TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1517 |
Resumo: | O presente trabalho pretende abordar a importância do uso do texto literário em uma turma de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense como veículo de (re)leitura de sentidos sobre práticas instituídas de formação do professor e processos envolvidos nas relações do ensinar e do aprender. Para isso será realizado uma análise do relato de alunos oriundos de diversos cursos a partir da leitura e discussão do conto “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe. A possibilidade de estabelecer relações entre a temática do conto e as experiências do contexto escolar viabiliza um canal de expressão capaz de afetar o leitor emocional e cognitivamente, oferecendo novas oportunidades de análise de tais experiências. Aqui o potencial simbólico de contos e crônicas da literatura universal será compreendido na perspectiva de Walter Benjamin sobre a narrativa e a leitura compreendida como uma experiência subjetiva e estética nomeada pelo jovem Vygotsky de crítica de leitor. |
id |
UEPG-31_438e34120ebcbc0e1268d6f01a5faff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1517 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401LeituraSentidoFormaçãoO presente trabalho pretende abordar a importância do uso do texto literário em uma turma de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense como veículo de (re)leitura de sentidos sobre práticas instituídas de formação do professor e processos envolvidos nas relações do ensinar e do aprender. Para isso será realizado uma análise do relato de alunos oriundos de diversos cursos a partir da leitura e discussão do conto “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe. A possibilidade de estabelecer relações entre a temática do conto e as experiências do contexto escolar viabiliza um canal de expressão capaz de afetar o leitor emocional e cognitivamente, oferecendo novas oportunidades de análise de tais experiências. Aqui o potencial simbólico de contos e crônicas da literatura universal será compreendido na perspectiva de Walter Benjamin sobre a narrativa e a leitura compreendida como uma experiência subjetiva e estética nomeada pelo jovem Vygotsky de crítica de leitor.Editora UEPG2010-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/151710.5212/OlharProfr.v.12i2.389401Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 2 (2009); 389-401Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 389-401Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 2 (2009); 389-401Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 389-401Olhar de Professor; v. 12 n. 2 (2009); 389-4011984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1517/1162Henriques, Eda Maria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-06T14:41:02Zoai:uepg.br:article/1517Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-06T14:41:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 |
title |
TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 |
spellingShingle |
TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 Henriques, Eda Maria de Oliveira Leitura Sentido Formação |
title_short |
TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 |
title_full |
TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 |
title_fullStr |
TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 |
title_full_unstemmed |
TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 |
title_sort |
TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 |
author |
Henriques, Eda Maria de Oliveira |
author_facet |
Henriques, Eda Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Eda Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Sentido Formação |
topic |
Leitura Sentido Formação |
description |
O presente trabalho pretende abordar a importância do uso do texto literário em uma turma de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense como veículo de (re)leitura de sentidos sobre práticas instituídas de formação do professor e processos envolvidos nas relações do ensinar e do aprender. Para isso será realizado uma análise do relato de alunos oriundos de diversos cursos a partir da leitura e discussão do conto “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe. A possibilidade de estabelecer relações entre a temática do conto e as experiências do contexto escolar viabiliza um canal de expressão capaz de afetar o leitor emocional e cognitivamente, oferecendo novas oportunidades de análise de tais experiências. Aqui o potencial simbólico de contos e crônicas da literatura universal será compreendido na perspectiva de Walter Benjamin sobre a narrativa e a leitura compreendida como uma experiência subjetiva e estética nomeada pelo jovem Vygotsky de crítica de leitor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1517 10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1517 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1517/1162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 2 (2009); 389-401 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 389-401 Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 2 (2009); 389-401 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 389-401 Olhar de Professor; v. 12 n. 2 (2009); 389-401 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495416717312 |