FIM DO SUJEITO? CRÍTICA AOS EXTREMOS PÓS-MODERNOS E PÓS-ESTRUTURAIS DA TEORIA CURRICULAR
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/8414 |
Resumo: | O presente artigo aborda uma contraposição às críticas desenvolvidas por Tomaz Tadeu da Silva, à teoria curricular crítica, no texto “Monstros, ciborgues e clones: os fantasmas da Pedagogia Crítica”, que integra a obra “Pedagogia dos Monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras”, organizada pelo mesmo autor. Apesar de suas importantes contribuições para o campo de pesquisa curricular, questiona-se, aqui, a posição adotada pelo autor citado,ao estancar a teoria curricular crítica, condenando-a à estagnação e ao determinismo. O artigo defende possibilidades de diálogo entre as concepções críticas, pós-modernas e pós-estruturais e também traz uma discussão conceitual acerca das distinções entre pós-modernismo e pós-estruturalismo. Por fim, enfatiza uma concepção curricular crítica que acolhe algumas contribuições pós-modernas, sem no entanto, desconsiderar algumas de suas concepções. |
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FIM DO SUJEITO? CRÍTICA AOS EXTREMOS PÓS-MODERNOS E PÓS-ESTRUTURAIS DA TEORIA CURRICULARCurrículoTeorias críticasTeorias Pós-modernas.CurrículoO presente artigo aborda uma contraposição às críticas desenvolvidas por Tomaz Tadeu da Silva, à teoria curricular crítica, no texto “Monstros, ciborgues e clones: os fantasmas da Pedagogia Crítica”, que integra a obra “Pedagogia dos Monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras”, organizada pelo mesmo autor. Apesar de suas importantes contribuições para o campo de pesquisa curricular, questiona-se, aqui, a posição adotada pelo autor citado,ao estancar a teoria curricular crítica, condenando-a à estagnação e ao determinismo. O artigo defende possibilidades de diálogo entre as concepções críticas, pós-modernas e pós-estruturais e também traz uma discussão conceitual acerca das distinções entre pós-modernismo e pós-estruturalismo. Por fim, enfatiza uma concepção curricular crítica que acolhe algumas contribuições pós-modernas, sem no entanto, desconsiderar algumas de suas concepções.Editora UEPG2017-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/841410.5212/OlharProfr.v.20i2.0001Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 171-191Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 171-191Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 171-191Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 171-191Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 171-1911984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/8414/209209210893https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/8414/209209216079https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/8414/209209216081https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/8414/209209216107Copyright (c) 2017 Márden De Pádua Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Márden De Pádua2022-05-17T17:16:49Zoai:uepg.br:article/8414Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:16:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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