SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Silva Martins, Francisco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leão, Geraldo Magela Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906
Resumo: O presente artigo tem como proposta central apresentar reflexões em torno dos conceitos de experiência, participação política e militância. A pretensão é por promover uma interlocução entre as potencialidades formativas inerentes aos sujeitos inseridos e engajados em experiências participativas e de militância em movimentos sociais na contemporaneidade. O arcabouço teórico aqui debatido subsidiou uma pesquisa em Educação que investigou as experiências participativas de um grupo de jovens militantes que atuavam em uma ocupação urbana, buscando compreender as dimensões formativas desse tipo de engajamento. Nesse mesmo contexto, foi estabelecido um debate com foco na complexidade da sociedade atual e nas potencialidades e possibilidades participativas/formativas proporcionadas pela realidade social, bem como uma discussão em torno dos conceitos de sujeito, indivíduo e ator.
id UEMG-2_ce1cdb80671a4cfa546ec018a4c63b2d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2906
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATEExperiência formativa. Participação política. Militância. Movimentos sociais.O presente artigo tem como proposta central apresentar reflexões em torno dos conceitos de experiência, participação política e militância. A pretensão é por promover uma interlocução entre as potencialidades formativas inerentes aos sujeitos inseridos e engajados em experiências participativas e de militância em movimentos sociais na contemporaneidade. O arcabouço teórico aqui debatido subsidiou uma pesquisa em Educação que investigou as experiências participativas de um grupo de jovens militantes que atuavam em uma ocupação urbana, buscando compreender as dimensões formativas desse tipo de engajamento. Nesse mesmo contexto, foi estabelecido um debate com foco na complexidade da sociedade atual e nas potencialidades e possibilidades participativas/formativas proporcionadas pela realidade social, bem como uma discussão em torno dos conceitos de sujeito, indivíduo e ator.EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/290610.24934/eef.v22i38.2906Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 22-432317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906/2503Copyright (c) 2019 Francisco André Silva Martins, Geraldo Magela Pereira Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndré Silva Martins, FranciscoLeão, Geraldo Magela Pereira2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2906Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE
title SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE
spellingShingle SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE
André Silva Martins, Francisco
Experiência formativa. Participação política. Militância. Movimentos sociais.
title_short SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE
title_full SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE
title_fullStr SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE
title_full_unstemmed SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE
title_sort SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE
author André Silva Martins, Francisco
author_facet André Silva Martins, Francisco
Leão, Geraldo Magela Pereira
author_role author
author2 Leão, Geraldo Magela Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv André Silva Martins, Francisco
Leão, Geraldo Magela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência formativa. Participação política. Militância. Movimentos sociais.
topic Experiência formativa. Participação política. Militância. Movimentos sociais.
description O presente artigo tem como proposta central apresentar reflexões em torno dos conceitos de experiência, participação política e militância. A pretensão é por promover uma interlocução entre as potencialidades formativas inerentes aos sujeitos inseridos e engajados em experiências participativas e de militância em movimentos sociais na contemporaneidade. O arcabouço teórico aqui debatido subsidiou uma pesquisa em Educação que investigou as experiências participativas de um grupo de jovens militantes que atuavam em uma ocupação urbana, buscando compreender as dimensões formativas desse tipo de engajamento. Nesse mesmo contexto, foi estabelecido um debate com foco na complexidade da sociedade atual e nas potencialidades e possibilidades participativas/formativas proporcionadas pela realidade social, bem como uma discussão em torno dos conceitos de sujeito, indivíduo e ator.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906
10.24934/eef.v22i38.2906
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i38.2906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2906/2503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Francisco André Silva Martins, Geraldo Magela Pereira Leão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Francisco André Silva Martins, Geraldo Magela Pereira Leão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43
Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 22-43
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i38
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469754851329