"Não tem como a gente entrar numa graduação e sair uma mesma pessoa, não": a construção da identidade profissional das discentes do curso de agroecologia (IFPB/CAMPUS PICUÍ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigueiro, Nathalya Cristina Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3576
Resumo: Esta pesquisa teve o intuito de investigar, a partir das narrativas de discentes do curso de Agroecologia do IFPB – Campus Picuí, como estas buscam em seu processo de profissionalização caminhos para a sua afirmação profissional e a construção de sua identidade. Tomando como viés de discussão o aporte teórico dos Estudos Culturais da Educação, a efetivação deste estudo deu-se mediante a linha metodológica da História Oral optando, assim, por uma abordagem qualitativa tomando como base as narrativas das discentes estudadas. Além disso, foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental, tendo como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram seis mulheres, discentes do curso de Tecnologia em Agroecologia, oriundas da zona rural, que no ano de 2017 estavam matriculadas no último ano do curso e frequentando regularmente a instituição. Constatamos, através da pesquisa, que as entrevistadas apresentam inúmeros desafios para ingressarem, permanecerem e concluírem um curso de graduação em uma instituição federal de ensino e que os obstáculos começaram ainda na educação de base. Posteriormente, ao conseguirem ingressar no ensino superior, continuaram enfrentando barreiras, como a dificuldade financeira, distância entre a instituição de ensino e sua casa, falta de transporte público para seu deslocamento diário, a ausência de ensino de qualidade nos primeiros anos, dentre outros. Verificamos que os impedimentos ainda continuam, conforme as narrativas analisadas, entretanto, apesar da baixa escolaridade de seus familiares, o incentivo para que possam seguir com os estudos existe. Concluímos que as discentes, através do curso de agroecologia, ressignificaram suas subjetividades e identidades, as quais são mutáveis, e, a partir disto, foram construindo sua afirmação profissional, assim como também um empoderamento social, proporcionando-lhes não somente uma formação profissional, mas também pessoal, enxergando o mundo de uma maneira diferente.
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Os sujeitos da pesquisa foram seis mulheres, discentes do curso de Tecnologia em Agroecologia, oriundas da zona rural, que no ano de 2017 estavam matriculadas no último ano do curso e frequentando regularmente a instituição. Constatamos, através da pesquisa, que as entrevistadas apresentam inúmeros desafios para ingressarem, permanecerem e concluírem um curso de graduação em uma instituição federal de ensino e que os obstáculos começaram ainda na educação de base. Posteriormente, ao conseguirem ingressar no ensino superior, continuaram enfrentando barreiras, como a dificuldade financeira, distância entre a instituição de ensino e sua casa, falta de transporte público para seu deslocamento diário, a ausência de ensino de qualidade nos primeiros anos, dentre outros. Verificamos que os impedimentos ainda continuam, conforme as narrativas analisadas, entretanto, apesar da baixa escolaridade de seus familiares, o incentivo para que possam seguir com os estudos existe. Concluímos que as discentes, através do curso de agroecologia, ressignificaram suas subjetividades e identidades, as quais são mutáveis, e, a partir disto, foram construindo sua afirmação profissional, assim como também um empoderamento social, proporcionando-lhes não somente uma formação profissional, mas também pessoal, enxergando o mundo de uma maneira diferente.This research aimed to investigate, from the narratives of students of the Agroecology course of the IFPB - Campus Picuí, how these seek in their professionalization process ways for their professional affirmation and the construction of their identity. Taking as a discussion bias the theoretical contribution of the Cultural Studies of Education, the effectiveness of this study took place through the methodological line of Oral History, opting, therefore, for a qualitative approach based on the narratives of the studied students. In addition, bibliographical and documentary research was used, with semi - structured interviews as instruments for data collection. The subjects of the research were six women, students of the Technology Course in Agroecology, who came from rural areas, who in the year 2017 were enrolled in the last year and regularly attended an institution. Through the research, we find that the interviewees present a number of challenges in joining, continuing and completing a graduation course at a federal institution of education and that these obstacles began in basic education. Afterwards, as they enter higher education, continuing to face the barriers, such as financial barriers, the distance between the educational institution and their home, the absence of day-today public transportation, the absence of quality education in the early years, among others. Was verified that the impediments continue, according to the analyzed narratives, however, even for the low level of education of their relatives, the incentive to continue studying exists. It concludes that the students through the course of agroecology, re-signifying their subjectivities and identities, as they are changeable, and at the same time, they were building their professional affirmation, as well as a social empowerment, proportioning not only a professional formation, but also a personal view of the world in a different way.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSAragão, Patrícia Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352Aragão, Patrícia Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352Silva, Alômia Abrantes dahttp://lattes.cnpq.br/4194100285846150Oliveira, Iranilson Buriti dehttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786Trigueiro, Nathalya Cristina Ribeiro2019-11-21T18:22:59Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTrigueiro, Nathalya Cristina Ribeiro. "Não tem como a gente entrar numa graduação e sair uma mesma pessoa, não": a construção da identidade profissional das discentes do curso de agroecologia (IFPB/CAMPUS PICUÍ). 2019. 155f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-11-22T04:34:35Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-11-22T04:34:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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