A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ribanceira |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma análise comparativa do processo de construção e reconstrução dos objetos de discurso de duas produções de uma mesma proposta de artigo de opinião produzidas por um aluno de 9º ano do Ensino Fundamental. Na comparação das cadeias referenciais anafóricas dos dois textos, observaram-se avanços alcançados na segunda produção em relação à primeira, após intervenção da professora regente mediando o debate da temática e propondo exercícios que objetivaram a inserção de novos elementos no acervo linguístico do aluno, o que explicita o trabalho em sala, tanto com a temática quanto com as estratégias linguísticas. |
id |
UEPA-2_7b02e149558609fece1e2f3b9b5c54ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3291 |
network_acronym_str |
UEPA-2 |
network_name_str |
Revista Ribanceira |
repository_id_str |
|
spelling |
A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOSEste trabalho propõe uma análise comparativa do processo de construção e reconstrução dos objetos de discurso de duas produções de uma mesma proposta de artigo de opinião produzidas por um aluno de 9º ano do Ensino Fundamental. Na comparação das cadeias referenciais anafóricas dos dois textos, observaram-se avanços alcançados na segunda produção em relação à primeira, após intervenção da professora regente mediando o debate da temática e propondo exercícios que objetivaram a inserção de novos elementos no acervo linguístico do aluno, o que explicita o trabalho em sala, tanto com a temática quanto com as estratégias linguísticas.EDUEPA2020-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291Revista Ribanceira; v. 19 (2019); 71-902318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291/1498Copyright (c) 2020 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorbari, Alcione TerezaBertollo, Daniele2020-04-09T19:12:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3291Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2020-04-09T19:12:44Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title |
A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
spellingShingle |
A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS Corbari, Alcione Tereza |
title_short |
A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title_full |
A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title_fullStr |
A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title_full_unstemmed |
A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title_sort |
A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
author |
Corbari, Alcione Tereza |
author_facet |
Corbari, Alcione Tereza Bertollo, Daniele |
author_role |
author |
author2 |
Bertollo, Daniele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corbari, Alcione Tereza Bertollo, Daniele |
description |
Este trabalho propõe uma análise comparativa do processo de construção e reconstrução dos objetos de discurso de duas produções de uma mesma proposta de artigo de opinião produzidas por um aluno de 9º ano do Ensino Fundamental. Na comparação das cadeias referenciais anafóricas dos dois textos, observaram-se avanços alcançados na segunda produção em relação à primeira, após intervenção da professora regente mediando o debate da temática e propondo exercícios que objetivaram a inserção de novos elementos no acervo linguístico do aluno, o que explicita o trabalho em sala, tanto com a temática quanto com as estratégias linguísticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291 |
url |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291/1498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ribanceira; v. 19 (2019); 71-90 2318-9746 0000-0000 reponame:Revista Ribanceira instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA) instacron:UEPA |
instname_str |
Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
instacron_str |
UEPA |
institution |
UEPA |
reponame_str |
Revista Ribanceira |
collection |
Revista Ribanceira |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br |
_version_ |
1798320079899721728 |