Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4840 |
Resumo: | O presente artigo objetiva aprofundar sobre os desafios metodológicos encontrados ao se realizar uma pesquisa em educação no território do campo na microrregião de Pará de Minas/MG. O contato com o campo orientou-se por princípios da História Oral e foi possível observar a diversidade de espaços, territórios e modus vivendi dentro de uma mesma microrregião, sendo assim, trazer à pesquisa as percepções, falas e experiências dos sujeitos. Para isso, foi necessário uma reflexão dialógica com teorias metodológicas que questionam o paradigma epistemológico científico que muitas vezes engessam as pesquisas qualitativas que têm em seus sujeitos colaboradores a luz das informações a serem discutidas e demonstradas. |
id |
UEMG-2_d6f58be6ea57a626462207c856804228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4840 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicosEducação do CampoMetodologiaHistória oralPará de MinasO presente artigo objetiva aprofundar sobre os desafios metodológicos encontrados ao se realizar uma pesquisa em educação no território do campo na microrregião de Pará de Minas/MG. O contato com o campo orientou-se por princípios da História Oral e foi possível observar a diversidade de espaços, territórios e modus vivendi dentro de uma mesma microrregião, sendo assim, trazer à pesquisa as percepções, falas e experiências dos sujeitos. Para isso, foi necessário uma reflexão dialógica com teorias metodológicas que questionam o paradigma epistemológico científico que muitas vezes engessam as pesquisas qualitativas que têm em seus sujeitos colaboradores a luz das informações a serem discutidas e demonstradas.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/484010.24934/eef.v24i43.4840Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 221-241Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 221-241Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 221-2412317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4840/3685Copyright (c) 2021 Lóren Graziela Carneiro Lima, Vânia Aparecida Costa Aparecida Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lóren Graziela CarneiroVânia Aparecida Costa2021-08-30T18:30:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4840Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T18:30:40Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos |
title |
Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos |
spellingShingle |
Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos Lima, Lóren Graziela Carneiro Educação do Campo Metodologia História oral Pará de Minas |
title_short |
Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos |
title_full |
Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos |
title_fullStr |
Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos |
title_full_unstemmed |
Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos |
title_sort |
Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos |
author |
Lima, Lóren Graziela Carneiro |
author_facet |
Lima, Lóren Graziela Carneiro Vânia Aparecida Costa |
author_role |
author |
author2 |
Vânia Aparecida Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lóren Graziela Carneiro Vânia Aparecida Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Metodologia História oral Pará de Minas |
topic |
Educação do Campo Metodologia História oral Pará de Minas |
description |
O presente artigo objetiva aprofundar sobre os desafios metodológicos encontrados ao se realizar uma pesquisa em educação no território do campo na microrregião de Pará de Minas/MG. O contato com o campo orientou-se por princípios da História Oral e foi possível observar a diversidade de espaços, territórios e modus vivendi dentro de uma mesma microrregião, sendo assim, trazer à pesquisa as percepções, falas e experiências dos sujeitos. Para isso, foi necessário uma reflexão dialógica com teorias metodológicas que questionam o paradigma epistemológico científico que muitas vezes engessam as pesquisas qualitativas que têm em seus sujeitos colaboradores a luz das informações a serem discutidas e demonstradas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4840 10.24934/eef.v24i43.4840 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4840 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i43.4840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4840/3685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lóren Graziela Carneiro Lima, Vânia Aparecida Costa Aparecida Costa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lóren Graziela Carneiro Lima, Vânia Aparecida Costa Aparecida Costa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 221-241 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 221-241 Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 221-241 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i43 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470273896448 |