Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Penna, Marieta Gouvêa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educativa (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283
Resumo: Esta comunicação apresenta resultado de análises sobre a dimensão cultural da prática docente e a constituição de habitus. A pesquisa pode evidenciar que a percepção do professor sobre seu trabalho revela formas de ser e agir desse profissional na escola e fora dela que compõem facetas do habitus docente. A investigação da ação do professor na escola situada no interior da prisão permitiu expor alguns aspectos da cultura docente, fundamentais para a compreensão dessa atividade profissional. Palavras-chave: Professor. Cultura escolar. Escola na prisão. Abstract This communication introduces the analysis on the cultural dimension of practical of teacher’s practice and the making of the habitus. The research evidenced that the perception of the teacher on its work discloses this professional’s styles to be and to operate inside and outside the school, which give form to the teacher’s habitus. The research on the action of professor at the school inside prison allowed to explain some aspects of the teacher’s culture, primordial for understanding this professional activity. Keywords: Teacher. School’s culture. School in the prision.
id UEPG-26_dbcf902bca1e6fbfeac50d5c71a042a1
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/283
network_acronym_str UEPG-26
network_name_str Práxis Educativa (Online)
repository_id_str
spelling Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professorProfessor. Cultura escolar. Escola na prisão.Esta comunicação apresenta resultado de análises sobre a dimensão cultural da prática docente e a constituição de habitus. A pesquisa pode evidenciar que a percepção do professor sobre seu trabalho revela formas de ser e agir desse profissional na escola e fora dela que compõem facetas do habitus docente. A investigação da ação do professor na escola situada no interior da prisão permitiu expor alguns aspectos da cultura docente, fundamentais para a compreensão dessa atividade profissional. Palavras-chave: Professor. Cultura escolar. Escola na prisão. Abstract This communication introduces the analysis on the cultural dimension of practical of teacher’s practice and the making of the habitus. The research evidenced that the perception of the teacher on its work discloses this professional’s styles to be and to operate inside and outside the school, which give form to the teacher’s habitus. The research on the action of professor at the school inside prison allowed to explain some aspects of the teacher’s culture, primordial for understanding this professional activity. Keywords: Teacher. School’s culture. School in the prision.Universidade Estadual de Ponta Grossa2009-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283Práxis Educativa; Vol. 1 No. 2 (2006); 31-38Práxis Educativa; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 31-38Práxis Educativa; V. 1 N. 2 (2006); 31-38Práxis Educativa; v. 1 n. 2 (2006); 31-381809-43091809-403110.5212/PraxEduc.v.1i2reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283/289de Oliveira Penna, Marieta Gouvêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T15:29:36Zoai:uepg.br:article/283Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2017-04-11T15:29:36Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor
title Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor
spellingShingle Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor
de Oliveira Penna, Marieta Gouvêa
Professor. Cultura escolar. Escola na prisão.
title_short Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor
title_full Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor
title_fullStr Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor
title_full_unstemmed Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor
title_sort Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor
author de Oliveira Penna, Marieta Gouvêa
author_facet de Oliveira Penna, Marieta Gouvêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Penna, Marieta Gouvêa
dc.subject.por.fl_str_mv Professor. Cultura escolar. Escola na prisão.
topic Professor. Cultura escolar. Escola na prisão.
description Esta comunicação apresenta resultado de análises sobre a dimensão cultural da prática docente e a constituição de habitus. A pesquisa pode evidenciar que a percepção do professor sobre seu trabalho revela formas de ser e agir desse profissional na escola e fora dela que compõem facetas do habitus docente. A investigação da ação do professor na escola situada no interior da prisão permitiu expor alguns aspectos da cultura docente, fundamentais para a compreensão dessa atividade profissional. Palavras-chave: Professor. Cultura escolar. Escola na prisão. Abstract This communication introduces the analysis on the cultural dimension of practical of teacher’s practice and the making of the habitus. The research evidenced that the perception of the teacher on its work discloses this professional’s styles to be and to operate inside and outside the school, which give form to the teacher’s habitus. The research on the action of professor at the school inside prison allowed to explain some aspects of the teacher’s culture, primordial for understanding this professional activity. Keywords: Teacher. School’s culture. School in the prision.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283
url https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/283/289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educativa; Vol. 1 No. 2 (2006); 31-38
Práxis Educativa; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 31-38
Práxis Educativa; V. 1 N. 2 (2006); 31-38
Práxis Educativa; v. 1 n. 2 (2006); 31-38
1809-4309
1809-4031
10.5212/PraxEduc.v.1i2
reponame:Práxis Educativa (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Práxis Educativa (Online)
collection Práxis Educativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br
_version_ 1799317610649616384