Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2899 |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, com criança acometida com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um grande desafio para professores e responsáveis. Os professores precisam compreender as habilidades destas crianças para que possam responder com eficácia as suas necessidades educacionais especiais. Assim, a presente investigação teve como objetivo principal investigar a concepção de professores de Matemática, do ensino fundamental I, em relação ao processo de ensino e aprendizagem com criança com TDAH, matriculada em escola regular. A metodologia foi de cunho qualitativo e como instrumento metodológico, aplicamos uma entrevista semi estruturada. Participaram do estudo 7 professoras de matemática, do ensino fundamental I, de uma escola pública, da rede municipal de ensino regular da cidade de Juazeiro do Norte/CE. A pesquisa de campo foi realizada no período de 01 a 18 de dezembro de 2015. Na análise dos dados, baseamos na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicaram que as professoras conhecem as principais características de uma criança com TDAH; os professores não são informados quando têm uma criança com algum transtorno em sala de aula; os professores não recebem uma formação que discute o processo de ensino e aprendizagem da criança com TDAH; a referida criança apresenta dificuldades em assimilar os conteúdos matemáticos; materiais lúdicos e jogos podem ajudar a criança com o mencionado transtorno a compreender os conteúdos matemáticos; os pais não contribuem com a escolarização do seu filho com TDAH. Concluímos que as professoras entrevistadas precisam de uma formação profissional que as preparem para trabalhar com as crianças com TDAH na sala de aula e que a escola deve estabelecer uma parceria com os pais ou responsáveis das mesmas, para que ambos possam fazer adaptações pedagógicas que venham a facilitar o processo de ensino e aprendizagem, no campo da Matemática, com crianças acometidas com o referido transtorno. |
id |
UEPB_418ccfc08746f4d9d2b786d222d930c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2899 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAHLe Professeur de Mathématique sur les lignes du processus d‟enseignement et d‟apprentissage des enfants avec TDAHEnsino de MatemáticaEducação matemáticaTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHFormação docenteEnseignement des MathématiquesÉducation MathématiqueAttention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHDEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, com criança acometida com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um grande desafio para professores e responsáveis. Os professores precisam compreender as habilidades destas crianças para que possam responder com eficácia as suas necessidades educacionais especiais. Assim, a presente investigação teve como objetivo principal investigar a concepção de professores de Matemática, do ensino fundamental I, em relação ao processo de ensino e aprendizagem com criança com TDAH, matriculada em escola regular. A metodologia foi de cunho qualitativo e como instrumento metodológico, aplicamos uma entrevista semi estruturada. Participaram do estudo 7 professoras de matemática, do ensino fundamental I, de uma escola pública, da rede municipal de ensino regular da cidade de Juazeiro do Norte/CE. A pesquisa de campo foi realizada no período de 01 a 18 de dezembro de 2015. Na análise dos dados, baseamos na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicaram que as professoras conhecem as principais características de uma criança com TDAH; os professores não são informados quando têm uma criança com algum transtorno em sala de aula; os professores não recebem uma formação que discute o processo de ensino e aprendizagem da criança com TDAH; a referida criança apresenta dificuldades em assimilar os conteúdos matemáticos; materiais lúdicos e jogos podem ajudar a criança com o mencionado transtorno a compreender os conteúdos matemáticos; os pais não contribuem com a escolarização do seu filho com TDAH. Concluímos que as professoras entrevistadas precisam de uma formação profissional que as preparem para trabalhar com as crianças com TDAH na sala de aula e que a escola deve estabelecer uma parceria com os pais ou responsáveis das mesmas, para que ambos possam fazer adaptações pedagógicas que venham a facilitar o processo de ensino e aprendizagem, no campo da Matemática, com crianças acometidas com o referido transtorno.L'enseignement et l'apprentissage des contenus mathématiques avec les enfants atteints d'un trouble déficitaire d'attention Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) est un grand défi pour les enseignants et les responsables. Les enseignants doivent comprendre les compétences de ces enfants afin qu'ils puissent répondre efficacement à leurs besoins éducatifs spéciaux. Ainsi, cette recherche visait à étudier la conception des professeurs de mathématiques, de l'école primaire, en ce qui concerne l'enseignement et l'apprentissage avec les enfants atteints du ADHD inscrits à l'école régulière. La méthodologie était de nature qualitative et comme outil méthodologique, nous avons appliqué une entrevue semi - structurée. les participants à l'étude étaient sept professeurs de mathématiques, de l'enseignement primaire, une école publique, école régulière municipale dans la ville de Juazeiro do Norte / CE. La recherche sur terrain a été menée du 1er au 18 Décembre 2015. Dans l'analyse des données, nous avons basé sur l'analyse de contenu de Laurence Bardin. Les résultats indiquent que les enseignantes connaissent les principales caractéristiques d'un enfant atteint du ADHD; les enseignants ne sont pas informés quand ils ont un enfant avec un trouble dans la salle de classe; les enseignants ne reçoivent pas une formation qui traite le processus d'enseignement et d'apprentissage des enfants atteints de ADHD; le dit enfant a des difficultés à assimiler le contenu mathématique; matériels ludiques et les jeux peuvent aider un enfant avec ledit trouble à comprendre le contenu mathématique; les parents ne contribuent pas à l'éducation de leur enfant atteint du ADHD. Nous concluons que les enseignantes interrogées ont besoin de formation professionnelle qui les préparent à travailler avec les enfants atteints de ADHD en classe et l'école doit établir un partenariat avec les parents ou tuteurs de ces derniers, de sorte que les deux peuvent faire des ajustements pédagogiques qui peuvent faciliter le processus d'enseignement et d'apprentissage dans le domaine des mathématiques, avec des enfants atteints de dit troubles.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMOnofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Assis, Maria Célia dehttp://lattes.cnpq.br/5449242603664719Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Silva, Rosane Gumiero Dias da61790940982http://lattes.cnpq.br/3641888901151463Macedo, Luciana Maria de Souza2017-12-01T19:50:39Z2016-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACÊDO, L. M. de S. Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH. 2016. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-12-02T04:11:19Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2899Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-12-02T04:11:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH Le Professeur de Mathématique sur les lignes du processus d‟enseignement et d‟apprentissage des enfants avec TDAH |
title |
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH |
spellingShingle |
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH Macedo, Luciana Maria de Souza Ensino de Matemática Educação matemática Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH Formação docente Enseignement des Mathématiques Éducation Mathématique Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH |
title_full |
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH |
title_fullStr |
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH |
title_full_unstemmed |
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH |
title_sort |
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH |
author |
Macedo, Luciana Maria de Souza |
author_facet |
Macedo, Luciana Maria de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Eduardo Gomes 62283391415 http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 Assis, Maria Célia de http://lattes.cnpq.br/5449242603664719 Almeida, José Joelson Pimentel de 63284626468 http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 Silva, Rosane Gumiero Dias da 61790940982 http://lattes.cnpq.br/3641888901151463 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Luciana Maria de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Educação matemática Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH Formação docente Enseignement des Mathématiques Éducation Mathématique Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Matemática Educação matemática Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH Formação docente Enseignement des Mathématiques Éducation Mathématique Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, com criança acometida com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um grande desafio para professores e responsáveis. Os professores precisam compreender as habilidades destas crianças para que possam responder com eficácia as suas necessidades educacionais especiais. Assim, a presente investigação teve como objetivo principal investigar a concepção de professores de Matemática, do ensino fundamental I, em relação ao processo de ensino e aprendizagem com criança com TDAH, matriculada em escola regular. A metodologia foi de cunho qualitativo e como instrumento metodológico, aplicamos uma entrevista semi estruturada. Participaram do estudo 7 professoras de matemática, do ensino fundamental I, de uma escola pública, da rede municipal de ensino regular da cidade de Juazeiro do Norte/CE. A pesquisa de campo foi realizada no período de 01 a 18 de dezembro de 2015. Na análise dos dados, baseamos na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicaram que as professoras conhecem as principais características de uma criança com TDAH; os professores não são informados quando têm uma criança com algum transtorno em sala de aula; os professores não recebem uma formação que discute o processo de ensino e aprendizagem da criança com TDAH; a referida criança apresenta dificuldades em assimilar os conteúdos matemáticos; materiais lúdicos e jogos podem ajudar a criança com o mencionado transtorno a compreender os conteúdos matemáticos; os pais não contribuem com a escolarização do seu filho com TDAH. Concluímos que as professoras entrevistadas precisam de uma formação profissional que as preparem para trabalhar com as crianças com TDAH na sala de aula e que a escola deve estabelecer uma parceria com os pais ou responsáveis das mesmas, para que ambos possam fazer adaptações pedagógicas que venham a facilitar o processo de ensino e aprendizagem, no campo da Matemática, com crianças acometidas com o referido transtorno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-07 2017-12-01T19:50:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACÊDO, L. M. de S. Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH. 2016. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2899 |
identifier_str_mv |
MACÊDO, L. M. de S. Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH. 2016. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458416846897152 |