O raciocínio proporcional e o uso do excel: Um olhar para a gênese instrumental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo Araujo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3607
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a gênese instrumental de uma dupla de alunos do 9º ano considerando o Excel em situações que envolvem o raciocínio proporcional. Como suporte teórico, utilizamos a Teoria da Instrumentação, especialmente nos escritos de Pierre Rabardel (1995a) para investigar sujeitos em atividades mediadas por instrumentos. Como este último possui um aspecto psicológico na forma dos esquemas dos alunos, a Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud (1996, 2009) nos fornece os subsídios necessários para sua compreensão. Os procedimentos metodológicos adotam a natureza da pesquisa de intervenção (SPINILLO; LAUTERT, 2008), numa abordagem de uma investigação quanti-qualitativa (BOGDAN, BIKLEN, 1994). Dividiu- se a pesquisa em quatro etapas: a Avaliação Diagnóstica, na obtenção dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionários; a Atividade Introdutória, sendo uma etapa introdutória dos alunos com as ferramentas da planilha eletrônica Excel; as Atividades de Intervenção envolveram quatro objetos matemáticos (Partilha, Variável, Covariância e Invariância) referindo-se ao raciocínio proporcional e escolhido a partir de uma análise de documentos educacionais (BNCC, 2017; NCTM, 2000; ME, 2007); e uma Avaliação Final com uma entrevista semiestruturada com os alunos. As etapas foram vivenciadas por 02 alunos do 9º Ano de uma escola pública estadual situada no Agreste do estado da Paraíba. Os dados foram analisados considerando o Esquema de Organização de Dados pela dupla, que nos guiou na descrição do processo da gênese do instrumento. Este esquema foi escolhido mediante a comparação da Avaliação Diagnóstica e a Avaliação Final, e foi apresentado um estudo sobre suas componentes (antecipações da meta; regras de ação; controle, inferências e invariantes operatórios). Nos baseamos no modelo S.A.I (RABARDEL, 1995a), para interpretar os processos de instrumentação (S- I) e (O-S); instrumentalização [S–(I)-O], (I-O) e (S-O); e das relações (I-S) e (O-I). A discussão da gênese ocorreu durante as quatro atividades de intervenção, e para tanto, apresentamos ao final das análises uma síntese elaborando o percurso instrumental da dupla, para melhor compreensão das componentes do esquema em análise e os momentos na pesquisa. As conclusões revelam a certeza nas potencialidades do Excel para o desenvolvimento do raciocínio proporcional dos alunos a partir das expectativas da adaptação e mobilização dos esquemas de utilização. Ocorreu a evolução dos alunos no uso do Excel quanto ao esquema de Organização e Disposição dos Dados. Alunos conseguem obter as razões, taxas e proporções das situações problemas, com uso de fórmulas e comparativos no Excel; analisam a variação conjunta das variáveis e grandezas; respondem as atividades tanto de forma quantitativa, com os resultados apresentando a formatação condicional que realizaram entre as tabelas, quanto qualitativamente dando sentido aos objetos de conhecimento. As perspectivas são a continuidade das pesquisas na compreensão dos esquemas dos alunos, quanto a outros objetos matemáticos relacionados ao raciocínio proporcional, analisando as gêneses, de acordo com os novos instrumentos a ser instituídos. O estudo da gênese instrumental colaborou para a investigação do Excel no tratamento dos conceitos de Partilha, Variável, Covariância e Invariância a partir do processo vivenciado.
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Dividiu- se a pesquisa em quatro etapas: a Avaliação Diagnóstica, na obtenção dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionários; a Atividade Introdutória, sendo uma etapa introdutória dos alunos com as ferramentas da planilha eletrônica Excel; as Atividades de Intervenção envolveram quatro objetos matemáticos (Partilha, Variável, Covariância e Invariância) referindo-se ao raciocínio proporcional e escolhido a partir de uma análise de documentos educacionais (BNCC, 2017; NCTM, 2000; ME, 2007); e uma Avaliação Final com uma entrevista semiestruturada com os alunos. As etapas foram vivenciadas por 02 alunos do 9º Ano de uma escola pública estadual situada no Agreste do estado da Paraíba. Os dados foram analisados considerando o Esquema de Organização de Dados pela dupla, que nos guiou na descrição do processo da gênese do instrumento. Este esquema foi escolhido mediante a comparação da Avaliação Diagnóstica e a Avaliação Final, e foi apresentado um estudo sobre suas componentes (antecipações da meta; regras de ação; controle, inferências e invariantes operatórios). Nos baseamos no modelo S.A.I (RABARDEL, 1995a), para interpretar os processos de instrumentação (S- I) e (O-S); instrumentalização [S–(I)-O], (I-O) e (S-O); e das relações (I-S) e (O-I). A discussão da gênese ocorreu durante as quatro atividades de intervenção, e para tanto, apresentamos ao final das análises uma síntese elaborando o percurso instrumental da dupla, para melhor compreensão das componentes do esquema em análise e os momentos na pesquisa. As conclusões revelam a certeza nas potencialidades do Excel para o desenvolvimento do raciocínio proporcional dos alunos a partir das expectativas da adaptação e mobilização dos esquemas de utilização. Ocorreu a evolução dos alunos no uso do Excel quanto ao esquema de Organização e Disposição dos Dados. Alunos conseguem obter as razões, taxas e proporções das situações problemas, com uso de fórmulas e comparativos no Excel; analisam a variação conjunta das variáveis e grandezas; respondem as atividades tanto de forma quantitativa, com os resultados apresentando a formatação condicional que realizaram entre as tabelas, quanto qualitativamente dando sentido aos objetos de conhecimento. As perspectivas são a continuidade das pesquisas na compreensão dos esquemas dos alunos, quanto a outros objetos matemáticos relacionados ao raciocínio proporcional, analisando as gêneses, de acordo com os novos instrumentos a ser instituídos. O estudo da gênese instrumental colaborou para a investigação do Excel no tratamento dos conceitos de Partilha, Variável, Covariância e Invariância a partir do processo vivenciado.The present study aims to investigate the instrumental genesis of a pair of 9th grade students considering Excel in situations that involve proportional reasoning. As theoretical support, we use Instrumentation Theory, especially in the writings of Pierre Rabardel (1995a) to investigate subjects in activities mediated by instruments. As the latter has a psychological aspect in the form of the student’s schemes, the Theory of Conceptual Fields, developed by Gérard Vergnaud (1996, 2009) provides us with the necessary inputs for your understanding. The methodological procedures adopt the nature of intervention research (SPINILLO; LAUTERT, 2008), in an approach of a quantitative-qualitative investigation (BOGDAN, BIKLEN, 1994). The research was divided into four stages: Diagnostic Evaluation, obtaining student’s prior knowledge through questionnaires; the Introductory Activity, being an introductory step for students with the tools of the Excel spreadsheet; Intervention Activities involved four mathematical objects (Sharing, Variable, Covariance and Invariance) referring to proportional reasoning and chosen from an analysis of educational documents (BNCC, 2017; NCTM, 2000; ME, 2007); and a Final Assessment with a semi-structured interview with the students. The stages were experienced by 02 9th grade students from a state public school located in the Agreste of the state of Paraíba. The data were analyzed considering the Data Organization Scheme by the double, that guided us in describing the process of the genesis of the instrument. This scheme was chosen by comparing the Diagnostic Assessment and the Final Assessment, and a study was presented on its components (anticipations of the goal; rules of action; control, inferences and operative invariants). We are based on the S.A.I model (RABARDEL, 1995a), interpret instrumentation processes (S-I) and (O-S); instrumentalization [S– (I) -O], (I-O) e (S-O); and (I-S) and (O-I) relations. The discussion of genesis occurred during the four intervention activities, and for that, we present at the end of the analysis a synthesis elaborating the instrumental route of the pair, for a better understanding of the components of the scheme under analysis and the moments in the research. The conclusions reveal the certainty in the potential of Excel for the development of the students' proportional reasoning from the expectations of the adaptation and mobilization of the usage schemes. There was an evolution of students in the use of Excel regarding the Organization and Data Layout scheme. Students get the reasons, rates and proportions of problem situations, using formulas and comparisons in Excel; analyze the joint variation of variables and quantities; respond to activities both quantitatively, with the results showing the conditional formatting they performed between the tables, qualitatively giving meaning to knowledge objects. The perspectives are the continuity of research in understanding students' schemes, as to other mathematical objects related to proportional reasoning, analyzing the genesis, according to the new instruments to be instituted. The study of instrumental genesis contributed to the investigation of Excel in the treatment of the concepts of Sharing, Variable, Covariance and Invariance from the experienced process.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAssis, Cibelle de Fatima Castro de09919992439http://lattes.cnpq.br/7494437846718310Rêgo, Rogéria Gaudencio do30911613404http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Ferreira, Veronica Gitirana Gomes42747940487http://lattes.cnpq.br/4727708481050412Silva, Ricardo Araujo da2020-03-13T17:54:16Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, R. A. da. O raciocínio proporcional e o uso do excel: Um olhar para a gênese instrumental. 2019. 193f. 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