Associação entre determinantes individuais e do contexto escolar na cárie dentária, dor de dente e qualidade de vida relacionada à saúde bucal em crianças de 5 anos de idade
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2975 |
Resumo: | Os problemas de saúde bucal, em especial à cárie dentária, apresentam uma alta prevalência e resultam muitas vezes em dor de dente e impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB). A compreensão dos fatores contextuais envolvidos com o processo de saúde-doença permite a identificação de áreas de risco e o planejamento apropriado de estratégias de promoção de saúde em nível comunitário. O contexto escolar é considerado um local importante para o desenvolvimento intelectual das crianças, bem como ao desenvolvimento de programas de saúde. OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi avaliar a influência de determinantes individuais e do contexto escolar na cárie dentária, no histórico de dor de dente e no impacto na QVRSB de crianças com cinco anos de idade. MÉTODOS: Um estudo transversal com amostra representativa (n= 769) crianças de cinco anos de idade foi realizado em pré-escolas públicas e privadas na cidade de Campina Grande-PB, Brasil. Os pais/responsáveis responderam questionários sobre dados sociodemográficos, relacionados à saúde bucal da criança, senso de coerência e lócus de controle. As crianças responderam a Scale of Oral Health Outcomes for five-year-old children (SOHO-5). Após a aplicação dos questionários, as crianças foram examinadas para cárie dentária, traumatismo dentário, má oclusão e desgaste dentário por critérios estabelecidos pela literatura. A cárie dentária foi diagnosticada através do International Caries Detection and Assessment System (ICDAS-II) e índice pufa. Os examinadores foram previamente calibradas e obtiveram bons resultados inter-examinador e intra- examinador. Variáveis relacionadas ao contexto foram obtidas nas pré-escolas e em publicações oficiais do município. Modelos de regressão de Poisson multinível foram realizados para avaliar a associação de variáveis individuais e contextuais com a variável desfecho de cada plano de análise. RESULTADOS: A prevalência de lesões cavitadas de cárie dentária foi de 58,8% e o histórico de dor de dente foi relatado em 23,8% das crianças. A média do somatório do SOHO-5 foi de 2,37 (± 3,35). Após ajuste por variáveis individuais e contextuais, a presença lesão cavitada de cárie dentária foi associada com o uso de serviço de saúde bucal (RP= 0,73; IC95%: 0,58-0,93), menor frequência de escovação (RP= 2,05; IC95%: 1,18-3,60), pré-escola pública (RP= 1,66; IC95%: 1,16-2,36) e menor tamanho da pré-escola (RP= 1,01; IC95%: 1,01- 1,02). Em relação ao histórico de dor de dente, as variáveis associadas no modelo final foram sexo feminino da criança (RP= 1,37; IC95%: 1,02-1,85), ser o filho do meio (RP= 1,73; IC95%: 1,08-2,77), menor escolaridade dos pais/responsáveis (RP= 1,65; IC95%: 1,14-2,39) e pré-escola privada (fator de proteção) (RP= 0,58; IC95%: 0,40-0,84). Quanto à QVRSB, na análise multinível observou-se associação com a maior renda familiar mensal (fator de proteção) (RR= 0,99; IC95%: 0,99-0,99), menor idade do pai/responsável (RR= 1,01; IC95%: 1,01-1,02), histórico de dor de dente (RR= 1,52; IC95%: 1,35- 1,72), presença de lesão de mancha branca (RR= 1,43; IC95%: 1,11-1,85), presença de lesão cavitada (RP= 1,42; IC95%: 1,11-1,82), presença da consequência da carie não tratada (RR= 1,20; IC95%: 1,04-1,38), presença do traumatismo dentário (RR= 1,20; IC95%: 1,09-1,33) e pré-escola pública (RR= 1,51; IC95%: 1,17-1,93). CONCLUSÃO: O contexto escolar teve influência na presença de cárie, no histórico de dor de dente e na QVRSB. Crianças de pré- escolas públicas apresentaram os piores desfechos relacionados as condições de saúde bucal. Além disso, o tamanho da pré-escola foi também um importante fator para as lesões cavitadas de cárie dentária. Em relação aos determinantes individuais, após ajuste com o contexto, variáveis socioeconômicas e relacionadas à saúde também foram associadas para os desfechos analisados. |
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Associação entre determinantes individuais e do contexto escolar na cárie dentária, dor de dente e qualidade de vida relacionada à saúde bucal em crianças de 5 anos de idadeAssociation between individual determinants and school context on dental caries, dental pain and oral health-related quality of life in 5-year- old childrenSaúde bucalQualidade de vidaDor de denteCárie dentáriaDental cariesOral healthToothacheQuality of lifeCIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIAOs problemas de saúde bucal, em especial à cárie dentária, apresentam uma alta prevalência e resultam muitas vezes em dor de dente e impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB). A compreensão dos fatores contextuais envolvidos com o processo de saúde-doença permite a identificação de áreas de risco e o planejamento apropriado de estratégias de promoção de saúde em nível comunitário. O contexto escolar é considerado um local importante para o desenvolvimento intelectual das crianças, bem como ao desenvolvimento de programas de saúde. OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi avaliar a influência de determinantes individuais e do contexto escolar na cárie dentária, no histórico de dor de dente e no impacto na QVRSB de crianças com cinco anos de idade. MÉTODOS: Um estudo transversal com amostra representativa (n= 769) crianças de cinco anos de idade foi realizado em pré-escolas públicas e privadas na cidade de Campina Grande-PB, Brasil. Os pais/responsáveis responderam questionários sobre dados sociodemográficos, relacionados à saúde bucal da criança, senso de coerência e lócus de controle. As crianças responderam a Scale of Oral Health Outcomes for five-year-old children (SOHO-5). Após a aplicação dos questionários, as crianças foram examinadas para cárie dentária, traumatismo dentário, má oclusão e desgaste dentário por critérios estabelecidos pela literatura. A cárie dentária foi diagnosticada através do International Caries Detection and Assessment System (ICDAS-II) e índice pufa. Os examinadores foram previamente calibradas e obtiveram bons resultados inter-examinador e intra- examinador. Variáveis relacionadas ao contexto foram obtidas nas pré-escolas e em publicações oficiais do município. Modelos de regressão de Poisson multinível foram realizados para avaliar a associação de variáveis individuais e contextuais com a variável desfecho de cada plano de análise. RESULTADOS: A prevalência de lesões cavitadas de cárie dentária foi de 58,8% e o histórico de dor de dente foi relatado em 23,8% das crianças. A média do somatório do SOHO-5 foi de 2,37 (± 3,35). Após ajuste por variáveis individuais e contextuais, a presença lesão cavitada de cárie dentária foi associada com o uso de serviço de saúde bucal (RP= 0,73; IC95%: 0,58-0,93), menor frequência de escovação (RP= 2,05; IC95%: 1,18-3,60), pré-escola pública (RP= 1,66; IC95%: 1,16-2,36) e menor tamanho da pré-escola (RP= 1,01; IC95%: 1,01- 1,02). Em relação ao histórico de dor de dente, as variáveis associadas no modelo final foram sexo feminino da criança (RP= 1,37; IC95%: 1,02-1,85), ser o filho do meio (RP= 1,73; IC95%: 1,08-2,77), menor escolaridade dos pais/responsáveis (RP= 1,65; IC95%: 1,14-2,39) e pré-escola privada (fator de proteção) (RP= 0,58; IC95%: 0,40-0,84). Quanto à QVRSB, na análise multinível observou-se associação com a maior renda familiar mensal (fator de proteção) (RR= 0,99; IC95%: 0,99-0,99), menor idade do pai/responsável (RR= 1,01; IC95%: 1,01-1,02), histórico de dor de dente (RR= 1,52; IC95%: 1,35- 1,72), presença de lesão de mancha branca (RR= 1,43; IC95%: 1,11-1,85), presença de lesão cavitada (RP= 1,42; IC95%: 1,11-1,82), presença da consequência da carie não tratada (RR= 1,20; IC95%: 1,04-1,38), presença do traumatismo dentário (RR= 1,20; IC95%: 1,09-1,33) e pré-escola pública (RR= 1,51; IC95%: 1,17-1,93). CONCLUSÃO: O contexto escolar teve influência na presença de cárie, no histórico de dor de dente e na QVRSB. Crianças de pré- escolas públicas apresentaram os piores desfechos relacionados as condições de saúde bucal. Além disso, o tamanho da pré-escola foi também um importante fator para as lesões cavitadas de cárie dentária. Em relação aos determinantes individuais, após ajuste com o contexto, variáveis socioeconômicas e relacionadas à saúde também foram associadas para os desfechos analisados.Oral health problems, especially dental caries, present a high prevalence which frequently often result in dental pain and impact on oral health-related quality of life (OHRQoL). The understanding of contextual factors involved with the health-disease process allows the identification of risk areas and appropriate planning of health promotion strategies at the community level. School context is considered an important place for the intellectual development of children, as well as the development of health programs. OBJECTIVE: The purpose of this study was to evaluate the influence of individual and school context determinants on dental caries, history of dental pain and impact on the OHRQoL in five-year-old children. METHODS: A cross-sectional study based on a representative sample of 769 five-year-old children was conducted in public and private preschools in the city of Campina Grande, Brazil. Parents/caregivers answered questionnaires concerning socio-demographic data, child's oral health, sense of coherence and locus of control. Children answered the Scale of Oral Health Outcomes for five-year-old children (SOHO- 5). After the application of the questionnaires, children were examined for dental caries, traumatic dental injuries, malocclusion and dental wear according to criteria established in the literature. Dental caries was diagnosed through the International Caries Detection and Assessment System (ICDAS-II) and pufa index. The examiners were previously calibrated and obtained good inter- examiner and intra-examiner results. Variables related to social context were collected at the preschools and official municipal publications. Unadjusted and adjusted multilevel Poisson regression models were employed to investigate associations between individual and contextual characteristics with the outcome variable of each analysis plan. RESULTS: The prevalence of cavitated lesions was 58.8% and history of dental pain was reported in 23.8% of all children. The mean SOHO-5 scores were 2.37 (± 3.35). After adjusting for individual and contextual variables, the presence cavitated lesion was associated with visit to the dentist (PR = 0.73, 95% CI: 0.58-0.93), less tooth brushing frequency (<2x/day) (PR = 2.05, 95% CI: 1.18- 3.60), public preschool (PR = 1.66, 95% CI: 1.16-2.36) and smaller size of the preschool (PR = 1.01, 95% CI: 1.01-1.02). In relation to the history of dental pain, the variables associated with the final model were female children (PR = 1.37, 95% CI: 1.02-1.85), being a middle child (PR = 1.73, 95% CI: 1.08-2.77), lower parent‟s/caregiver‟s schooling (PR = 1.65, 95% CI: 1.14-2.39) and private preschool (protection factor) (PR = 0.58, 95% CI: 0.40-0.84). Regarding OHRQoL, in the multilevel analysis, there was an association with higher monthly family income (protection factor) (RR = 0.99, 95% CI: 0.99-0.99), younger parent's/caregiver‟s (RR = 1.01, 95% CI: 1.01- 1.02), history of dental pain (RR = 1.52, 95% CI: 1.35-1.72), presence white spot lesion (RR = 1.43, 95% CI: 1.11-1.85), presence cavitated lesion (PR = 1.42, 95% CI: 1.11-1.82), presence consequence of untreated caries (RR = 1.20, 95% CI: 1.04-1.38), presence traumatic dental injuries (RR = 1.20, 95% CI: 1.09-1.33) and private preschool (RR = 1.51, 95% CI: 1.17-1.93). CONCLUSION: The preschool context had an influence on the presence for dental caries, history of dental pain and OHRQoL. Children of public preschools had the worst outcomes related to oral health conditions. In addition, the size of the preschool was also an important factor for cavitated lesion. Regarding individual determinants, after adjusting for the context, the socioeconomic and health-related variables were also associated with the outcomes analyzed.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Odontologia - PPGOGranville-Garcia, Ana Flávia64688070420Costa, Edja Maria Melo de Brito85014605400Ferreira, Fernanda Morais02892177685Valença, Ana Maria Gondim36368520434Menezes, Tarciana Nobre de73895695300Gomes, Monalisa da Nóbrega Cesarino2018-04-10T15:09:11Z2017-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGOMES, M. da N. C. Associação entre determinantes individuais e do contexto escolar na cárie dentária, dor de dente e qualidade de vida relacionada à saúde bucal em crianças de 5 anos de idade. 2017. 197f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-04-11T04:23:03Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-04-11T04:23:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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