Escolas primárias superiores em Portugal: uma política pública voltada para a formação do trabalhador urbano / Upper primary schools in Portugal: a public policy for the formation of the urban worker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1784
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de investigação histórica sobre o processo de criação, instalação e extinção das escolas primárias superiores, em Portugal, durante a Primeira República. As ações do Grêmio dos Professores de Escolas Primárias Superiores pela sobrevivência dessas escolas foram tomadas como ponto de partida da investigação. Tais ações foram divulgadas no jornal O Ensino do Povo, órgão oficial da agremiação. Dada a especificidade desse tipo de fonte, fez-se necessário reconstruir a trajetória legal de tais escolas. Para tal reconstrução, realizou-se um exaustivo levantamento dos diplomas legislativos publicados sobre elas no Diário do Governo. A escrita da história aqui apresentada foi elaborada, de acordo com a expressão utilizada Thompson, no “diálogo com as evidências” encontradas ou produzidas na análise das fontes privilegiadas na pesquisa.
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