O toque da morte em "Contatos Amazônicos do Terceiro Grau", de Márcio Souza: uma análise semiótica do percurso gerativo do sentido
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/8205 |
Resumo: | Neste artigo é realizada uma análise da manifestação dos signos verbais em uma narrativa de temática indígena, explorando as relações de permanência e mudança de significados. Para alcançar esse objetivo, focalizamos a obra intitulada "Contatos Amazônicos do Terceiro Grau" (1997), escrita por Márcio Souza, que se desenrola como um ato teatral singular. A trama se desenvolve em torno da extraordinária vivência de um jovem casal indígena, pertencente a uma tribo isolada na região amazônica, ao deparar-se com um objeto emblemático encontrado na floresta. Quem deixou esse objeto ali e o que ele simboliza? Para responder esse mistério, a narrativa se reveste de signos verbais que, além de construírem os discursos das personagens e as didascálias, suscitam percepções temático-ideológicas, principalmente, quanto à iminência da morte simbolizada por estranhos ruídos na mata. As metáforas moldam o enredo, promovendo um caráter estético à narrativa e o final surpreende o leitor/espectador que tem que imaginar o futuro dos heróis. Nossa análise adota uma abordagem fundamentada na semiótica de Algirdas Julius Greimas (1975), com apoio nos estudos de Diana Luz Pessoa Barros (2005) e José Fiorin (1995) a respeito do percurso gerativo do sentido. Além disso, consideramos as perspectivas de Anne Ubersfeld (2005), Matsaud Moisés (2007) e João de Jesus Paes Loureiro (1995) sobre teatro e a cultura amazônica, juntamente com as contribuições de outros autores, para embasar e fortalecer as proposições elencadas. |
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O toque da morte em "Contatos Amazônicos do Terceiro Grau", de Márcio Souza: uma análise semiótica do percurso gerativo do sentidoThe touch of death in Amazonian Contacts of the Third Degree, of Márcio Souza: semiotic analysis of the generative path of meaningSemióticapercurso gerativo do sentidoteatro indígenaMárcio SouzaSemioticsgenerative journey of meaningindigenous theaterMárcio SouzaNeste artigo é realizada uma análise da manifestação dos signos verbais em uma narrativa de temática indígena, explorando as relações de permanência e mudança de significados. Para alcançar esse objetivo, focalizamos a obra intitulada "Contatos Amazônicos do Terceiro Grau" (1997), escrita por Márcio Souza, que se desenrola como um ato teatral singular. A trama se desenvolve em torno da extraordinária vivência de um jovem casal indígena, pertencente a uma tribo isolada na região amazônica, ao deparar-se com um objeto emblemático encontrado na floresta. Quem deixou esse objeto ali e o que ele simboliza? Para responder esse mistério, a narrativa se reveste de signos verbais que, além de construírem os discursos das personagens e as didascálias, suscitam percepções temático-ideológicas, principalmente, quanto à iminência da morte simbolizada por estranhos ruídos na mata. As metáforas moldam o enredo, promovendo um caráter estético à narrativa e o final surpreende o leitor/espectador que tem que imaginar o futuro dos heróis. Nossa análise adota uma abordagem fundamentada na semiótica de Algirdas Julius Greimas (1975), com apoio nos estudos de Diana Luz Pessoa Barros (2005) e José Fiorin (1995) a respeito do percurso gerativo do sentido. Além disso, consideramos as perspectivas de Anne Ubersfeld (2005), Matsaud Moisés (2007) e João de Jesus Paes Loureiro (1995) sobre teatro e a cultura amazônica, juntamente com as contribuições de outros autores, para embasar e fortalecer as proposições elencadas.In this article, an analysis of the manifestation of verbal signs in a narrative with an indigenous theme is carried out, exploring the relations of permanence and change of meanings. To achieve this objective, we focus on the work entitled "Amazonian Contacts of the Third Degree" (1997), written by Márcio Souza, which unfolds as a singular theatrical act. The plot develops around the extraordinary experience of a young indigenous couple, belonging to an isolated tribe in the Amazon region, when faced with an emblematic object discovered in the forest. Who left this object there and what does it symbolize? To answer this mystery, the narrative is covered with verbal signs that, in addition to constructing the characters' speeches and didascalias, raise thematic-ideological perceptions, mainly regarding the imminence of death symbolized by strange noises in the forest. Metaphors shape the plot, promoting an aesthetic character to the narrative and the ending surprises the reader/spectator who has to imagine the future of the heroes. Our analysis adopts an approach based on the semiotics of Algirdas Julius Greimas (1975), supported by studies by Diana Luz Pessoa Barros (2005) and José Fiorin (1995) regarding the generative course of meaning. In addition, we consider the perspectives of Anne Ubersfeld (2005), Matsaud Moisés (2007) and João de Jesus Paes Loureiro (1995) on theater and Amazonian culture, together with contributions from other authors, to support and strengthen the listed propositions.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2024-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/820510.61389/revell.v1i37.8205REVELL - UEMS JOURNAL OF LITERARY STUDIES; Vol. 1 No. 37 (2024): Temática Livre; 282-303REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS; Vol. 1 Núm. 37 (2024): Temática Livre; 282-303REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 37 (2024): Temática Livre; 282-3032179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/8205/6272Copyright (c) 2024 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Edilene Tavares PessoaNogueira, Mara Genecy Centeno2024-10-11T13:05:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8205Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2024-10-11T13:05:15REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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Neste artigo é realizada uma análise da manifestação dos signos verbais em uma narrativa de temática indígena, explorando as relações de permanência e mudança de significados. Para alcançar esse objetivo, focalizamos a obra intitulada "Contatos Amazônicos do Terceiro Grau" (1997), escrita por Márcio Souza, que se desenrola como um ato teatral singular. A trama se desenvolve em torno da extraordinária vivência de um jovem casal indígena, pertencente a uma tribo isolada na região amazônica, ao deparar-se com um objeto emblemático encontrado na floresta. Quem deixou esse objeto ali e o que ele simboliza? Para responder esse mistério, a narrativa se reveste de signos verbais que, além de construírem os discursos das personagens e as didascálias, suscitam percepções temático-ideológicas, principalmente, quanto à iminência da morte simbolizada por estranhos ruídos na mata. As metáforas moldam o enredo, promovendo um caráter estético à narrativa e o final surpreende o leitor/espectador que tem que imaginar o futuro dos heróis. Nossa análise adota uma abordagem fundamentada na semiótica de Algirdas Julius Greimas (1975), com apoio nos estudos de Diana Luz Pessoa Barros (2005) e José Fiorin (1995) a respeito do percurso gerativo do sentido. Além disso, consideramos as perspectivas de Anne Ubersfeld (2005), Matsaud Moisés (2007) e João de Jesus Paes Loureiro (1995) sobre teatro e a cultura amazônica, juntamente com as contribuições de outros autores, para embasar e fortalecer as proposições elencadas. |
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