As representações sociais do autismo entre professores e familiares cuidadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3856
Resumo: Algumas questões relacionadas ao autismo ainda geram debates, principalmente no que se refere a sua etiologia, diagnóstico e tratamento. A complexidade do fenômeno e as diferenças de perspectivas teóricas no campo científico contribuem para a construção de teorias do senso comum a respeito desse objeto social. Sendo assim, esta pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, teve como objetivo apreender as representações sociais do autismo entre familiares e professores de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, atores sociais importantes no desenvolvimento infantil. Nesse contexto, foram realizados dois estudos com a participação de 12 professores e 12 familiares de crianças que receberam o diagnóstico de TEA. Considerando os contextos da escola pública e privada, foram aplicados questionários com perguntas abertas, de forma individual. Os dados foram analisados por meio do método da análise de conteúdo temática. O primeiro estudo objetivou apreender as representações sociais do autismo entre professores de Educação Infantil. Constatou-se que os professores representam o autismo sobretudo, por características relacionadas às habilidades sociais e de comunicação, como isolamento, estereotipia, agitação e problemas no desenvolvimento da linguagem oral. As práticas educacionais, por sua vez, focalizam a inclusão/socialização em detrimento da dimensão cognitiva. O segundo estudo revelou que os familiares representaram o autismo a partir de diferentes prismas. Para alguns, o autismo diz respeito a um transtorno ou deficiência, provenientes de vários fatores. Outros familiares, embora também compartilhem diferentes crenças sobre a causa do autismo, referem-se a ele como um condição, mas não deficiência ou doença. Palavras-chave: Autismo. Professores. Familiares. Representações Sociais.
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