Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193 |
Resumo: | O campo da educação literária compreende o processo de ensino-aprendizagem de literatura sempre vinculado à ideia da coerência com a sociedade que queremos construir e nossa participação ativa nessa construção, conforme sugere Cyana Leahy-Dios (2004). Pensando nisso, o propósito deste trabalho é refletir sobre os métodos utilizados por professores nas aulas de literatura a fim de destacar a busca pela educação literária em meio ao atual contexto. Ao pensar estas questões, torna-se igualmente relevante avaliar as propostas do currículo para o ensino de literatura, uma vez que este reflete a realidade social e molda o rumo da nossa educação. Para tanto, a base de dados para a análise foi composta por entrevistas e questionários respondidos em uma escola estadual do município de Vitória - ES, de modo a pensá-la junto aos conceitos de habilidades e competências previstas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encaminhado para discussão ao CNE em dezembro de 2017 e homologado pelo MEC em dezembro de 2018. Nesse sentido, buscamos avaliar os contrapontos que envolvem teoria e prática e, com isso, formular estratégias que possam auxiliar no êxito dessas aulas a fim de contribuir para a formação de alunos leitores mais ativos e competentes. |
id |
UENP-2_05c1b9c3934e3e3e3fe827ec1b78245d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literáriaBNCCEducação LiteráriaEnsino Médio.O campo da educação literária compreende o processo de ensino-aprendizagem de literatura sempre vinculado à ideia da coerência com a sociedade que queremos construir e nossa participação ativa nessa construção, conforme sugere Cyana Leahy-Dios (2004). Pensando nisso, o propósito deste trabalho é refletir sobre os métodos utilizados por professores nas aulas de literatura a fim de destacar a busca pela educação literária em meio ao atual contexto. Ao pensar estas questões, torna-se igualmente relevante avaliar as propostas do currículo para o ensino de literatura, uma vez que este reflete a realidade social e molda o rumo da nossa educação. Para tanto, a base de dados para a análise foi composta por entrevistas e questionários respondidos em uma escola estadual do município de Vitória - ES, de modo a pensá-la junto aos conceitos de habilidades e competências previstas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encaminhado para discussão ao CNE em dezembro de 2017 e homologado pelo MEC em dezembro de 2018. Nesse sentido, buscamos avaliar os contrapontos que envolvem teoria e prática e, com isso, formular estratégias que possam auxiliar no êxito dessas aulas a fim de contribuir para a formação de alunos leitores mais ativos e competentes.Claraboia2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193Claraboia; n. 13 (2020): literatura; 1592357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193/xmlhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193/pdfCopyright (c) 2019 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Camila Teixeira2022-08-12T15:23:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:23:50Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária |
title |
Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária |
spellingShingle |
Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária Gabriel, Camila Teixeira BNCC Educação Literária Ensino Médio. |
title_short |
Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária |
title_full |
Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária |
title_fullStr |
Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária |
title_full_unstemmed |
Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária |
title_sort |
Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária |
author |
Gabriel, Camila Teixeira |
author_facet |
Gabriel, Camila Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Camila Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Educação Literária Ensino Médio. |
topic |
BNCC Educação Literária Ensino Médio. |
description |
O campo da educação literária compreende o processo de ensino-aprendizagem de literatura sempre vinculado à ideia da coerência com a sociedade que queremos construir e nossa participação ativa nessa construção, conforme sugere Cyana Leahy-Dios (2004). Pensando nisso, o propósito deste trabalho é refletir sobre os métodos utilizados por professores nas aulas de literatura a fim de destacar a busca pela educação literária em meio ao atual contexto. Ao pensar estas questões, torna-se igualmente relevante avaliar as propostas do currículo para o ensino de literatura, uma vez que este reflete a realidade social e molda o rumo da nossa educação. Para tanto, a base de dados para a análise foi composta por entrevistas e questionários respondidos em uma escola estadual do município de Vitória - ES, de modo a pensá-la junto aos conceitos de habilidades e competências previstas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encaminhado para discussão ao CNE em dezembro de 2017 e homologado pelo MEC em dezembro de 2018. Nesse sentido, buscamos avaliar os contrapontos que envolvem teoria e prática e, com isso, formular estratégias que possam auxiliar no êxito dessas aulas a fim de contribuir para a formação de alunos leitores mais ativos e competentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193/xml https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 13 (2020): literatura; 159 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422389329920 |