A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196 |
Resumo: | O artigo é fruto de um projeto de pesquisa que teve como objetivo identificar a formação que osfuturos professores de Matemática têm recebido a respeito do uso das tecnologias nos cursos presenciais dasuniversidades públicas brasileira. A partir disso, no presente artigo, temos como objetivo compreender como oscursos de formação inicial de professores de matemática no Brasil abordam a programação de computadores nosprojetos pedagógicos. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo análise documental, realizada a partir da análisede projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática vigentes no ano de 2016 e 2017. A análiseda dados se pautou na análise de conteúdo, do qual emergiram oito categorias. Entretanto, no presente artigo,apresentamos a categoria programação de computadores e suas subcategorias. Como resultados ficou claro quenos PP há uma preocupação de ligar as TDIC com o conteúdo matemático a ser ensinado. Apesar disso não há umapreocupação em fazer a ligação da programação com o pensamento computacional, que deve ser estimulado nosalunos. A formação inicial de professores de matemática precisa voltar mais a disciplina de programação para oensino de matemática na Educação Básica. |
id |
UEPG-31_dff3a72c3a397dd44075f67987a3f11b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/14196 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOSProgramação. Formação inicial de professores. Projeto pedagógico.O artigo é fruto de um projeto de pesquisa que teve como objetivo identificar a formação que osfuturos professores de Matemática têm recebido a respeito do uso das tecnologias nos cursos presenciais dasuniversidades públicas brasileira. A partir disso, no presente artigo, temos como objetivo compreender como oscursos de formação inicial de professores de matemática no Brasil abordam a programação de computadores nosprojetos pedagógicos. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo análise documental, realizada a partir da análisede projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática vigentes no ano de 2016 e 2017. A análiseda dados se pautou na análise de conteúdo, do qual emergiram oito categorias. Entretanto, no presente artigo,apresentamos a categoria programação de computadores e suas subcategorias. Como resultados ficou claro quenos PP há uma preocupação de ligar as TDIC com o conteúdo matemático a ser ensinado. Apesar disso não há umapreocupação em fazer a ligação da programação com o pensamento computacional, que deve ser estimulado nosalunos. A formação inicial de professores de matemática precisa voltar mais a disciplina de programação para oensino de matemática na Educação Básica.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1419610.5212/OlharProfr.v.21i2.0013Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 351 - 367Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 351 - 367Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 351 - 367Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 351 - 367Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 351 - 3671984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209211303https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216016https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216018https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216167Copyright (c) 2019 Marceli Behm Goulart, Priscila Kabbaz Alves da Costa, Ana Lúcia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Marceli BehmCosta, Priscila Kabbaz Alves daPereira, Ana Lúcia2022-03-19T20:08:48Zoai:uepg.br:article/14196Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:08:48Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS |
title |
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS |
spellingShingle |
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS Goulart, Marceli Behm Programação. Formação inicial de professores. Projeto pedagógico. |
title_short |
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS |
title_full |
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS |
title_fullStr |
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS |
title_full_unstemmed |
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS |
title_sort |
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS |
author |
Goulart, Marceli Behm |
author_facet |
Goulart, Marceli Behm Costa, Priscila Kabbaz Alves da Pereira, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Priscila Kabbaz Alves da Pereira, Ana Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Marceli Behm Costa, Priscila Kabbaz Alves da Pereira, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação. Formação inicial de professores. Projeto pedagógico. |
topic |
Programação. Formação inicial de professores. Projeto pedagógico. |
description |
O artigo é fruto de um projeto de pesquisa que teve como objetivo identificar a formação que osfuturos professores de Matemática têm recebido a respeito do uso das tecnologias nos cursos presenciais dasuniversidades públicas brasileira. A partir disso, no presente artigo, temos como objetivo compreender como oscursos de formação inicial de professores de matemática no Brasil abordam a programação de computadores nosprojetos pedagógicos. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo análise documental, realizada a partir da análisede projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática vigentes no ano de 2016 e 2017. A análiseda dados se pautou na análise de conteúdo, do qual emergiram oito categorias. Entretanto, no presente artigo,apresentamos a categoria programação de computadores e suas subcategorias. Como resultados ficou claro quenos PP há uma preocupação de ligar as TDIC com o conteúdo matemático a ser ensinado. Apesar disso não há umapreocupação em fazer a ligação da programação com o pensamento computacional, que deve ser estimulado nosalunos. A formação inicial de professores de matemática precisa voltar mais a disciplina de programação para oensino de matemática na Educação Básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0013 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209211303 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216016 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216018 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14196/209209216167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marceli Behm Goulart, Priscila Kabbaz Alves da Costa, Ana Lúcia Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marceli Behm Goulart, Priscila Kabbaz Alves da Costa, Ana Lúcia Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 351 - 367 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 351 - 367 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 351 - 367 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 351 - 367 Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 351 - 367 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496864800768 |