Escolas primárias superiores em Portugal: uma política pública voltada para a formação do trabalhador urbano / Upper primary schools in Portugal: a public policy for the formation of the urban worker
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1784 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de investigação histórica sobre o processo de criação, instalação e extinção das escolas primárias superiores, em Portugal, durante a Primeira República. As ações do Grêmio dos Professores de Escolas Primárias Superiores pela sobrevivência dessas escolas foram tomadas como ponto de partida da investigação. Tais ações foram divulgadas no jornal O Ensino do Povo, órgão oficial da agremiação. Dada a especificidade desse tipo de fonte, fez-se necessário reconstruir a trajetória legal de tais escolas. Para tal reconstrução, realizou-se um exaustivo levantamento dos diplomas legislativos publicados sobre elas no Diário do Governo. A escrita da história aqui apresentada foi elaborada, de acordo com a expressão utilizada Thompson, no “diálogo com as evidências” encontradas ou produzidas na análise das fontes privilegiadas na pesquisa. |
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Escolas primárias superiores em Portugal: uma política pública voltada para a formação do trabalhador urbano / Upper primary schools in Portugal: a public policy for the formation of the urban workerescolas primárias superioresgrêmio dos professores de escolas primárias superioresjornal O Ensino do Povo (Porto1925)Este trabalho apresenta resultados de investigação histórica sobre o processo de criação, instalação e extinção das escolas primárias superiores, em Portugal, durante a Primeira República. As ações do Grêmio dos Professores de Escolas Primárias Superiores pela sobrevivência dessas escolas foram tomadas como ponto de partida da investigação. Tais ações foram divulgadas no jornal O Ensino do Povo, órgão oficial da agremiação. Dada a especificidade desse tipo de fonte, fez-se necessário reconstruir a trajetória legal de tais escolas. Para tal reconstrução, realizou-se um exaustivo levantamento dos diplomas legislativos publicados sobre elas no Diário do Governo. A escrita da história aqui apresentada foi elaborada, de acordo com a expressão utilizada Thompson, no “diálogo com as evidências” encontradas ou produzidas na análise das fontes privilegiadas na pesquisa.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/178410.24934/eef.v20i32.1784Educação em Foco; Vol. 20 No. 32 (2017): Educação em Foco; 123-144Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 32 (2017): Educação em Foco; 123-144Educação em Foco; v. 20 n. 32 (2017): Educação em Foco; 123-1442317-00931519-332210.24934/eef.v20i32reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1784/1479Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreira, Luiz Carlos2020-12-21T21:05:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1784Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-21T21:05:14Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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