Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber

Bibliographic Details
Main Author: Davantel, Maria de Fátima
Publication Date: 2010
Format: Article
Language: por
Source: Olhar de Professor (Online)
Download full: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707
Summary: Percebe-se que a falta do hábito de ler tem contribuído para a produção de um discurso pobre, truncado e restrito. Neste artigo apresento minha busca de caminhos para se chegar à construção da contrapalavra através da leitura e sua exteriorização oral e/ou escrita. Dessa forma a leitura deverá ser trabalhada como fonte e instrumento criador de estruturas e inteligências que permitam o aluno, através do processo metsfórico, construir, reconstruir e ampliar conhecimentos, criando competências e tornando-se sujeito do conhecimento e da história. Além disso defende-se que a prática da conscientização de valores humanos universais, sob uma perspectiva filosófica, religiosa e cultural, através de texto-pretexto, criam e/ou ampliam o espírito de cooperação, de criatividade, de respeito às diferenças, de reverência e de amor pelos seres humanos, pois tais valores são fundamentais ao bom andamento do cotidiano escolar. Tal abordagem implica na certeza de que sem o resgate humano e o uso de metodologias alternativas PE impossível trabalhar a formação holística do ser.
id UEPG-31_7f9a4a31f1a864537278311d61d16c5e
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1707
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Buscando Caminhos - a integração do Ser ao SaberFormação holísticaContrapalavraLeituraMetáforaPercebe-se que a falta do hábito de ler tem contribuído para a produção de um discurso pobre, truncado e restrito. Neste artigo apresento minha busca de caminhos para se chegar à construção da contrapalavra através da leitura e sua exteriorização oral e/ou escrita. Dessa forma a leitura deverá ser trabalhada como fonte e instrumento criador de estruturas e inteligências que permitam o aluno, através do processo metsfórico, construir, reconstruir e ampliar conhecimentos, criando competências e tornando-se sujeito do conhecimento e da história. Além disso defende-se que a prática da conscientização de valores humanos universais, sob uma perspectiva filosófica, religiosa e cultural, através de texto-pretexto, criam e/ou ampliam o espírito de cooperação, de criatividade, de respeito às diferenças, de reverência e de amor pelos seres humanos, pois tais valores são fundamentais ao bom andamento do cotidiano escolar. Tal abordagem implica na certeza de que sem o resgate humano e o uso de metodologias alternativas PE impossível trabalhar a formação holística do ser.Editora UEPG2010-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707Olhar de Professor; v. 3 n. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol 3 No 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 Núm. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 No 3 (2000)Olhar de Professor; Bd. 3 Nr. 3 (2000)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707/1298Davantel, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-27T16:29:16ZRevistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUB
dc.title.none.fl_str_mv Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
title Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
spellingShingle Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
Davantel, Maria de Fátima
Formação holística
Contrapalavra
Leitura
Metáfora
title_short Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
title_full Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
title_fullStr Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
title_full_unstemmed Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
title_sort Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
author Davantel, Maria de Fátima
author_facet Davantel, Maria de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davantel, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação holística
Contrapalavra
Leitura
Metáfora
topic Formação holística
Contrapalavra
Leitura
Metáfora
description Percebe-se que a falta do hábito de ler tem contribuído para a produção de um discurso pobre, truncado e restrito. Neste artigo apresento minha busca de caminhos para se chegar à construção da contrapalavra através da leitura e sua exteriorização oral e/ou escrita. Dessa forma a leitura deverá ser trabalhada como fonte e instrumento criador de estruturas e inteligências que permitam o aluno, através do processo metsfórico, construir, reconstruir e ampliar conhecimentos, criando competências e tornando-se sujeito do conhecimento e da história. Além disso defende-se que a prática da conscientização de valores humanos universais, sob uma perspectiva filosófica, religiosa e cultural, através de texto-pretexto, criam e/ou ampliam o espírito de cooperação, de criatividade, de respeito às diferenças, de reverência e de amor pelos seres humanos, pois tais valores são fundamentais ao bom andamento do cotidiano escolar. Tal abordagem implica na certeza de que sem o resgate humano e o uso de metodologias alternativas PE impossível trabalhar a formação holística do ser.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707
url https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707/1298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; v. 3 n. 3 (2000)
Olhar de Professor; Vol 3 No 3 (2000)
Olhar de Professor; Vol. 3 Núm. 3 (2000)
Olhar de Professor; Vol. 3 No 3 (2000)
Olhar de Professor; Bd. 3 Nr. 3 (2000)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731721213610295296