Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Josimar dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para analisar, interpretar e tomar decisões financeiras, sendo que essas situações fazem parte da vida da maioria das pessoas. O objetivo de abordar a matemática financeira não é formar economistas, mas desenvolver um pensamento crítico e dotar o estudante das noções básicas utilizadas nesse contexto. Propõe-se o uso de exercícios envolvendo contextos práticos para aproximar teoria e realidade, tornando o conteúdo mais atrativo. Na maioria das atividades indica-se o uso de planilha eletrônica, por facilitar os cálculos e a visualização dos resultados.
id UEPB_b5348524b4ae4f7dcf5757087cc40ff8
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4206
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianasTecnologias de Informação e Comunicação - TICsEnsino médioEducação financeiraMatemática financeiraHigh schoolFinancial educationMathematicsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para analisar, interpretar e tomar decisões financeiras, sendo que essas situações fazem parte da vida da maioria das pessoas. O objetivo de abordar a matemática financeira não é formar economistas, mas desenvolver um pensamento crítico e dotar o estudante das noções básicas utilizadas nesse contexto. Propõe-se o uso de exercícios envolvendo contextos práticos para aproximar teoria e realidade, tornando o conteúdo mais atrativo. Na maioria das atividades indica-se o uso de planilha eletrônica, por facilitar os cálculos e a visualização dos resultados.This work aims to propose activities that can use everyday situations to approach Mathe matics and Financial Education subjects for high school students. Understanding Financial Mathematics is essential for training not only the student but the citizen. This knowledge should enable people to analyze, interpret and make financial decisions, and these situations are part of most people’s lives. Many people take out loans, make installment purchases, and deal with interest charges for late payments, yet they do not understand how it works. The objective of approaching financial mathematics is not to train economists, but to develop critical thinking and provide the student with the basic notions used in this context. It is proposed to use exercises involving practical contexts to bring theory and reality closer together, making the content more attractive. In most activities, the use of an electronic spreadsheet is indicated, as it facilitates calculations and visualization of results.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATEsteves, Divanilda Maia02580391401Xavier Júnior, Sílvio Fernando Alves03902568461Silva, Severino Horácio da02195835443Macêdo, Josimar dos Santos2022-03-14T11:03:50Z2020-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACÊDO, Josimar dos Santos. Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas. 2020. 39f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-14T11:03:50Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-14T11:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
title Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
spellingShingle Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
Macêdo, Josimar dos Santos
Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs
Ensino médio
Educação financeira
Matemática financeira
High school
Financial education
Mathematics
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
title_full Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
title_fullStr Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
title_full_unstemmed Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
title_sort Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
author Macêdo, Josimar dos Santos
author_facet Macêdo, Josimar dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Divanilda Maia
02580391401
Xavier Júnior, Sílvio Fernando Alves
03902568461
Silva, Severino Horácio da
02195835443
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Josimar dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs
Ensino médio
Educação financeira
Matemática financeira
High school
Financial education
Mathematics
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs
Ensino médio
Educação financeira
Matemática financeira
High school
Financial education
Mathematics
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para analisar, interpretar e tomar decisões financeiras, sendo que essas situações fazem parte da vida da maioria das pessoas. O objetivo de abordar a matemática financeira não é formar economistas, mas desenvolver um pensamento crítico e dotar o estudante das noções básicas utilizadas nesse contexto. Propõe-se o uso de exercícios envolvendo contextos práticos para aproximar teoria e realidade, tornando o conteúdo mais atrativo. Na maioria das atividades indica-se o uso de planilha eletrônica, por facilitar os cálculos e a visualização dos resultados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
2022-03-14T11:03:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACÊDO, Josimar dos Santos. Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas. 2020. 39f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206
identifier_str_mv MACÊDO, Josimar dos Santos. Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas. 2020. 39f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458429633232896