Performatividade e biopoder em narrativas contemporâneas de autoria feminina: as mulheres ficcionais da coleção Amores extremos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3551 |
Resumo: | A tese “Performatividade e biopoder em narrativas contemporâneas de autoria feminina: as mulheres ficcionais da Coleção Amores Extremos” se constitui como um trabalho de análise e crítica literárias sobre os sete exemplares da Coleção Amores Extremos, editada pela Record entre 2001 e 2003: Recados da Lua: amor e romantismo, de Helena Jobim (2001); Para Sempre: amor e tempo, de Ana Maria Machado (2001); Através do Vidro: amor e desejo, de Heloísa Seixas (2001); Solo Feminino: amor e desacerto, de Lívia Garcia-Roza (2002); Obsceno Abandono: amor e perda, de Marilene Felinto (2002); O Pintor que Escrevia: amor e pecado, de Letícia Wierzchowski (2003), e Estrela Nua: amor e sedução, de Maria Adelaide Amaral (2003). O objetivo maior desta tese é identificar como mulheres escritoras contemporâneas constroem personagens femininas em ficções destinadas prioritariamente para mulheres. Como principal hipótese de trabalho, abordamos traços estilísticos, posicionamentos ideológicos, representações identitárias e interação com o contexto social e histórico de produção dessas novelas, a fim de estabelecer traços que comprovam uma dependência dessas produções ficcionais aos escritos literários produzidos no Brasil durante os séculos XVIII e XIX, e que situam as novelas desse corpus de pesquisa dentro dos mecanismos de dominação feminina exercidos através do biopoder, da biopolítica, da discursividade, da representatividade e da performatividade nas sociedades disciplinares regidas por padrões androcêntricos. Para fundamentação teórica deste trabalho, recorremos às teses de Foucault, Deleuze, Guattari, Derrida, Judith Butler, Zygmunt Bauman, Cliffod Geertz, Diana Klinger e Regina Dalcastagnè, dentre outros pesquisadores que discutem os temas sobre os quais discorremos em nosso estudo. |
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Performatividade e biopoder em narrativas contemporâneas de autoria feminina: as mulheres ficcionais da coleção Amores extremos1. Análise literária. 2. Mulher - escritoras. 3. Biopoder. 4. Discursividade. 5. Performatividade.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA tese “Performatividade e biopoder em narrativas contemporâneas de autoria feminina: as mulheres ficcionais da Coleção Amores Extremos” se constitui como um trabalho de análise e crítica literárias sobre os sete exemplares da Coleção Amores Extremos, editada pela Record entre 2001 e 2003: Recados da Lua: amor e romantismo, de Helena Jobim (2001); Para Sempre: amor e tempo, de Ana Maria Machado (2001); Através do Vidro: amor e desejo, de Heloísa Seixas (2001); Solo Feminino: amor e desacerto, de Lívia Garcia-Roza (2002); Obsceno Abandono: amor e perda, de Marilene Felinto (2002); O Pintor que Escrevia: amor e pecado, de Letícia Wierzchowski (2003), e Estrela Nua: amor e sedução, de Maria Adelaide Amaral (2003). O objetivo maior desta tese é identificar como mulheres escritoras contemporâneas constroem personagens femininas em ficções destinadas prioritariamente para mulheres. Como principal hipótese de trabalho, abordamos traços estilísticos, posicionamentos ideológicos, representações identitárias e interação com o contexto social e histórico de produção dessas novelas, a fim de estabelecer traços que comprovam uma dependência dessas produções ficcionais aos escritos literários produzidos no Brasil durante os séculos XVIII e XIX, e que situam as novelas desse corpus de pesquisa dentro dos mecanismos de dominação feminina exercidos através do biopoder, da biopolítica, da discursividade, da representatividade e da performatividade nas sociedades disciplinares regidas por padrões androcêntricos. Para fundamentação teórica deste trabalho, recorremos às teses de Foucault, Deleuze, Guattari, Derrida, Judith Butler, Zygmunt Bauman, Cliffod Geertz, Diana Klinger e Regina Dalcastagnè, dentre outros pesquisadores que discutem os temas sobre os quais discorremos em nosso estudo.The thesis " Performatividade e biopoder em narrativas contemporâneas de autoria feminina: as mulheres ficcionais da Coleção Amores Extremos " is as a literary analysis and criticism work about the seven issues of Amores Extremos Collection, published by Record between 2001 and 2003: Recados da Lua: amor e romantismo, by Helena Jobim (2001); Para Sempre: amor e tempo, by Ana Maria Machado (2001); Através do Vidro: amor e desejo, by Heloísa Seixas (2001); Solo Feminino: amor e desacerto, by Lívia Garcia-Roza (2002); Obsceno Abandono: amor e perda, by Marilene Felinto (2002); O Pintor que Escrevia: amor e pecado, by Letícia Wierzchowski (2003), and Estrela Nua: amor e sedução, by Maria Adelaide Amaral (2003). The main objective of this thesis is to identify how contemporarily female writers build female characters in fiction aimed primarily at women. As the main working hypothesis, we approached stylistic traits, ideological positions, identity representations and interaction with the social and historical context of production of novels, in order to establish traits that show a dependency of these fictional productions to literary writings produced in Brazil during the 18th and 19th centuries, and that situate the novels of our search corpus within the women's mechanisms of domination exercised through bio-power, biopolitics, discourse, representation and performativity in disciplinary societies governed by androcentric standards. For theoretical basis of this work, we use Foucault's thesis, Deleuze, Guattari, Derrida, Judith Butler, Zygmunt Bauman, Cliffod Geertz, Diana Klinger and Regina Dalcastagnè, among other researchers who discuss the issues commented in our study.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISilva, Antônio de Pádua Dias daRodrigues, Rosângela de Melo2019-11-07T16:42:45Z2015-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRodrigues, Rosângela de Melo. Performatividade e biopoder em narrativas contemporâneas de autoria feminina: as mulheres ficcionais da coleção Amores extremos. 2015. 406 p. Tese( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-11-08T04:31:01Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-11-08T04:31:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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