As cidades mutantes de Valêncio Xavier: espaço urbano e memória em "Minha mãe morrendo e o menino mentindo" e "Crimes à moda antiga"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Vieira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2924
Resumo: A literatura de Valêncio Xavier destaca-se, em especial, pelo experimentalismo na sua composição. Fazendo uso dos mais variados recortes discursivos da cidade, o autor elabora uma obra na qual o espaço urbano e a memória figuram como peças centrais. Resgatando elementos vanguardistas e rompendo com o modo convencional de elaboração da prosa, Xavier faz uso de processos colhidos das mais diversas linguagens artísticas ou técnicas que perpassam o ambiente urbano moderno, como a montagem, o recorte e a sobreposição – recursos explorados por linguagens que vão do cinema à imprensa. As suas inovações no campo da literatura podem ser vistas a partir do modo peculiar de conceber a estrutura da narrativa, intercalando texto e imagens o autor elabora enredos nos quais o texto verbal em suas variadas manifestações – seja oriundo da imprensa, da literatura, da publicidade ou até mesmo da pornografia – alia-se a fotografias, ilustrações, mapas e outros recursos gráficos, num processo de montagem único em toda a história da literatura brasileira. Essa montagem baseia-se, sobretudo, num exercício de sobreposição de recortes, imagens e fragmentos advindos das mais variadas instâncias da cidade moderna, que se entrelaçam na composição das narrativas. Um vislumbre rápido sobre sua obra é o suficiente para que percebamos que a forma escolhida pelo autor para narrar suas tramas, por si só, já transmite uma mensagem, uma intencionalidade: a forma escolhida pelo autor, em si, já carrega um conteúdo. Dessa maneira, por meio, de uma revisão bibliográfica seguida da análise hermenêutica das últimas obras de Xavier, a presente pesquisa buscou compreender melhor tanto o método compositivo e os mecanismos de arranjo e funcionamento da montagem feita por Valêncio Xavier, como de que forma sua obra se insere na literatura brasileira a partir do final da década de 1980 até os primeiros anos da década de 2000. Além disso, dando continuidade à pesquisa sobre as representações do espaço urbano na literatura de Xavier (iniciada durante o mestrado, quando investigamos as configurações da cidade enquanto personagem e as metáforas a ela associadas em O mez da grippe), procuramos, agora, a partir de um estudo extensivo das últimas duas obras produzidas pelo autor pouco antes de sua morte, compreender melhor as representações do espaço urbano e sua relação com a memória contida nos discursos que atravessam a cidade moderna. Através da análise dos livros Minha mãe morrendo e o menino mentido e Crimes à moda antiga percebemos de que forma, ao explorar o poder gerador de sentido dos discursos das cidades do século XX (e a carga mnemônica neles contida), Valêncio Xavier nos faz refletir não apenas sobre a cidade e a memória, mas também sobre o tempo, a materialidade e a finitude.
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spelling As cidades mutantes de Valêncio Xavier: espaço urbano e memória em "Minha mãe morrendo e o menino mentindo" e "Crimes à moda antiga"1. Análise do discurso. 2. Literatura brasileira do século XX. 3. Espaço urbano. 4. MemóriaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA literatura de Valêncio Xavier destaca-se, em especial, pelo experimentalismo na sua composição. Fazendo uso dos mais variados recortes discursivos da cidade, o autor elabora uma obra na qual o espaço urbano e a memória figuram como peças centrais. Resgatando elementos vanguardistas e rompendo com o modo convencional de elaboração da prosa, Xavier faz uso de processos colhidos das mais diversas linguagens artísticas ou técnicas que perpassam o ambiente urbano moderno, como a montagem, o recorte e a sobreposição – recursos explorados por linguagens que vão do cinema à imprensa. As suas inovações no campo da literatura podem ser vistas a partir do modo peculiar de conceber a estrutura da narrativa, intercalando texto e imagens o autor elabora enredos nos quais o texto verbal em suas variadas manifestações – seja oriundo da imprensa, da literatura, da publicidade ou até mesmo da pornografia – alia-se a fotografias, ilustrações, mapas e outros recursos gráficos, num processo de montagem único em toda a história da literatura brasileira. Essa montagem baseia-se, sobretudo, num exercício de sobreposição de recortes, imagens e fragmentos advindos das mais variadas instâncias da cidade moderna, que se entrelaçam na composição das narrativas. Um vislumbre rápido sobre sua obra é o suficiente para que percebamos que a forma escolhida pelo autor para narrar suas tramas, por si só, já transmite uma mensagem, uma intencionalidade: a forma escolhida pelo autor, em si, já carrega um conteúdo. Dessa maneira, por meio, de uma revisão bibliográfica seguida da análise hermenêutica das últimas obras de Xavier, a presente pesquisa buscou compreender melhor tanto o método compositivo e os mecanismos de arranjo e funcionamento da montagem feita por Valêncio Xavier, como de que forma sua obra se insere na literatura brasileira a partir do final da década de 1980 até os primeiros anos da década de 2000. Além disso, dando continuidade à pesquisa sobre as representações do espaço urbano na literatura de Xavier (iniciada durante o mestrado, quando investigamos as configurações da cidade enquanto personagem e as metáforas a ela associadas em O mez da grippe), procuramos, agora, a partir de um estudo extensivo das últimas duas obras produzidas pelo autor pouco antes de sua morte, compreender melhor as representações do espaço urbano e sua relação com a memória contida nos discursos que atravessam a cidade moderna. Através da análise dos livros Minha mãe morrendo e o menino mentido e Crimes à moda antiga percebemos de que forma, ao explorar o poder gerador de sentido dos discursos das cidades do século XX (e a carga mnemônica neles contida), Valêncio Xavier nos faz refletir não apenas sobre a cidade e a memória, mas também sobre o tempo, a materialidade e a finitude.Valêncio Xavier‟s literature stands out in particular by its experimentation in composition. Using various discursive excerpts from the city, the author elaborates a work in which the urban space and the memory figures as centerpieces. Rescuing avant-garde elements and disrupting the conventional mode of elaboration of the prose, Xavier uses techniques derived from various artistic languages and techniques that permeate the modern urban environment, such as montage, cutting and imbrications – resources exploited by various languages, ranging from the movies to the press. His innovations in the field of literature can be seen from the peculiar way of conceiving the structure of his narrative: alternating written text and images, the author elaborates scenarios in which the verbal text, in its different manifestations – press, literature, advertising or even pornography – joins the photography, illustrations, maps and other graphic resources within a montage process that is unique in the history of Brazilian literature. This process is based, above all, in an exercise of overlapping clippings, images and fragments from the most varied instances of the modern city, which intertwine in the composition of his narratives. A quick glimpse at his work is enough for us to realize that the way chosen by the author to narrate his plots, by itself, already conveys a message, an intentionality: the layout used by the author itself already carries a content. Thus, through a bibliographical review followed by the hermeneutic analysis of the latest Xavier‟s works, this research sougth to understand better both the compositional method, arrangement mechanisms and functioning of the montage made by Valêncio Xavier; and how his work is inserted in Brazilian literature from the late 1980‟s until the early 2000‟s. In addition to this, continuing the research on the representations of urban space in Xavier's work (begun during our Masters degree, when we investigated the city as a character and the metaphors associated with it in O mez da grippe) we try now, through an extensive study of the last two works produced by the author right before his death, to understand better the representations of urban space and its relation to memory contained in the speeches that cross the modern city. By analyzing the books Minha mãe morrendo e o Menino Mentido and Crimes à moda antiga we seek to understand how, by exploring the power of meaning generation in the speeches from the cities of the twentieth century (and the mnemonic charge contained within it), Valêncio Xavier makes us reflect not only on city and memory, but also, on time, materiality and finitude.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIMagalhães, Antonio Carlos de MeloSilva, Rodrigo Vieira da2018-03-26T13:01:42Z2016-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSilva, Rodrigo Vieira da. As cidades mutantes de Valêncio Xavier: espaço urbano e memória em "Minha mãe morrendo e o menino mentindo" e "Crimes à moda antiga". 2016. 207f. 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