VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Mariana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Fabiana dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1175
Resumo: Este trabalho reflete sobre a implementação de uma biblioteca voltada ao público infantil e juvenil e, especificamente, focaliza as práticas de mediação de leitura literária desenvolvidas nela. A biblioteca popular ou comunitária é compreendida como um espaço não formal de educação (Gadotti, 2005), com o intuito de favorecer a formação do leitor literário ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre os usuários. Assim sendo, a principal atividade promovida naquela biblioteca são as mediações literárias que buscam oferecer experiências sociais e afetivas, pautada, principalmente pelas contribuições de Aidan Chambers (2007a; 2007b) adaptadas ao contexto de inserção em ambiente não formal de educação, em um bairro popular na fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). Também, é missão promover diálogo entre os usuários do equipamento cultural, favorecendo o sentido comunitário. Do mesmo modo, destacam-se as ações para promover o enraizamento na e da comunidade, nas quais crianças e jovens atuem de forma autônoma para a consolidação do equipamento cultural. Para tanto, problematizam-se experiências desenvolvidas a partir da leitura de livros ilustrados em etapas concomitantes de: ambientação, isto é, a preparação do espaço com elementos que remetem à história a ser lida; em seguida, faz-se a leitura em voz alta compartilhada com o grupo e, por fim, propõe-se a conversa literária com o fim de construir sentidos sobre as formas de ser e viver na comunidade. Os resultados das propostas oferecem elementos para pensar sobre a formação de leitores literários em espaços não formais de educação contribuindo para ações socioculturais em comunidades populares.
id UENP-2_ec676c88b7403e584fb4db958f15c789
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1175
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENILEste trabalho reflete sobre a implementação de uma biblioteca voltada ao público infantil e juvenil e, especificamente, focaliza as práticas de mediação de leitura literária desenvolvidas nela. A biblioteca popular ou comunitária é compreendida como um espaço não formal de educação (Gadotti, 2005), com o intuito de favorecer a formação do leitor literário ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre os usuários. Assim sendo, a principal atividade promovida naquela biblioteca são as mediações literárias que buscam oferecer experiências sociais e afetivas, pautada, principalmente pelas contribuições de Aidan Chambers (2007a; 2007b) adaptadas ao contexto de inserção em ambiente não formal de educação, em um bairro popular na fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). Também, é missão promover diálogo entre os usuários do equipamento cultural, favorecendo o sentido comunitário. Do mesmo modo, destacam-se as ações para promover o enraizamento na e da comunidade, nas quais crianças e jovens atuem de forma autônoma para a consolidação do equipamento cultural. Para tanto, problematizam-se experiências desenvolvidas a partir da leitura de livros ilustrados em etapas concomitantes de: ambientação, isto é, a preparação do espaço com elementos que remetem à história a ser lida; em seguida, faz-se a leitura em voz alta compartilhada com o grupo e, por fim, propõe-se a conversa literária com o fim de construir sentidos sobre as formas de ser e viver na comunidade. Os resultados das propostas oferecem elementos para pensar sobre a formação de leitores literários em espaços não formais de educação contribuindo para ações socioculturais em comunidades populares.Claraboia2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1175Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1175/pdfCopyright (c) 2023 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCortez, MarianaFerreira, Fabiana dos Santos2023-10-06T16:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1175Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-10-06T16:10:39Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL
title VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL
spellingShingle VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL
Cortez, Mariana
title_short VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL
title_full VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL
title_fullStr VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL
title_full_unstemmed VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL
title_sort VIVENDO LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL
author Cortez, Mariana
author_facet Cortez, Mariana
Ferreira, Fabiana dos Santos
author_role author
author2 Ferreira, Fabiana dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Mariana
Ferreira, Fabiana dos Santos
description Este trabalho reflete sobre a implementação de uma biblioteca voltada ao público infantil e juvenil e, especificamente, focaliza as práticas de mediação de leitura literária desenvolvidas nela. A biblioteca popular ou comunitária é compreendida como um espaço não formal de educação (Gadotti, 2005), com o intuito de favorecer a formação do leitor literário ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre os usuários. Assim sendo, a principal atividade promovida naquela biblioteca são as mediações literárias que buscam oferecer experiências sociais e afetivas, pautada, principalmente pelas contribuições de Aidan Chambers (2007a; 2007b) adaptadas ao contexto de inserção em ambiente não formal de educação, em um bairro popular na fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). Também, é missão promover diálogo entre os usuários do equipamento cultural, favorecendo o sentido comunitário. Do mesmo modo, destacam-se as ações para promover o enraizamento na e da comunidade, nas quais crianças e jovens atuem de forma autônoma para a consolidação do equipamento cultural. Para tanto, problematizam-se experiências desenvolvidas a partir da leitura de livros ilustrados em etapas concomitantes de: ambientação, isto é, a preparação do espaço com elementos que remetem à história a ser lida; em seguida, faz-se a leitura em voz alta compartilhada com o grupo e, por fim, propõe-se a conversa literária com o fim de construir sentidos sobre as formas de ser e viver na comunidade. Os resultados das propostas oferecem elementos para pensar sobre a formação de leitores literários em espaços não formais de educação contribuindo para ações socioculturais em comunidades populares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1175
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1175/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422775205888