DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saravali, Eliane Giachetto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Guimarães, Karina Perez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1491
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre conceitos importantes da teoria de Jean Piaget e suas implicações para as questões voltadas aos alunos que não aprendem. Discute a rotulação que o termo dificuldade de aprendizagem impõe ao estudante, abordando uma perspectiva desenvolvimentista e construtivista do problema. São apresentadas concepções teóricas a respeito das dificuldades de aprendizagem, bem como considerações sobre olhares diferenciados para essa questão, à luz da teoria piagetiana. Discute-se a importância do conhecimento do psicopedagogo sobre a temática, a fim de que sua atuação não se caracterize pela repetição de rótulos, mas pela consideração dos reais processos percorridos pelos alunos. Esse conhecimento deve ser conseqüência de uma formação sólida que fundamente o futuro profissional, sobretudo, nos momentos de avaliação e intervenção. Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Teoria piagetiana. Psicopedagogia. O artigo apresenta reflexões sobre conceitos importantes da teoria de Jean Piaget e suas implicações para as questões voltadas aos alunos que não aprendem. Discute a rotulação que o termo dificuldade de aprendizagem impõe ao estudante, abordando uma perspectiva desenvolvimentista e construtivista do problema. São apresentadas concepções teóricas a respeito das dificuldades de aprendizagem, bem como considerações sobre olhares diferenciados para essa questão, à luz da teoria piagetiana. Discute-se a importância do conhecimento do psicopedagogo sobre a temática, a fim de que sua atuação não se caracterize pela repetição de rótulos, mas pela consideração dos reais processos percorridos pelos alunos. Esse conhecimento deve ser conseqüência de uma formação sólida que fundamente o futuro profissional, sobretudo, nos momentos de avaliação e intervenção.
id UEPG-31_69c2c7bf97e9438162cd8a50cf1e1d19
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1491
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANADificuldades de aprendizagemTeoria piagetianaPsicopedagogiaO artigo apresenta reflexões sobre conceitos importantes da teoria de Jean Piaget e suas implicações para as questões voltadas aos alunos que não aprendem. Discute a rotulação que o termo dificuldade de aprendizagem impõe ao estudante, abordando uma perspectiva desenvolvimentista e construtivista do problema. São apresentadas concepções teóricas a respeito das dificuldades de aprendizagem, bem como considerações sobre olhares diferenciados para essa questão, à luz da teoria piagetiana. Discute-se a importância do conhecimento do psicopedagogo sobre a temática, a fim de que sua atuação não se caracterize pela repetição de rótulos, mas pela consideração dos reais processos percorridos pelos alunos. Esse conhecimento deve ser conseqüência de uma formação sólida que fundamente o futuro profissional, sobretudo, nos momentos de avaliação e intervenção. Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Teoria piagetiana. Psicopedagogia. O artigo apresenta reflexões sobre conceitos importantes da teoria de Jean Piaget e suas implicações para as questões voltadas aos alunos que não aprendem. Discute a rotulação que o termo dificuldade de aprendizagem impõe ao estudante, abordando uma perspectiva desenvolvimentista e construtivista do problema. São apresentadas concepções teóricas a respeito das dificuldades de aprendizagem, bem como considerações sobre olhares diferenciados para essa questão, à luz da teoria piagetiana. Discute-se a importância do conhecimento do psicopedagogo sobre a temática, a fim de que sua atuação não se caracterize pela repetição de rótulos, mas pela consideração dos reais processos percorridos pelos alunos. Esse conhecimento deve ser conseqüência de uma formação sólida que fundamente o futuro profissional, sobretudo, nos momentos de avaliação e intervenção. Editora UEPG2009-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1491Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1491/1136Saravali, Eliane GiachettoGuimarães, Karina Perezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:55:35Zoai:uepg.br:article/1491Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:55:35Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA
title DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA
spellingShingle DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA
Saravali, Eliane Giachetto
Dificuldades de aprendizagem
Teoria piagetiana
Psicopedagogia
title_short DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA
title_full DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA
title_fullStr DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA
title_full_unstemmed DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA
title_sort DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA PIAGETIANA
author Saravali, Eliane Giachetto
author_facet Saravali, Eliane Giachetto
Guimarães, Karina Perez
author_role author
author2 Guimarães, Karina Perez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saravali, Eliane Giachetto
Guimarães, Karina Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Teoria piagetiana
Psicopedagogia
topic Dificuldades de aprendizagem
Teoria piagetiana
Psicopedagogia
description O artigo apresenta reflexões sobre conceitos importantes da teoria de Jean Piaget e suas implicações para as questões voltadas aos alunos que não aprendem. Discute a rotulação que o termo dificuldade de aprendizagem impõe ao estudante, abordando uma perspectiva desenvolvimentista e construtivista do problema. São apresentadas concepções teóricas a respeito das dificuldades de aprendizagem, bem como considerações sobre olhares diferenciados para essa questão, à luz da teoria piagetiana. Discute-se a importância do conhecimento do psicopedagogo sobre a temática, a fim de que sua atuação não se caracterize pela repetição de rótulos, mas pela consideração dos reais processos percorridos pelos alunos. Esse conhecimento deve ser conseqüência de uma formação sólida que fundamente o futuro profissional, sobretudo, nos momentos de avaliação e intervenção. Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Teoria piagetiana. Psicopedagogia. O artigo apresenta reflexões sobre conceitos importantes da teoria de Jean Piaget e suas implicações para as questões voltadas aos alunos que não aprendem. Discute a rotulação que o termo dificuldade de aprendizagem impõe ao estudante, abordando uma perspectiva desenvolvimentista e construtivista do problema. São apresentadas concepções teóricas a respeito das dificuldades de aprendizagem, bem como considerações sobre olhares diferenciados para essa questão, à luz da teoria piagetiana. Discute-se a importância do conhecimento do psicopedagogo sobre a temática, a fim de que sua atuação não se caracterize pela repetição de rótulos, mas pela consideração dos reais processos percorridos pelos alunos. Esse conhecimento deve ser conseqüência de uma formação sólida que fundamente o futuro profissional, sobretudo, nos momentos de avaliação e intervenção.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1491
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1491/1136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495368482816