A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbari, Alcione Tereza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bertollo, Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291
Resumo: Este trabalho propõe uma análise comparativa do processo de construção e reconstrução dos objetos de discurso de duas produções de uma mesma proposta de artigo de opinião produzidas por um aluno de 9º ano do Ensino Fundamental. Na comparação das cadeias referenciais anafóricas dos dois textos, observaram-se avanços alcançados na segunda produção em relação à primeira, após intervenção da professora regente mediando o debate da temática e propondo exercícios que objetivaram a inserção de novos elementos no acervo linguístico do aluno, o que explicita o trabalho em sala, tanto com a temática quanto com as estratégias linguísticas.
id UEPA-2_7b02e149558609fece1e2f3b9b5c54ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3291
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOSEste trabalho propõe uma análise comparativa do processo de construção e reconstrução dos objetos de discurso de duas produções de uma mesma proposta de artigo de opinião produzidas por um aluno de 9º ano do Ensino Fundamental. Na comparação das cadeias referenciais anafóricas dos dois textos, observaram-se avanços alcançados na segunda produção em relação à primeira, após intervenção da professora regente mediando o debate da temática e propondo exercícios que objetivaram a inserção de novos elementos no acervo linguístico do aluno, o que explicita o trabalho em sala, tanto com a temática quanto com as estratégias linguísticas.EDUEPA2020-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291Revista Ribanceira; v. 19 (2019); 71-902318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291/1498Copyright (c) 2020 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorbari, Alcione TerezaBertollo, Daniele2020-04-09T19:12:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3291Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2020-04-09T19:12:44Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
spellingShingle A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Corbari, Alcione Tereza
title_short A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title_full A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title_fullStr A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title_full_unstemmed A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title_sort A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
author Corbari, Alcione Tereza
author_facet Corbari, Alcione Tereza
Bertollo, Daniele
author_role author
author2 Bertollo, Daniele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbari, Alcione Tereza
Bertollo, Daniele
description Este trabalho propõe uma análise comparativa do processo de construção e reconstrução dos objetos de discurso de duas produções de uma mesma proposta de artigo de opinião produzidas por um aluno de 9º ano do Ensino Fundamental. Na comparação das cadeias referenciais anafóricas dos dois textos, observaram-se avanços alcançados na segunda produção em relação à primeira, após intervenção da professora regente mediando o debate da temática e propondo exercícios que objetivaram a inserção de novos elementos no acervo linguístico do aluno, o que explicita o trabalho em sala, tanto com a temática quanto com as estratégias linguísticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291/1498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; v. 19 (2019); 71-90
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079899721728