(Con)figurações do moderno: uma busca pelo retrato nas crônicas de João do Rio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/134 |
Resumo: | A obra de João do Rio, pseudônimo do jornalista Paulo Barreto, retrata de diversos modos a Belle Époque carioca, época em que, diante de altos investimentos na estrutura urbana do Rio de Janeiro, impulsionados, sobretudo, pela gestão do prefeito Pereira Passos, a então capital brasileira foi remodelada de modo a se equiparar às capitais europeias, revelando, assim, um desejo de civilização legitimado socialmente na época. Ao escrever em meio a essas reformas, João do Rio nos deixa, mais do que o deleite de sua escrita fluida e divertida, um verdadeiro retrato das mudanças que ocorriam dentro da sociedade carioca do início do século XX, retrato esse que buscamos, neste trabalho, reconhecer e relacionar aos aspectos dessa modernidade que chegava vertiginosamente, através dos índices europeus, é verdade, como, por exemplo, no que se refere ao vestuário, mas também a partir de elementos industriais e tecnológicos, como os bondes e as máquinas e seus respectivos barulhos, novas sinfonias regentes da vida na cidade. |
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(Con)figurações do moderno: uma busca pelo retrato nas crônicas de João do RioBelle Époque cariocaCrônicaJoão do RioLiteratura Brasileira.A obra de João do Rio, pseudônimo do jornalista Paulo Barreto, retrata de diversos modos a Belle Époque carioca, época em que, diante de altos investimentos na estrutura urbana do Rio de Janeiro, impulsionados, sobretudo, pela gestão do prefeito Pereira Passos, a então capital brasileira foi remodelada de modo a se equiparar às capitais europeias, revelando, assim, um desejo de civilização legitimado socialmente na época. Ao escrever em meio a essas reformas, João do Rio nos deixa, mais do que o deleite de sua escrita fluida e divertida, um verdadeiro retrato das mudanças que ocorriam dentro da sociedade carioca do início do século XX, retrato esse que buscamos, neste trabalho, reconhecer e relacionar aos aspectos dessa modernidade que chegava vertiginosamente, através dos índices europeus, é verdade, como, por exemplo, no que se refere ao vestuário, mas também a partir de elementos industriais e tecnológicos, como os bondes e as máquinas e seus respectivos barulhos, novas sinfonias regentes da vida na cidade.Claraboia2018-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/134Claraboia; n. 9 (2018): literatura; 64-762357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/134/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz Bitencourt, Bianca2022-08-12T17:35:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:35:47Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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