O gozo pela palavra nas vozes femininas paraibanas: Amneres Santiago e Regina Lyra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Olavo Barreto de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2936
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre metapoesia e erotismo nos poemas de Amneres Santiago e Regina Lyra, partindo do pressuposto de que tais escrituras desenvolvem a consciência e a dinâmica do processo literário a partir de signos poéticos de teor erótico. Tomamos por base as considerações de Georges Bataille (2013), Jacques Lacan (2008), Ruth Silviano Brandão (2006), Octavio Paz (2012, 1994), Leyla Perrone-Moisés (1990), além de outros autores que trabalham entre o campo dos Estudos Literários e da Psicanálise, para fundamentar a hipótese de que as duas poéticas estudadas dão forma no poema a um trabalho de linguagem cuja principal característica é relacionar a estesia a uma busca individual, de teor afetivo, que denominamos de gozo pela palavra. Tais poemas, em sua metalinguagem, tematizam na composição do texto reflexões sobre o fazer poético que descambam na flagrante insuficiência da linguagem, tida como claudicante, escorregadia, quase assimbólica, na tarefa que ambas as poetas têm como inerente à essência da poesia: propiciar o prazer estético através de uma identificação de sentimentos entre o enunciador (plano da autoria), o enunciado (plano do texto) e o leitor (plano da recepção), ao qual nos referimos, segundo a perspectiva lacaniana, como o Outro. Dividindo-se em quatro capítulos, a dissertação aborda os seguintes aspectos, respectivamente: no primeiro, procede à fundamentação da noção de gozo pela palavra, que cunhamos como principal categoria de análise da pesquisa, realizando uma incursão teórica que relaciona o discurso psicanalítico e a crítica literária de base metalinguística; no segundo, apresenta o percurso de publicação das obras das autoras focalizando aspectos gerais em suas estéticas, bem como traçando algumas ponderações sobre o processo criador em suas escritas; no terceiro, analisa detidamente cinco poemas de cada autora, mediante as postulações teóricas basilares à dissertação; no quarto e último capítulo, coteja as escrituras analisadas, definindo, no nível da metalinguagem, oito pontos de similitude entre os textos e colocando em foco, por extensão, alguns aspectos que marcam diferenciações entre as estéticas estudadas. Sumarizando os resultados obtidos, podemos afirmar que a) a insuficiência da linguagem, antes que um obstáculo intransponível, figura desafio a ser vencido através da sempre possível criação de novas soluções estéticas, destinadas a romper o vazio da assimbolia e a distância do Outro; b) ambas as autoras, consoante as influências classicizantes que informam as suas crenças acerca do fazer poético, podem caracterizar-se como mesclando tendências neorromânticas ou neossimbolistas, embora se vinculem cronologicamente a uma lírica urbana contemporânea.
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spelling O gozo pela palavra nas vozes femininas paraibanas: Amneres Santiago e Regina LyraMetapoesia. Poesia. Erotismo. Literatura. PsicanáliseCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre metapoesia e erotismo nos poemas de Amneres Santiago e Regina Lyra, partindo do pressuposto de que tais escrituras desenvolvem a consciência e a dinâmica do processo literário a partir de signos poéticos de teor erótico. Tomamos por base as considerações de Georges Bataille (2013), Jacques Lacan (2008), Ruth Silviano Brandão (2006), Octavio Paz (2012, 1994), Leyla Perrone-Moisés (1990), além de outros autores que trabalham entre o campo dos Estudos Literários e da Psicanálise, para fundamentar a hipótese de que as duas poéticas estudadas dão forma no poema a um trabalho de linguagem cuja principal característica é relacionar a estesia a uma busca individual, de teor afetivo, que denominamos de gozo pela palavra. Tais poemas, em sua metalinguagem, tematizam na composição do texto reflexões sobre o fazer poético que descambam na flagrante insuficiência da linguagem, tida como claudicante, escorregadia, quase assimbólica, na tarefa que ambas as poetas têm como inerente à essência da poesia: propiciar o prazer estético através de uma identificação de sentimentos entre o enunciador (plano da autoria), o enunciado (plano do texto) e o leitor (plano da recepção), ao qual nos referimos, segundo a perspectiva lacaniana, como o Outro. Dividindo-se em quatro capítulos, a dissertação aborda os seguintes aspectos, respectivamente: no primeiro, procede à fundamentação da noção de gozo pela palavra, que cunhamos como principal categoria de análise da pesquisa, realizando uma incursão teórica que relaciona o discurso psicanalítico e a crítica literária de base metalinguística; no segundo, apresenta o percurso de publicação das obras das autoras focalizando aspectos gerais em suas estéticas, bem como traçando algumas ponderações sobre o processo criador em suas escritas; no terceiro, analisa detidamente cinco poemas de cada autora, mediante as postulações teóricas basilares à dissertação; no quarto e último capítulo, coteja as escrituras analisadas, definindo, no nível da metalinguagem, oito pontos de similitude entre os textos e colocando em foco, por extensão, alguns aspectos que marcam diferenciações entre as estéticas estudadas. Sumarizando os resultados obtidos, podemos afirmar que a) a insuficiência da linguagem, antes que um obstáculo intransponível, figura desafio a ser vencido através da sempre possível criação de novas soluções estéticas, destinadas a romper o vazio da assimbolia e a distância do Outro; b) ambas as autoras, consoante as influências classicizantes que informam as suas crenças acerca do fazer poético, podem caracterizar-se como mesclando tendências neorromânticas ou neossimbolistas, embora se vinculem cronologicamente a uma lírica urbana contemporânea.This research aims to investigate the relationship between „metapoetry‟ and eroticism observed in the poems of Amneres Santiago and Regina Lyra, based on the assumption that such writings develop the consciousness and dynamics of the literary process departing from erotic poetic signs. As a theoretical basis, we took into consideration the studies of Georges Bataille (2013), Jacques Lacan (2008), Ruth Silviano Brandão (2006), Octavio Paz (2012, 1994) and Leyla Perrone-Moisés (1990), among others whose works combine the fields of Literary Theory and Psychoanalysis, in order to enhance the hypothesis which features both women authors‟ poetry herein studied as mainly recognizable for connecting aisthesis to an individual affective pursuit which we denominate as word enjoyment. Such poems, in their metalanguage, thematise in the level of composition reflections about making poetry that conclude in favor of an overwhelming insufficiency of language, considered limping, slippery, almost assymbolic for the task that both women poets consider as inherent to the essence of poetry: to provide aesthetic pleasure through an identification of feelings between the enunciator (authorial plan), the statement (text plan) and the reader (reception plan). We refer to this last instance, according to Lacan‟s perspective, as to The Other. The dissertation is divided into four chapters, respectively: the first one proceeds to theorization around the notion of word enjoyment, defined as the main category of analysis we propose for this research by performing a theoretical excursion capable of relating Psychoanalysis and the metalanguage based Literary Criticism; the second chapter presents the route of both female author‟s publications focusing on general aesthetic aspects in their language work as well as discussing systematically their creation process; the third chapter analyzes closely five poems of each female author, according to the theoretical assumptions that constitute this investigation; the fourth and last chapter compares both the writings herein studied, defining in the level of metalanguage eight points of similarity between the texts and highlighting, by extension, some aspects that mark points of differentiation between them. Summarizing the results acquired, we can claim that a) the insufficiency of language, instead of an insurmountable obstacle, represents a challenge to be won through the always possible creation of new aesthetical solutions designated to break up the emptiness of assimbolia and of the Other‟s distance; b) the poetry of both women authors, according to classic influences that instruct their beliefs about making poetry can be featured as an embedding of neoromantic and „neosymbolist‟ tendencies, although chronologically they are included in a contemporary urban lyric.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIQueiroz, Rosângela Maria Soares deSouza, Olavo Barreto de2018-03-27T12:09:53Z2017-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Olavo Barreto de. 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