Os programas de recuperação paralela e a qualidade da educação em São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1447 |
Resumo: | Com a adoção do regime de ciclos e da progressão continuada pela redepública estadual paulista, em 1997, a reprovação foi abolida para garantir maior permanênciados alunos na escola. Sem a reprovação, os programas de recuperação paralela daaprendizagem foram elevados a elemento essencial para a garantia da qualidade doensino e para evitar a promoção automática. Partindo dessa importância atribuída aosprogramas de recuperação paralela dos alunos, buscamos, no presente texto, analisar aestrutura e o funcionamento desses programas, bem como investigar as suas contribuiçõespara a qualidade do ensino paulista. Para desenvolver essa pesquisa, foram utilizadosos pressupostos teóricos da pedagogia crítico-social dos conteúdos e coleta dedados por meio de entrevistas com professores coordenadores pedagógicos, entrevistacoletiva com professores das classes de recuperação paralela e observações em salas deaulas de 17 escolas estaduais. A análise realizada revelou-nos as principais dificuldadesenfrentadas pela escola organizada em ciclos e sem reprovação. |
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