A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Marceli Behm
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Priscila Kabbaz Alves da, Pereira, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196
Resumo: O artigo é fruto de um projeto de pesquisa que teve como objetivo identificar a formação que osfuturos professores de Matemática têm recebido a respeito do uso das tecnologias nos cursos presenciais dasuniversidades públicas brasileira. A partir disso, no presente artigo, temos como objetivo compreender como oscursos de formação inicial de professores de matemática no Brasil abordam a programação de computadores nosprojetos pedagógicos. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo análise documental, realizada a partir da análisede projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática vigentes no ano de 2016 e 2017. A análiseda dados se pautou na análise de conteúdo, do qual emergiram oito categorias. Entretanto, no presente artigo,apresentamos a categoria programação de computadores e suas subcategorias. Como resultados ficou claro quenos PP há uma preocupação de ligar as TDIC com o conteúdo matemático a ser ensinado. Apesar disso não há umapreocupação em fazer a ligação da programação com o pensamento computacional, que deve ser estimulado nosalunos. A formação inicial de professores de matemática precisa voltar mais a disciplina de programação para oensino de matemática na Educação Básica.
id UEPG-31_dff3a72c3a397dd44075f67987a3f11b
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14196
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOSProgramação. Formação inicial de professores. Projeto pedagógico.O artigo é fruto de um projeto de pesquisa que teve como objetivo identificar a formação que osfuturos professores de Matemática têm recebido a respeito do uso das tecnologias nos cursos presenciais dasuniversidades públicas brasileira. A partir disso, no presente artigo, temos como objetivo compreender como oscursos de formação inicial de professores de matemática no Brasil abordam a programação de computadores nosprojetos pedagógicos. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo análise documental, realizada a partir da análisede projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática vigentes no ano de 2016 e 2017. A análiseda dados se pautou na análise de conteúdo, do qual emergiram oito categorias. Entretanto, no presente artigo,apresentamos a categoria programação de computadores e suas subcategorias. Como resultados ficou claro quenos PP há uma preocupação de ligar as TDIC com o conteúdo matemático a ser ensinado. Apesar disso não há umapreocupação em fazer a ligação da programação com o pensamento computacional, que deve ser estimulado nosalunos. A formação inicial de professores de matemática precisa voltar mais a disciplina de programação para oensino de matemática na Educação Básica.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1419610.5212/OlharProfr.v.21i2.0013Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 351 - 367Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 351 - 367Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 351 - 367Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 351 - 367Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 351 - 3671984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209211303https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216016https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216018https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216167Copyright (c) 2019 Marceli Behm Goulart, Priscila Kabbaz Alves da Costa, Ana Lúcia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Marceli BehmCosta, Priscila Kabbaz Alves daPereira, Ana Lúcia2022-03-19T20:08:48Zoai:uepg.br:article/14196Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:08:48Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
title A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
spellingShingle A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Goulart, Marceli Behm
Programação. Formação inicial de professores. Projeto pedagógico.
title_short A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
title_full A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
title_fullStr A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
title_full_unstemmed A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
title_sort A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
author Goulart, Marceli Behm
author_facet Goulart, Marceli Behm
Costa, Priscila Kabbaz Alves da
Pereira, Ana Lúcia
author_role author
author2 Costa, Priscila Kabbaz Alves da
Pereira, Ana Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Marceli Behm
Costa, Priscila Kabbaz Alves da
Pereira, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Programação. Formação inicial de professores. Projeto pedagógico.
topic Programação. Formação inicial de professores. Projeto pedagógico.
description O artigo é fruto de um projeto de pesquisa que teve como objetivo identificar a formação que osfuturos professores de Matemática têm recebido a respeito do uso das tecnologias nos cursos presenciais dasuniversidades públicas brasileira. A partir disso, no presente artigo, temos como objetivo compreender como oscursos de formação inicial de professores de matemática no Brasil abordam a programação de computadores nosprojetos pedagógicos. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo análise documental, realizada a partir da análisede projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática vigentes no ano de 2016 e 2017. A análiseda dados se pautou na análise de conteúdo, do qual emergiram oito categorias. Entretanto, no presente artigo,apresentamos a categoria programação de computadores e suas subcategorias. Como resultados ficou claro quenos PP há uma preocupação de ligar as TDIC com o conteúdo matemático a ser ensinado. Apesar disso não há umapreocupação em fazer a ligação da programação com o pensamento computacional, que deve ser estimulado nosalunos. A formação inicial de professores de matemática precisa voltar mais a disciplina de programação para oensino de matemática na Educação Básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0013
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209211303
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216016
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216018
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marceli Behm Goulart, Priscila Kabbaz Alves da Costa, Ana Lúcia Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marceli Behm Goulart, Priscila Kabbaz Alves da Costa, Ana Lúcia Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 351 - 367
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 351 - 367
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 351 - 367
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 351 - 367
Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 351 - 367
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496864800768