Pressupostos para a intervenção profissional em Serviço Social (Preconditions for professional intervention in Social Service) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.12i1.0010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Teresa Kleba
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Edaléa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/4072
Resumo: Este ensaio apresenta alguns pressupostos teórico-metodológicos para a intervenção profissional em serviço social, sinalizando os diferentes campos de atuação e demarcando o espaço sócio institucional como um espaço conflitivo, onde perpassam correlações de forças, e que ao mesmo tempo é pleno de possibilidades. Discute a importância de o profissional apropriar-se do objeto de intervenção que constitui o cotidiano da sua prática, elencando alguns procedimentos metodológicos, enfatizando a importância da interdisciplinaridade na análise e encaminhamento das diferentes situações sociais e conclui que teoria e prática intercalam-se em constante movimento dialético, sendo indissociáveis para um exercício profissional sério e competente.   Palavras-chave: Formação profissional. Intervenção profissional. Serviço Social.     Abstract: This paper presents some theoretical and methodological propositions for professional intervention in social service, indicating the different fields of social and marking the institutional space as a contentious area, where permeate correlations of forces, and at the same time is full of possibilities. Discusses the importance of the professional ownership of the object of intervention which is the everyday practice, listing some methodological procedures, emphasizing the importance of interdisciplinary analysis and routing of different social situations and concludes that theory and practice interleave in constant dialectical movement, being inextricably linked to a serious and competent professional intervention.   Keywords: Professional training. Professional intervention. Social Service.
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