A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco de Assis Soares da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5061
Resumo: Esta tese analisa as expressões do desejo homoerótico e performances de feminilidade em personagens masculinas presentes na obra ficcional e dramática de Nelson Rodrigues. As configurações de tais personagens devem ser lidas no cruzamento entre a figura do anti-herói e a condição trágica em cenas que são, para a moral burguesa e cristã norteadora dos costumes da época, consideradas obscenas. Para tanto, a pesquisa foi estruturada em três capítulos, cada um com destaque para os temas e subtemas relacionados às questões como sexualidade, gênero e literatura, possibilitando uma compreensão de aspectos estéticos e sociais minimizados pela crítica especializada na obra rodriguiana. Dentre a vasta produção do escritor e dramaturgo em tela, o corpus selecionado para a análise compreende três contos retirados de duas antologias de A vida como ela é (1992, 2012) e a peça teatral O beijo no asfalto (2019). A visibilidade controversa dessas personagens e temas na totalidade da obra já aponta, antes de tudo, para enlaces teóricos e críticos a serem discutidos: por um lado, a realidade social em cujo contexto esses textos emergem, marcando-se, sobretudo, as ideias de naturalidade do gênero definido pelo sexo biológico e pelo padrão da heterossexualidade compulsória, enquanto que, por outro lado, enfatizo o papel da crítica literária, sempre uma extensão da própria literatura, em adentrar as obras pelos caminhos ainda não percorridos, enfatizando personagens e questões presentes nos textos antes excluídas ou rebaixadas por não estarem de acordo com padrões morais e estéticos valorizados à época. Como estratégia teórico-metodológica, inicialmente, proponho uma revisão crítica da crítica especializada na obra e na vida de Nelson Rodrigues, destacando-se, dentre os estudiosos mais conhecidos, os nomes de Sábato Magaldi (1992), Ruy Castro (1992), Ângela Leite Lopes (2007) e Adriana Facina (2004). No tocante aos temas de gênero e de sexualidade, proponho revisitar uma história dos conceitos de masculinidade e de homossexualidade a partir de teóricos como, por exemplo, Judith Butler (2018, 2019), James N. Green (2019), João Silveiro Trevisan (2018). Por fim, o conceito de anti-herói, tal como é proposto por Victor Brombert (2001), permitirá (re)pensar o lugar dessas personagens vistas como as mais obscenas até os padrões polêmicos do universo rodriguiano. Nesse sentido, a ideia da visibilidade é pensada como movimento da própria literatura de assumir e de acolher temas considerados difíceis social e culturalmente, sendo também papel da crítica e da teoria literária iluminar personagens minoritários, tornando-os perceptíveis ao público leitor à medida que o valoramos em nossas discussões e leituras.
id UEPB_3020dd4792856624cb44a935fc72c74d
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5061
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson RodriguesAnti-HeróiTragédiaSexualidadeLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta tese analisa as expressões do desejo homoerótico e performances de feminilidade em personagens masculinas presentes na obra ficcional e dramática de Nelson Rodrigues. As configurações de tais personagens devem ser lidas no cruzamento entre a figura do anti-herói e a condição trágica em cenas que são, para a moral burguesa e cristã norteadora dos costumes da época, consideradas obscenas. Para tanto, a pesquisa foi estruturada em três capítulos, cada um com destaque para os temas e subtemas relacionados às questões como sexualidade, gênero e literatura, possibilitando uma compreensão de aspectos estéticos e sociais minimizados pela crítica especializada na obra rodriguiana. Dentre a vasta produção do escritor e dramaturgo em tela, o corpus selecionado para a análise compreende três contos retirados de duas antologias de A vida como ela é (1992, 2012) e a peça teatral O beijo no asfalto (2019). A visibilidade controversa dessas personagens e temas na totalidade da obra já aponta, antes de tudo, para enlaces teóricos e críticos a serem discutidos: por um lado, a realidade social em cujo contexto esses textos emergem, marcando-se, sobretudo, as ideias de naturalidade do gênero definido pelo sexo biológico e pelo padrão da heterossexualidade compulsória, enquanto que, por outro lado, enfatizo o papel da crítica literária, sempre uma extensão da própria literatura, em adentrar as obras pelos caminhos ainda não percorridos, enfatizando personagens e questões presentes nos textos antes excluídas ou rebaixadas por não estarem de acordo com padrões morais e estéticos valorizados à época. Como estratégia teórico-metodológica, inicialmente, proponho uma revisão crítica da crítica especializada na obra e na vida de Nelson Rodrigues, destacando-se, dentre os estudiosos mais conhecidos, os nomes de Sábato Magaldi (1992), Ruy Castro (1992), Ângela Leite Lopes (2007) e Adriana Facina (2004). No tocante aos temas de gênero e de sexualidade, proponho revisitar uma história dos conceitos de masculinidade e de homossexualidade a partir de teóricos como, por exemplo, Judith Butler (2018, 2019), James N. Green (2019), João Silveiro Trevisan (2018). Por fim, o conceito de anti-herói, tal como é proposto por Victor Brombert (2001), permitirá (re)pensar o lugar dessas personagens vistas como as mais obscenas até os padrões polêmicos do universo rodriguiano. Nesse sentido, a ideia da visibilidade é pensada como movimento da própria literatura de assumir e de acolher temas considerados difíceis social e culturalmente, sendo também papel da crítica e da teoria literária iluminar personagens minoritários, tornando-os perceptíveis ao público leitor à medida que o valoramos em nossas discussões e leituras.This thesis analyzes the expressions of homoerotic desire and performances of femininity in male characters present in the fictional and dramatic work of Nelson Rodrigues. The configurations of such characters must be read at the intersection between the figure of the anti-hero and the tragic condition in scenes that are, for the bourgeois and Christian morality guiding the customs of the time, considered obscene. The research was structured in three chapters, each with emphasis on the themes and subthemes related to issues such as sexuality, gender and literature, enabling an understanding of aesthetic and social aspects minimized by the criticism specialized in the work of Rodrigues. Among the vast production of the writer and playwright on screen, the corpus selected for the analysis comprises four short stories taken from two anthologies of A vida como ela é (1992, 2012) and O beijo no asfalto (2019). The controversial visibility of these characters and themes in the totality of the work already points, first of all, to theoretical and critical links to be discussed: on the one hand, the social reality in whose context these texts emerge, marking, above all, the ideas of naturalness of the gender defined by biological sex and the pattern of compulsory heterosexuality, while, on the other hand, I emphasize the role of literary criticism, always an extension of literature itself, in entering the works along the paths not yet traveled, emphasizing characters and issues present in the texts previously excluded or lowered because they were not in accordance with moral and aesthetic standards valued at the time. As a theoretical-methodological strategy, initially, I propose a critical review of the criticism specialized in the work and life of Nelson Rodrigues, highlighting, among the best known scholars, the names of Sábato Magaldi (1992), Ruy Castro (1992), Ângela Leite Lopes (2007) and Adriana Facina (2004). Regarding the themes of gender and sexuality, I propose to revisit a history of the concepts of masculinity and homosexuality from theorists such as, for example, Judith Butler (2018, 2019), James N. Green (2019), João Silveiro Trevisan (2018). Finally, the concept of anti-hero, as proposed by Victor Brombert (2001), will allow (re)thinking the place of these characters seen as the most obscene up to the controversial standards of the Rodrigian universe. In this sense, the idea of visibility is thought of as a movement of literature itself to assume and welcome themes considered socially and culturally difficult, and it is also the role of criticism and literary theory to illuminate minority characters, making them perceptible to the reading public as we value it in our discussions and readings.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISilva, Antônio de Pádua Dias daSilva, Francisco de Assis Soares da2024-08-27T11:24:53Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, F. A. S. A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues. 2023. 120 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-08-27T11:24:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-08-27T11:24:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues
title A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues
spellingShingle A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues
Silva, Francisco de Assis Soares da
Anti-Herói
Tragédia
Sexualidade
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues
title_full A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues
title_fullStr A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues
title_full_unstemmed A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues
title_sort A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues
author Silva, Francisco de Assis Soares da
author_facet Silva, Francisco de Assis Soares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Antônio de Pádua Dias da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco de Assis Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Anti-Herói
Tragédia
Sexualidade
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Anti-Herói
Tragédia
Sexualidade
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Esta tese analisa as expressões do desejo homoerótico e performances de feminilidade em personagens masculinas presentes na obra ficcional e dramática de Nelson Rodrigues. As configurações de tais personagens devem ser lidas no cruzamento entre a figura do anti-herói e a condição trágica em cenas que são, para a moral burguesa e cristã norteadora dos costumes da época, consideradas obscenas. Para tanto, a pesquisa foi estruturada em três capítulos, cada um com destaque para os temas e subtemas relacionados às questões como sexualidade, gênero e literatura, possibilitando uma compreensão de aspectos estéticos e sociais minimizados pela crítica especializada na obra rodriguiana. Dentre a vasta produção do escritor e dramaturgo em tela, o corpus selecionado para a análise compreende três contos retirados de duas antologias de A vida como ela é (1992, 2012) e a peça teatral O beijo no asfalto (2019). A visibilidade controversa dessas personagens e temas na totalidade da obra já aponta, antes de tudo, para enlaces teóricos e críticos a serem discutidos: por um lado, a realidade social em cujo contexto esses textos emergem, marcando-se, sobretudo, as ideias de naturalidade do gênero definido pelo sexo biológico e pelo padrão da heterossexualidade compulsória, enquanto que, por outro lado, enfatizo o papel da crítica literária, sempre uma extensão da própria literatura, em adentrar as obras pelos caminhos ainda não percorridos, enfatizando personagens e questões presentes nos textos antes excluídas ou rebaixadas por não estarem de acordo com padrões morais e estéticos valorizados à época. Como estratégia teórico-metodológica, inicialmente, proponho uma revisão crítica da crítica especializada na obra e na vida de Nelson Rodrigues, destacando-se, dentre os estudiosos mais conhecidos, os nomes de Sábato Magaldi (1992), Ruy Castro (1992), Ângela Leite Lopes (2007) e Adriana Facina (2004). No tocante aos temas de gênero e de sexualidade, proponho revisitar uma história dos conceitos de masculinidade e de homossexualidade a partir de teóricos como, por exemplo, Judith Butler (2018, 2019), James N. Green (2019), João Silveiro Trevisan (2018). Por fim, o conceito de anti-herói, tal como é proposto por Victor Brombert (2001), permitirá (re)pensar o lugar dessas personagens vistas como as mais obscenas até os padrões polêmicos do universo rodriguiano. Nesse sentido, a ideia da visibilidade é pensada como movimento da própria literatura de assumir e de acolher temas considerados difíceis social e culturalmente, sendo também papel da crítica e da teoria literária iluminar personagens minoritários, tornando-os perceptíveis ao público leitor à medida que o valoramos em nossas discussões e leituras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25
2024-08-27T11:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, F. A. S. A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues. 2023. 120 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5061
identifier_str_mv SILVA, F. A. S. A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues. 2023. 120 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458407583776768