Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Camila Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193
Resumo: O campo da educação literária compreende o processo de ensino-aprendizagem de literatura sempre vinculado à ideia da coerência com a sociedade que queremos construir e nossa participação ativa nessa construção, conforme sugere Cyana Leahy-Dios (2004). Pensando nisso, o propósito deste trabalho é refletir sobre os métodos utilizados por professores nas aulas de literatura a fim de destacar a busca pela educação literária em meio ao atual contexto.  Ao pensar estas questões, torna-se igualmente relevante avaliar as propostas do currículo para o ensino de literatura, uma vez que este reflete a realidade social e molda o rumo da nossa educação. Para tanto, a base de dados para a análise foi composta por entrevistas e questionários respondidos em uma escola estadual do município de Vitória - ES, de modo a pensá-la junto aos conceitos de habilidades e competências previstas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encaminhado para discussão ao CNE em dezembro de 2017 e homologado pelo MEC em dezembro de 2018. Nesse sentido, buscamos avaliar os contrapontos que envolvem teoria e prática e, com isso, formular estratégias que possam auxiliar no êxito dessas aulas a fim de contribuir para a formação de alunos leitores mais ativos e competentes.
id UENP-2_05c1b9c3934e3e3e3fe827ec1b78245d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literáriaBNCCEducação LiteráriaEnsino Médio.O campo da educação literária compreende o processo de ensino-aprendizagem de literatura sempre vinculado à ideia da coerência com a sociedade que queremos construir e nossa participação ativa nessa construção, conforme sugere Cyana Leahy-Dios (2004). Pensando nisso, o propósito deste trabalho é refletir sobre os métodos utilizados por professores nas aulas de literatura a fim de destacar a busca pela educação literária em meio ao atual contexto.  Ao pensar estas questões, torna-se igualmente relevante avaliar as propostas do currículo para o ensino de literatura, uma vez que este reflete a realidade social e molda o rumo da nossa educação. Para tanto, a base de dados para a análise foi composta por entrevistas e questionários respondidos em uma escola estadual do município de Vitória - ES, de modo a pensá-la junto aos conceitos de habilidades e competências previstas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encaminhado para discussão ao CNE em dezembro de 2017 e homologado pelo MEC em dezembro de 2018. Nesse sentido, buscamos avaliar os contrapontos que envolvem teoria e prática e, com isso, formular estratégias que possam auxiliar no êxito dessas aulas a fim de contribuir para a formação de alunos leitores mais ativos e competentes.Claraboia2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193Claraboia; n. 13 (2020): literatura; 1592357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193/xmlhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193/pdfCopyright (c) 2019 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Camila Teixeira2022-08-12T15:23:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:23:50Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária
title Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária
spellingShingle Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária
Gabriel, Camila Teixeira
BNCC
Educação Literária
Ensino Médio.
title_short Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária
title_full Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária
title_fullStr Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária
title_full_unstemmed Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária
title_sort Competências leitoras: uma análise da BNCC na busca pela educação literária
author Gabriel, Camila Teixeira
author_facet Gabriel, Camila Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Camila Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Educação Literária
Ensino Médio.
topic BNCC
Educação Literária
Ensino Médio.
description O campo da educação literária compreende o processo de ensino-aprendizagem de literatura sempre vinculado à ideia da coerência com a sociedade que queremos construir e nossa participação ativa nessa construção, conforme sugere Cyana Leahy-Dios (2004). Pensando nisso, o propósito deste trabalho é refletir sobre os métodos utilizados por professores nas aulas de literatura a fim de destacar a busca pela educação literária em meio ao atual contexto.  Ao pensar estas questões, torna-se igualmente relevante avaliar as propostas do currículo para o ensino de literatura, uma vez que este reflete a realidade social e molda o rumo da nossa educação. Para tanto, a base de dados para a análise foi composta por entrevistas e questionários respondidos em uma escola estadual do município de Vitória - ES, de modo a pensá-la junto aos conceitos de habilidades e competências previstas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encaminhado para discussão ao CNE em dezembro de 2017 e homologado pelo MEC em dezembro de 2018. Nesse sentido, buscamos avaliar os contrapontos que envolvem teoria e prática e, com isso, formular estratégias que possam auxiliar no êxito dessas aulas a fim de contribuir para a formação de alunos leitores mais ativos e competentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193/xml
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/193/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 13 (2020): literatura; 159
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422389329920