Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educativa (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283 |
Resumo: | Esta comunicação apresenta resultado de análises sobre a dimensão cultural da prática docente e a constituição de habitus. A pesquisa pode evidenciar que a percepção do professor sobre seu trabalho revela formas de ser e agir desse profissional na escola e fora dela que compõem facetas do habitus docente. A investigação da ação do professor na escola situada no interior da prisão permitiu expor alguns aspectos da cultura docente, fundamentais para a compreensão dessa atividade profissional. Palavras-chave: Professor. Cultura escolar. Escola na prisão. Abstract This communication introduces the analysis on the cultural dimension of practical of teacher’s practice and the making of the habitus. The research evidenced that the perception of the teacher on its work discloses this professional’s styles to be and to operate inside and outside the school, which give form to the teacher’s habitus. The research on the action of professor at the school inside prison allowed to explain some aspects of the teacher’s culture, primordial for understanding this professional activity. Keywords: Teacher. School’s culture. School in the prision. |
id |
UEPG-26_dbcf902bca1e6fbfeac50d5c71a042a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/283 |
network_acronym_str |
UEPG-26 |
network_name_str |
Práxis Educativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professorProfessor. Cultura escolar. Escola na prisão.Esta comunicação apresenta resultado de análises sobre a dimensão cultural da prática docente e a constituição de habitus. A pesquisa pode evidenciar que a percepção do professor sobre seu trabalho revela formas de ser e agir desse profissional na escola e fora dela que compõem facetas do habitus docente. A investigação da ação do professor na escola situada no interior da prisão permitiu expor alguns aspectos da cultura docente, fundamentais para a compreensão dessa atividade profissional. Palavras-chave: Professor. Cultura escolar. Escola na prisão. Abstract This communication introduces the analysis on the cultural dimension of practical of teacher’s practice and the making of the habitus. The research evidenced that the perception of the teacher on its work discloses this professional’s styles to be and to operate inside and outside the school, which give form to the teacher’s habitus. The research on the action of professor at the school inside prison allowed to explain some aspects of the teacher’s culture, primordial for understanding this professional activity. Keywords: Teacher. School’s culture. School in the prision.Universidade Estadual de Ponta Grossa2009-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283Práxis Educativa; Vol. 1 No. 2 (2006); 31-38Práxis Educativa; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 31-38Práxis Educativa; V. 1 N. 2 (2006); 31-38Práxis Educativa; v. 1 n. 2 (2006); 31-381809-43091809-403110.5212/PraxEduc.v.1i2reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283/289de Oliveira Penna, Marieta Gouvêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T15:29:36Zoai:uepg.br:article/283Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2017-04-11T15:29:36Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor |
title |
Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor |
spellingShingle |
Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor de Oliveira Penna, Marieta Gouvêa Professor. Cultura escolar. Escola na prisão. |
title_short |
Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor |
title_full |
Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor |
title_fullStr |
Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor |
title_full_unstemmed |
Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor |
title_sort |
Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor |
author |
de Oliveira Penna, Marieta Gouvêa |
author_facet |
de Oliveira Penna, Marieta Gouvêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Penna, Marieta Gouvêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor. Cultura escolar. Escola na prisão. |
topic |
Professor. Cultura escolar. Escola na prisão. |
description |
Esta comunicação apresenta resultado de análises sobre a dimensão cultural da prática docente e a constituição de habitus. A pesquisa pode evidenciar que a percepção do professor sobre seu trabalho revela formas de ser e agir desse profissional na escola e fora dela que compõem facetas do habitus docente. A investigação da ação do professor na escola situada no interior da prisão permitiu expor alguns aspectos da cultura docente, fundamentais para a compreensão dessa atividade profissional. Palavras-chave: Professor. Cultura escolar. Escola na prisão. Abstract This communication introduces the analysis on the cultural dimension of practical of teacher’s practice and the making of the habitus. The research evidenced that the perception of the teacher on its work discloses this professional’s styles to be and to operate inside and outside the school, which give form to the teacher’s habitus. The research on the action of professor at the school inside prison allowed to explain some aspects of the teacher’s culture, primordial for understanding this professional activity. Keywords: Teacher. School’s culture. School in the prision. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283/289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educativa; Vol. 1 No. 2 (2006); 31-38 Práxis Educativa; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 31-38 Práxis Educativa; V. 1 N. 2 (2006); 31-38 Práxis Educativa; v. 1 n. 2 (2006); 31-38 1809-4309 1809-4031 10.5212/PraxEduc.v.1i2 reponame:Práxis Educativa (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Práxis Educativa (Online) |
collection |
Práxis Educativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br |
_version_ |
1799317610649616384 |