Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3740 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a recepção de textos dos gêneros poema e canção em vídeo na perspectiva do letramento literário em uma turma do 9º ano de uma escola pública de Aroeiras – PB. Com o apoio dos poemas “Na arte”, “Palavras”, “Na tal terra seca”, “Quantas souberam amar”, “Levanta, amigo” e das canções em vídeo “Poema didático”, “Senhora Santana” e “Delicadeza nº 1 (delicado)”, de Socorro Lira, o interesse esteve em propor um projeto de leitura com ênfase no desenvolvimento de competências leitoras dos alunos através do texto literário, capaz de humanizar o leitor, contribuir para a ampliação de seus conhecimentos e proporcionar o compartilhamento de reflexões sobre vivências. Dentre o referencial teórico de apoio às discussões, destacam-se as reflexões de Candido (1995), no que se refere à literatura enquanto função humanizadora; Aguiar e Bordini (1993), por apresentarem o método recepcional como alternativa para fundamentar as práticas pedagógicas nas aulas de literatura; Cosson (2016), pela abordagem da importância do letramento literário no processo de ensino-aprendizagem; Rojo (2012), por tratar dos textos multimodais na formação de leitores, entre outros autores. Esta é uma a pesquisa-ação cuja metodologia está orientada pela sequência básica de Cosson (2016) e desenvolvida através de oficinas centradas na leitura e discussão de textos literários. Os dados coletados demonstram que textos dos gêneros poema e canção em vídeo contribuem de maneira significativa para a formação de leitores literários no ensino fundamental, uma vez que permitem a fruição do texto literário, a ampliação da visão de mundo dos alunos e a socialização de reflexões sobre valores e experiências do cotidiano. |
id |
UEPB_553f41e73af1dc21ae10877cb8e29afb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3740 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamentalLeituraPoemaCançãoLetramentoEnsinoLETRAS::LINGUA PORTUGUESAEsta pesquisa tem por objetivo analisar a recepção de textos dos gêneros poema e canção em vídeo na perspectiva do letramento literário em uma turma do 9º ano de uma escola pública de Aroeiras – PB. Com o apoio dos poemas “Na arte”, “Palavras”, “Na tal terra seca”, “Quantas souberam amar”, “Levanta, amigo” e das canções em vídeo “Poema didático”, “Senhora Santana” e “Delicadeza nº 1 (delicado)”, de Socorro Lira, o interesse esteve em propor um projeto de leitura com ênfase no desenvolvimento de competências leitoras dos alunos através do texto literário, capaz de humanizar o leitor, contribuir para a ampliação de seus conhecimentos e proporcionar o compartilhamento de reflexões sobre vivências. Dentre o referencial teórico de apoio às discussões, destacam-se as reflexões de Candido (1995), no que se refere à literatura enquanto função humanizadora; Aguiar e Bordini (1993), por apresentarem o método recepcional como alternativa para fundamentar as práticas pedagógicas nas aulas de literatura; Cosson (2016), pela abordagem da importância do letramento literário no processo de ensino-aprendizagem; Rojo (2012), por tratar dos textos multimodais na formação de leitores, entre outros autores. Esta é uma a pesquisa-ação cuja metodologia está orientada pela sequência básica de Cosson (2016) e desenvolvida através de oficinas centradas na leitura e discussão de textos literários. Os dados coletados demonstram que textos dos gêneros poema e canção em vídeo contribuem de maneira significativa para a formação de leitores literários no ensino fundamental, uma vez que permitem a fruição do texto literário, a ampliação da visão de mundo dos alunos e a socialização de reflexões sobre valores e experiências do cotidiano.This research aims to analyze the reception of texts of the genres poem and song in video from the perspective of literary literacy in a class of the 9th grade of a public school in Aroeiras - PB. With the support of the poems "Na arte", "Palavras", "In such dry land", "Quantas souberam amar", "Levanta, amigo" and video songs "Didactic poem", "Mrs. Santana" and "Delicadeza nº1 (delicate) "by Socorro Lira, the interest was to propose a reading project with an emphasis on the development of reading skills of students through the literary text, capable of humanizing the reader, contributing to the expansion of their knowledge and sharing reflections on experiences. Among the theoretical framework supporting the discussions, we highlight the reflections of Candido (1995), regarding literature as a humanizing function; Aguiar and Bordini (1993), for presenting the receptive method as an alternative to support pedagogical practices in literature classrooms; Cosson (2016), by approaching the importance of literary literacy in the teaching-learning process; Rojo (2012), for dealing with two multimodal texts in the formation of readers, among other authors. This is an action research whose methodology is guided by the basic sequence of Cosson (2016) and developed through workshops focused on reading and discussing literary texts. The collected data show that texts of the genres poem and song on video contribute significantly to the formation of literary readers in elementary school, since they allow the enjoyment of the literary text, the expansion of the world view of the students and the socialization of reflections values and experiences of daily life.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely daBarbosa, Alexsandro de Oliveira2021-05-26T13:34:00Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBarbosa, Alexsandro de Oliveira. Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental. 2019. [114 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2019 .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3740porBARBOSA, Alexsandro de Oliveira. Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-27T04:37:39Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-27T04:37:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental |
title |
Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental |
spellingShingle |
Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental Barbosa, Alexsandro de Oliveira Leitura Poema Canção Letramento Ensino LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental |
title_full |
Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental |
title_fullStr |
Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental |
title_sort |
Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental |
author |
Barbosa, Alexsandro de Oliveira |
author_facet |
Barbosa, Alexsandro de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Suely da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Alexsandro de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Poema Canção Letramento Ensino LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
Leitura Poema Canção Letramento Ensino LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a recepção de textos dos gêneros poema e canção em vídeo na perspectiva do letramento literário em uma turma do 9º ano de uma escola pública de Aroeiras – PB. Com o apoio dos poemas “Na arte”, “Palavras”, “Na tal terra seca”, “Quantas souberam amar”, “Levanta, amigo” e das canções em vídeo “Poema didático”, “Senhora Santana” e “Delicadeza nº 1 (delicado)”, de Socorro Lira, o interesse esteve em propor um projeto de leitura com ênfase no desenvolvimento de competências leitoras dos alunos através do texto literário, capaz de humanizar o leitor, contribuir para a ampliação de seus conhecimentos e proporcionar o compartilhamento de reflexões sobre vivências. Dentre o referencial teórico de apoio às discussões, destacam-se as reflexões de Candido (1995), no que se refere à literatura enquanto função humanizadora; Aguiar e Bordini (1993), por apresentarem o método recepcional como alternativa para fundamentar as práticas pedagógicas nas aulas de literatura; Cosson (2016), pela abordagem da importância do letramento literário no processo de ensino-aprendizagem; Rojo (2012), por tratar dos textos multimodais na formação de leitores, entre outros autores. Esta é uma a pesquisa-ação cuja metodologia está orientada pela sequência básica de Cosson (2016) e desenvolvida através de oficinas centradas na leitura e discussão de textos literários. Os dados coletados demonstram que textos dos gêneros poema e canção em vídeo contribuem de maneira significativa para a formação de leitores literários no ensino fundamental, uma vez que permitem a fruição do texto literário, a ampliação da visão de mundo dos alunos e a socialização de reflexões sobre valores e experiências do cotidiano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-28 2021-05-26T13:34:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Barbosa, Alexsandro de Oliveira. Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental. 2019. [114 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2019 . http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3740 |
identifier_str_mv |
Barbosa, Alexsandro de Oliveira. Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental. 2019. [114 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2019 . |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BARBOSA, Alexsandro de Oliveira. Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458424906252288 |