Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiana Teles Patricio de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2655
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir como o ensino de Estratégias de Leitura aliadas ao uso da linguagem não verbal do professor de inglês pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. Como teoria, utilizamos Queiroz (2003) e Grabe (2002) sobre a relevância do ensino das Estratégias de Leitura, bem como Cajal (2001) e Marchuschi (2008) sobre as Práticas docentes neste contexto de ensino e aprendizagem. Desenvolvida numa Escola Estadual de ensino noturno na cidade de Campina Grande - Paraíba, esta pesquisa focou nas observações feitas em sala de aula, totalizando 12 encontros, de 30 minutos cada. Para fins de análise, cinco encontros foram selecionados. Os resultados apontam que, embora o professor pesquisado enfatizasse o ensino da leitura através da tradução para a Língua Portuguesa, os gestos e o sorriso por ele usados possibilitavam um maior engajamento entre ele e os alunos nas aulas. Por conta destes gestos (movimento das mãos e sorriso), os alunos se sentiam à vontade para participar das aulas, lendo e respondendo as atividades propostas pelo professor. No intuito demostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa (LI) sem necessariamente ter de traduzi-los por completo,foi feita uma proposta pedagógica para trabalhar leitura em LI com o gênero textual tirinha, enfatizando a leitura não verbal (imagens) como uma estratégia complementar para a compreensão da parte escrita nas tirinhas.
id UEPB_d3590d2c9ab8c859b5de421601cffc62
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2655
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultosLeitura. Língua inglesa. Estratégia de leitura. Educação de Jovens e Adultos - EJACIENCIAS SOCIAIS APLICADASEste trabalho tem como objetivo discutir como o ensino de Estratégias de Leitura aliadas ao uso da linguagem não verbal do professor de inglês pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. Como teoria, utilizamos Queiroz (2003) e Grabe (2002) sobre a relevância do ensino das Estratégias de Leitura, bem como Cajal (2001) e Marchuschi (2008) sobre as Práticas docentes neste contexto de ensino e aprendizagem. Desenvolvida numa Escola Estadual de ensino noturno na cidade de Campina Grande - Paraíba, esta pesquisa focou nas observações feitas em sala de aula, totalizando 12 encontros, de 30 minutos cada. Para fins de análise, cinco encontros foram selecionados. Os resultados apontam que, embora o professor pesquisado enfatizasse o ensino da leitura através da tradução para a Língua Portuguesa, os gestos e o sorriso por ele usados possibilitavam um maior engajamento entre ele e os alunos nas aulas. Por conta destes gestos (movimento das mãos e sorriso), os alunos se sentiam à vontade para participar das aulas, lendo e respondendo as atividades propostas pelo professor. No intuito demostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa (LI) sem necessariamente ter de traduzi-los por completo,foi feita uma proposta pedagógica para trabalhar leitura em LI com o gênero textual tirinha, enfatizando a leitura não verbal (imagens) como uma estratégia complementar para a compreensão da parte escrita nas tirinhas.This paper aims to discuss how the Reading Strategies of teaching combined with the use of nonverbal language of the teacher can contribute to the development of reading comprehension of students. As theory, we used Queiroz (2003) and Grabe (2002) on the relevance of teaching reading strategies, and Cajal (2001), Marchuschi (2008) on the teachers practice in the teaching context and learning. Developed in a State School of evening classes in the city of Campina Grande - Paraíba, this research focused on observations made in class, totaling 12 meetings of 30 minutes each. For analysis purposes, five meetings were selected. The results show that although the teacher searched emphasized the teaching of reading through translation into Portuguese language, gestures and the smile he used made possible greater engagement between him and the students in class. Because of these gestures (movement of hands and smile), students felt the urge to participate in class reading and answering the activities proposed by the teacher. In order to show that it is possible to read and understand texts in English language (LI) without necessarily having to translate it completely, a pedagogical proposal was made to work reading in LI with the genre "strip" emphasizing the nonverbal reading ( images) as a complementary strategy for understanding the part written in strips.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPNóbrega, Daniela Gomes de AraújoOliveira, Fabiana Teles Patricio de2016-11-07T19:27:01Z2015-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Fabiana Teles Patricio de. Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos. 2015. 109f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-11-08T04:05:37Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-11-08T04:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos
title Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos
spellingShingle Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos
Oliveira, Fabiana Teles Patricio de
Leitura. Língua inglesa. Estratégia de leitura. Educação de Jovens e Adultos - EJA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos
title_full Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos
title_fullStr Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos
title_sort Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos
author Oliveira, Fabiana Teles Patricio de
author_facet Oliveira, Fabiana Teles Patricio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Teles Patricio de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Língua inglesa. Estratégia de leitura. Educação de Jovens e Adultos - EJA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Leitura. Língua inglesa. Estratégia de leitura. Educação de Jovens e Adultos - EJA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este trabalho tem como objetivo discutir como o ensino de Estratégias de Leitura aliadas ao uso da linguagem não verbal do professor de inglês pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. Como teoria, utilizamos Queiroz (2003) e Grabe (2002) sobre a relevância do ensino das Estratégias de Leitura, bem como Cajal (2001) e Marchuschi (2008) sobre as Práticas docentes neste contexto de ensino e aprendizagem. Desenvolvida numa Escola Estadual de ensino noturno na cidade de Campina Grande - Paraíba, esta pesquisa focou nas observações feitas em sala de aula, totalizando 12 encontros, de 30 minutos cada. Para fins de análise, cinco encontros foram selecionados. Os resultados apontam que, embora o professor pesquisado enfatizasse o ensino da leitura através da tradução para a Língua Portuguesa, os gestos e o sorriso por ele usados possibilitavam um maior engajamento entre ele e os alunos nas aulas. Por conta destes gestos (movimento das mãos e sorriso), os alunos se sentiam à vontade para participar das aulas, lendo e respondendo as atividades propostas pelo professor. No intuito demostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa (LI) sem necessariamente ter de traduzi-los por completo,foi feita uma proposta pedagógica para trabalhar leitura em LI com o gênero textual tirinha, enfatizando a leitura não verbal (imagens) como uma estratégia complementar para a compreensão da parte escrita nas tirinhas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
2016-11-07T19:27:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Teles Patricio de. Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos. 2015. 109f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2655
identifier_str_mv Oliveira, Fabiana Teles Patricio de. Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos. 2015. 109f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458415224750080