Loucura, vislumbre e resistência em contos da literatura estadunidense: Gilman, Chopin e Hurston
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3722 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma leitura dos contos The Yellow Wallpaper (1892), de Charlotte Perkins Gilman, The Story of an Hour (1894), de Kate Chopin, e Sweat (1926), de Zora Neale Hurston. Centramos nosso estudo nas relações de poder entre marido e mulher presente nas três obras e as suas mais distintas imbricações na vida das protagonistas. Inicialmente, nos dois primeiros contos, ambas as personagens principais não lidam com um tipo de opressão que pode gerar revolta dos maridos no contexto social da época em que as narrativas se passam. Elas não são violentadas fisicamente, e seus companheiros arcam com os papéis considerados essenciais para um marido: provedor e protetor. Não obstante, elas se sentem oprimidas, visto que a realidade do matrimônio que enfrentam cerceiam as suas possibilidades de vida, reduzindo-as à domesticidade. Já no último conto, lidamos com recortes bem mais pungentes: raça e classe. Se nos primeiros textos o casamento se apresenta enquanto problema, devido - entre outros fatores - ao ócio, neste conto vemos que o trabalho é posto para a protagonista, uma mulher negra e pobre, enquanto obrigação, enquanto a sua única alternativa de sobrevivência. Assim ela é obrigada a lidar com um marido que não somente não a apoia devido à sua profissão e não a ajuda no sustento do seu lar, como também tende a violentá-la fisicamente e patrimonialmente, fator este que as outras protagonistas brancas e de classe média sequer consideram lidar. Neste sentido, buscaremos evidenciar como as mulheres das narrativas supracitadas são prejudicadas por opressões sistemáticas em relação a questões de sexo, raça e classe, e, para tal, usaremos como aporte teórico-metodológico as contribuições de Treichler (1984), Wisnieswki (2012), Butler (2016), Collins (2016), Davis (2016) e hooks (2019). |
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Loucura, vislumbre e resistência em contos da literatura estadunidense: Gilman, Chopin e HurstonLiteratura norte-americanaRelação de poderSexoRaçaClasse socialLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO presente trabalho apresenta uma leitura dos contos The Yellow Wallpaper (1892), de Charlotte Perkins Gilman, The Story of an Hour (1894), de Kate Chopin, e Sweat (1926), de Zora Neale Hurston. Centramos nosso estudo nas relações de poder entre marido e mulher presente nas três obras e as suas mais distintas imbricações na vida das protagonistas. Inicialmente, nos dois primeiros contos, ambas as personagens principais não lidam com um tipo de opressão que pode gerar revolta dos maridos no contexto social da época em que as narrativas se passam. Elas não são violentadas fisicamente, e seus companheiros arcam com os papéis considerados essenciais para um marido: provedor e protetor. Não obstante, elas se sentem oprimidas, visto que a realidade do matrimônio que enfrentam cerceiam as suas possibilidades de vida, reduzindo-as à domesticidade. Já no último conto, lidamos com recortes bem mais pungentes: raça e classe. Se nos primeiros textos o casamento se apresenta enquanto problema, devido - entre outros fatores - ao ócio, neste conto vemos que o trabalho é posto para a protagonista, uma mulher negra e pobre, enquanto obrigação, enquanto a sua única alternativa de sobrevivência. Assim ela é obrigada a lidar com um marido que não somente não a apoia devido à sua profissão e não a ajuda no sustento do seu lar, como também tende a violentá-la fisicamente e patrimonialmente, fator este que as outras protagonistas brancas e de classe média sequer consideram lidar. Neste sentido, buscaremos evidenciar como as mulheres das narrativas supracitadas são prejudicadas por opressões sistemáticas em relação a questões de sexo, raça e classe, e, para tal, usaremos como aporte teórico-metodológico as contribuições de Treichler (1984), Wisnieswki (2012), Butler (2016), Collins (2016), Davis (2016) e hooks (2019).This study presents a reading of the short stories The Yellow Wallpaper (1892), by Charlotte Perkins Gilman, The Story of an Hour (1894), by Kate Chopin, and Sweat (1926), by Zora Neale Hurston. We focus on the power dynamics between husband and wife presented in the three works and their most distinctive implications in the lives of its protagonists. Initially, in the first two stories, both main characters do not deal with the type of oppression that can generate an insurgency by their husbands in the social context of the time when the narratives take place. They are not physically abused, and their partners bear the roles considered essential for a husband: provider and protector. Nevertheless, they feel oppressed, since the reality of the marriage they face limits their life possibilities, reducing them to domesticity. In the last story, we deal with much more poignant matters: race and class. If in the first texts marriage presents itself as a problem, due - among other factors - to inactivity, in this story we see that work is presented for the protagonist, a poor and black woman, as an obligation, as her only alternative for survival. Thus, she is forced to deal with a husband who not only does not support her due to her profession and does not help her to support her home, but also tends to be physically violent with her and to prey upon her patrimony, a factor that the other white and middle-class protagonists do not even consider dealing with. In this sense, we will seek to show how women in the above-mentioned narratives are harmed by systematic oppressions in relation to issues of sex, race and class, and, for this, we will use the theoretical and methodological contributions of Treichler (1984), Wisnieswki (2012), Butler (2016), Collins (2016), Davis (2016) and hooks (2019).CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLINogueira, Maria Simone MarinhoSouza, Giovane Alves de2021-05-13T00:43:52Z2021-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, G. A. Loucura, vislumbre e resistência em contos da literatura estadunidense: Gilman, Chopin e Hurston. 2021. 100 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-13T04:36:13Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-13T04:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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