sujeitos inseridos e engajados em experiências participativas e de militância em movimentos sociais na contemporaneidade. O arcabouço teórico aqui debatido subsidiou uma pesquisa em Educação que investigou as experiências participativas de um grupo de jovens militantes que atuavam em uma ocupação urbana, buscando compreender as dimensões formativas desse tipo de engajamento. Nesse mesmo contexto, foi estabelecido um debate com foco na complexidade da sociedade atual e nas potencialidades e possibilidades participativas/formativas proporcionadas pela realidade social, bem como uma discussão em torno dos conceitos de sujeito, indivíduo e ator.EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/290610.24934/eef.v22i38.2906Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 22-432317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906/2503Copyright (c) 2019 Francisco André Silva Martins, Geraldo Magela Pereira Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndré Silva Martins, FranciscoLeão, Geraldo Magela Pereira2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2906Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE |
title |
SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE |
spellingShingle |
SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE André Silva Martins, Francisco Experiência formativa. Participação política. Militância. Movimentos sociais. |
title_short |
SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE |
title_full |
SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE |
title_fullStr |
SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE |
title_full_unstemmed |
SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE |
title_sort |
SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE |
author |
André Silva Martins, Francisco |
author_facet |
André Silva Martins, Francisco Leão, Geraldo Magela Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Leão, Geraldo Magela Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André Silva Martins, Francisco Leão, Geraldo Magela Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência formativa. Participação política. Militância. Movimentos sociais. |
topic |
Experiência formativa. Participação política. Militância. Movimentos sociais. |
description |
O presente artigo tem como proposta central apresentar reflexões em torno dos conceitos de experiência, participação política e militância. A pretensão é por promover uma interlocução entre as potencialidades formativas inerentes aos sujeitos inseridos e engajados em experiências participativas e de militância em movimentos sociais na contemporaneidade. O arcabouço teórico aqui debatido subsidiou uma pesquisa em Educação que investigou as experiências participativas de um grupo de jovens militantes que atuavam em uma ocupação urbana, buscando compreender as dimensões formativas desse tipo de engajamento. Nesse mesmo contexto, foi estabelecido um debate com foco na complexidade da sociedade atual e nas potencialidades e possibilidades participativas/formativas proporcionadas pela realidade social, bem como uma discussão em torno dos conceitos de sujeito, indivíduo e ator. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906 10.24934/eef.v22i38.2906 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i38.2906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906/2503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Francisco André Silva Martins, Geraldo Magela Pereira Leão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Francisco André Silva Martins, Geraldo Magela Pereira Leão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43 Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i38 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469754851329 |